O ESTUDO DE CASO DE MOTIVAR AS FUNCIONÁRIAS DE UM MOTAL
Por: Jorge Thiago P Teixeira • 27/5/2021 • Trabalho acadêmico • 954 Palavras (4 Páginas) • 307 Visualizações
NOME: Jorge Thiago Pereira Teixeira
MATRÍCULA: 202004272012 Prof.: Wesley Silva (R9)
TRABRALHO DE TÓPICOS REGIONAIS.
(2,0 PONTOS)
Como motivar as funcionárias de um motel?
Todos os motéis Western em Recife são franquias. Fazem parte de uma rede muito conhecida e privilegiada. Nos últimos anos, a rotatividade dos empregados, especialmente entre os trabalhadores de baixo salário, tem sido o maior problema. Somente a taxa de rotatividade das camareiras alcançou o nível de três empregadas por mês, o que equivale a mais ou menos a 45% por ano.
A função de camareira é provavelmente uma das mais estratégicas para os motéis, apesar das camareiras quase nunca não serem vistas pelos hóspedes. O trabalho e a performance delas podem influenciar decisivamente na volta ou não de um hóspede. Como os teóricos dizem: o retorno do cliente "faz" a reputação do motel, é o melhor marketing.
Os motéis Western não só estão encarando as despesas de novas também os processos e os fundos de garantia dos empregados, além do baixo moral dos funcionários e os cuidados extras para recrutar e selecionar novos trabalhadores.
As camareiras estão recebendo salários mais altos em relação a outros empregados da área. Os salários não são tão altos assim, porém nenhum motel tem capacidade de aumentá-los. As condições de trabalho parecem ser boas, pois as mulheres recebem uma refeição grátis por turno, no refeitório do motel, e ainda recebem um conjunto de benefícios indiretos (plano de saúde, auxílio creche etc.).
Os gerentes tentaram entrevistar os ex-empregados visando obter informações sobre as razões de suas demissões. As respostas eram as mais evasivas, tais como: "eu simplesmente cansei de trabalhar aqui". Tal cenário fez com que os empresários convocassem os gerentes para uma reunião.
O encontro se daria nos dias 19 e 20 de setembro em Brasília. Cinco dos motéis enviaram representantes. Um dos gerentes achou que era perda de tempo aquela reunião. Depois do almoço, no primeiro dia, os grupos se sentaram para discutir a situação.
Foi de consenso a necessidade de uma avaliação de desempenho, a fim de identificar os fatores essenciais para o atingimento da missão e visão organizacional.
Missão
Ser motel em que o cliente se sinta seguro e que possa satisfazer. suas fantasias eróticas.
Visão
Ser uma rede de motéis reconhecida internacionalmente pela sua criatividade e pela satisfação erótica integral de seus clientes.
Trabalho: (Tópicos regionais)
1. Após a leitura do caso, o aluno deverá estabelecer os fatores essenciais para avaliar os resultados esperados pela missão/visão (análise dos processos);
2. Identificar os critérios necessários para avaliar aspectos comportamentais, das camareiras;
3. Definir o avaliador e a estratégia para avaliar;
Respostas
1- Para que seja possível, de fato, melhorar a experiência do cliente é preciso desenvolver uma série ações que aproximarão a gestão da expectativa do consumidor deste modo trazendo segurança e satisfação ao cliente.
A partir de pesquisas dentro do próprio ramo de motéis e no próprio estabelecimento colocando em pratica pesquisas avaliativas para saber o gosto do cliente tanto o que já agrade e em que sentem falta, que seja alguns brinquedos eróticos disponíveis sem custos adicionais, colocar-se no lugar de consumidor e gerar novas perspectivas sobre o que é esperado por quem consome o serviço, apostar em recursos tecnológicos que auxiliem a diferenciar seu negócio.
Uma opção bastante viável para quem quer inovar e oferecer um serviço mais completo aos seus consumidores, são as campanhas gastronômicas, algumas opções de pratos simples com bastante aceitação, que podem ser ofertados de forma contínua são:
...