O ESTRESSE E A DESMOTIVAÇÃO LEVAM O COLABORADOR AO DESEQUILIBRIO EMOCIONAL
Por: Bruna Volpon Florio • 28/5/2017 • Monografia • 11.678 Palavras (47 Páginas) • 456 Visualizações
RESUMO
O objetivo geral deste estudo foi analisar a importância da motivação e da liderança para que não ocorram problemas como o estresse e a desmotivação. O estudo foi baseado em pesquisa bibliográfica, enriquecida com consultas a livros, periódicos, artigos, teses, dissertações e consultas a publicações acadêmicas e científicas na Internet. O método específico de trabalho referiu-se à pesquisa exploratória. A idéia foi a de enfocar um tema pretendendo buscar meios à sua compreensão. Com o resultado da pesquisa foi possível concluir que o empregado que está desmotivado e insatisfeito, acaba desenvolvendo doenças, como o estresse, levando a organização a perder muito com isso. Hoje as equipes e os indivíduos são considerados modernamente como o maior capital de qualquer organização e a liderança deve valorizar este profissional. O estudo mostrou que o sucesso de uma empresa depende diretamente de seus recursos humanos.
Palavras-chaves: motivação; liderança; estresse; Inteligência Emocional.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 7
2 O STRESS OCUPACIONAL 8
2.1 Definindo o estresse 8
2.2 A adaptação biológica do organismo humano ao estresse 10
2.3 O estresse ocupacional 12
2.4 O absenteísmo no trabalho 15
3 MOTIVAÇÃO 17
3.1 Conceito 17
3.1.1. Principais Teorias da Motivação 18
3.2 Levantamento de Estilos Motivacionais (LEMO) 22
3.2.1. Orientação Participativa 23
3.2.2. Orientação para Ação 24
3.2.3. A Orientação para Manutenção 25
3.2.4 Orientação para a Conciliação 26
3.2.5 Combinação dos Estilos 27
4 O LÍDER NO CONTEXTO PROFISSIONAL 28
4.1 Gestão bem sucedida 28
4.2 O Líder e sua Equipe 29
4.3 Liderança e Comunicação 33
4 GERENCIAR A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL 40
4.1 Gestão de habilidades e competências no ambito da inteligência emocional 41
4.2 A motivação e a inteligência emocional 42
4.2.1 A evolução dos estudos sobre motivação 42
4.3 A comunicação e a inteligência emocional 43
4.4 Gestão de desempenho e inteligência emocional 44
4.4.1 Avaliação de ampla abrangência para o desenvolvimento de potenciais 45
5 CONCLUSÃO 47
REFERENCIAS 48
1 INTRODUÇÃO
Muitas mudanças estão sendo processadas no ambiente de trabalho. Nas empresas, o homem passa de recurso humano para talento humano, sendo diferencial importante para os resultados da organização. À organização, por sua vez, cabe passar a tratá-lo como um indivíduo cujas potencialidades precisam ser descobertas e estimuladas. Para isso, é indispensável humanizar-se e promover a integração das pessoas, empregando-se métodos e técnicas de gestão eficazes ao desenvolvimento de pessoal.
Na realidade, o resultado deste novo cenário se traduz em programas de gestão de pessoas alinhados às metas empresariais, passando o comportamento humano nas organizações ser o foco de atenção em uma linha proativa sob a ótica de desenvolvimento, capacitação e qualificação. Nessa linha, a inteligência emocional, a motivação, a valorização do empregado, a qualidade de vida no trabalho e demais outras propostas similares passam a embasar os programas de gerenciamento de pessoal. Competências e habilidades integram esse novo contexto de desenvolvimento e investimento em talentos humanos, quando então à gestão de tais conceitos atrela-se tanto a proposta de desenvolver pessoas como de gerenciar seus resultados.
Entretanto, se o profissional não é estimulado e valorizado, este pode acabar com problemas de saúde como o estresse, podendo leva-lo a desmotivação para o trabalho.
Nesse sentido, se encontra o presente trabalho, que busca caracterizar a importância da liderança para aumentar a motivação.
A problematização do estudo parte da idéia de que os profissionais atuais precisam ser valorizados como capital humano e as empresas devem buscar ter uma postura proativa no que tange ao desenvolvimento de seu pessoal. Esta atuação, que busca evidenciar o valor de seu corpo funcional, pode efetivamente conduzir uma organização a um patamar diferenciado em cenários de amplas e acirradas concorrências nos negócios, já que seus resultados passam a contar com diferenciais apoiados em competências desenvolvidas e aprimoradas continuamente através de programas formais de gestão de pessoas.
Trata-se de assunto contemporâneo, cujo interesse de estudos e pesquisas pode ser atribuído tanto a estudantes da área, como a profissionais já atuantes neste segmento, bem como empresários interessados em inovar seus modelos de gestão. Desse modo, justifica-se a realização de estudos dessa natureza, sendo assunto relevante que merece debates a respeito, a fim de que novos olhares e novas reflexões se façam em prol da renovação, atualização e aprofundamento das práticas.
Sendo assim, tem-se como objetivo geral do estudo a proposta de analisar a importância da motivação e da liderança para que não ocorram problemas como o estresse e a desmotivação.
O estudo está baseado em pesquisa bibliográfica, enriquecida com consultas a livros, periódicos, artigos, teses, dissertações e consultas a publicações acadêmicas e científicas na Internet. O método específico de trabalho refere-se à pesquisa exploratória. A idéia é a de enfocar um tema pretendendo buscar meios à sua compreensão.
2 O STRESS OCUPACIONAL
2.1 Definindo o estresse
Estresse é um termo trazido
...