O Documentario do TI
Por: Edson chia • 7/8/2017 • Resenha • 614 Palavras (3 Páginas) • 147 Visualizações
O documentário tem a abertura discutindo sobre o poder que a informação pode ter, o poder de causar a ordem e desordem na sociedade, falando do seu caráter onisciente, ou seja, a existência da informação em qualquer sociedade e lugar, porém para desvendar o seu conceito e forma da sua utilização rendeu uma dificuldade e um período muito grande da historia.
O primeiro grande passo para a dominação do uso de informação foi a invenção da palavra escrita, palavras permitem expressar qualquer que ideia que queira transmitir, oferecendo um poder de transmitir seus pensamentos para qualquer um, mesmo essa pessoa sendo de um futuro longe.
Após a invenção da escrita, passaram muito tempo até a evolução industrial, quando finalmente descobriram que a informação é muito mais que um conceito básico, descobrindo sua profundeza e seu poder de mudar o mundo. No século 18, o Joseph Marie Jacquard descobriu uma forma de manipular as informação, um brocado que demorava um dia inteiro para produzir apenas um polegado desse material, com a utilização cartão perfurado ele produzia o brocado rapidamente por causa de cada buraco poderia ser manipulado e tecer uma figura que correspondia seu desejo, substituindo o longo processo humano com apenas uma manipulação de informação.
Essa idéia de tradução de informação em símbolos abstratos para armazenamento de processo é uma idéia poderosa, mas isso não mudou tudo no mundo, já que a comunicação desses informações ainda continuava limitada, isso mudou totalmente quando no século 19 teve o começo utilização da eletricidade, a qual era o tipo ideal de meio para a envio da informação pela sua velocidade, sua resistência contra as mudanças climáticas, começando com o teste da eletricidade para o criação de bolha de água que representava um sinal até o uso de telégrafo do Samuel, quando a transmissão de um som, com a combinação de um sons curtos e longos poderá apresentar uma informação diferente, assim expandindo a velocidade da transmissão da informação.
A verdadeira noção de informação finalmente ultrapassou a simples comunicação teve o início no demônio do Maxwell, que através da observação dos movimentos das moléculas consegue criar um ordem totalmente nova, apresentando o poder da informação, isso leva a pensar se apenas com o simples manipulação de informação poderia criar até mesmo criar um universo sem gastar nada de energia, assim abrindo uma nova discussão para esse problema, que perdurou cerca de 100 anos para resolver ela.
O computador teve seu início pelo Alan Turing, com ideia de ter propósito de manipular e processar as informações. Ele teve essa ideia pensando em um problema abstrato das fundações matemática, ou seja, computador moderno teve seu início como um subproduto dessa pesquisa.
Nessa pesquisa de Turing, ele queria entender se processos matemáticos poderiam ser feitos seguindo um conjunto de regras, entendendo que para computar algo, o que prescisa ser feito é apenas seguir um conjunto de regras, assim poderá realizar um trabalho basicamente mecânico. A ideia de Turing levou à criação da Máquina Universal de Turing, na qual através de sequências diferentes, o computador poderá ter capacidade de processar informações diversas.
Claude Shannon viu o potencial de transforma a informação em números binários, mostrando que qualquer mensagem que queira transmitir pode ser transformado em sequência de 1 e 0 e isso transformará a informação em algo poderoso, controlável, exato e preciso, pensando que cada dígito binário pode ser representado por um átomo fundamental de informação, ou seja, possui um caráter universalidade, podendo retratar qualquer imagem e estado do objeto que fosse visto.
...