O EXCEDENTE DO CONSUMIDOR
Por: EDUARDA DE MOURA PINHEIRO • 4/10/2021 • Relatório de pesquisa • 383 Palavras (2 Páginas) • 111 Visualizações
Associação Caruaruense de Ensino Superior
Centro universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA)
Eduarda de Moura Pinheiro – 2020136094
Administração – Primeiro período – Noite
Consumidores, produtores e eficiência dos mercados
A principio entendemos que os compradores sempre querem pagar menos e os vendedores sempre querem receber mais e que o preço do produto se ajusta para garantir que a quantidade ofertada seja igual à quantidade demandada.
Há um estudo sobre o bem-estar econômico que nos traz a conclusão que o equilíbrio de oferta e demanda em um mercado maximiza os benefícios totais recebidos por compradores e vendedores.
EXCEDENTE DO CONSUMIDOR
Começamos entendendo que para cada produto há um máximo que cada comprador está disposto a pagar e é chamado disposição para pagar e mede quanto aquele comprador valoriza o produto, e que quando o comprador paga menos do que ele está disposto a pagar por um bem, chamamos de excedente do consumidor, excedente do consumidor mede o benefício que os compradores obtêm por sua participação no mercado. O excedente do consumidor está associado à curva de demanda de um produto e que a escala de demanda é derivada da disposição para pagar dos possíveis compradores. Na maioria dos mercados, o excedente do consumidor, reflete o bem‐estar econômico.
EXCEDENTE DO PRODUTOR
Agora veremos os benefícios que os vendedores obtêm de sua participação no mercado, o bem‐estar dos vendedores é semelhante ao bem‐estar dos compradores, como o custo de um vendedor é o preço mínimo pelo qual ele aceitaria trabalhar, o custo é uma medida da sua disposição para vender seus serviços. Quando o vendedor recebe mais do que ele está disposto para fazer o trabalho, ele recebe um excedente do produtor, o excedente do produtor mede o benefício que os vendedores recebem por sua participação em um mercado. Assim como o excedente do consumidor está associado à curva de demanda, o excedente do produtor está associado à curva de oferta e que a escala de oferta é derivada dos custos do vendedor. Usamos o excedente do produtor para medir o bem‐estar dos vendedores da mesma maneira que usamos o excedente do consumidor para medir o bem‐estar dos compradores.
No mercado, cada comprador e cada vendedor só se preocupe com seu próprio bem‐estar, eles, juntos, são guiados por uma mão invisível em direção a um equilíbrio que maximiza os benefícios totais para compradores e vendedores.
...