O Empreendedor Que Pensa em Abrir um Negócio Em Meio a Crise
Por: VanessaDutra • 30/3/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 928 Palavras (4 Páginas) • 266 Visualizações
FACULDADE CENECISTA NOSSA SENHORA DOS ANJOS
EMPREENDEDORISMO
Vanessa Dutra
Gisele Silveira
Gravataí, 27 de março de 2017
INTRODUÇÃO
O Brasil está vivendo um momento de crise política, o que afeta diretamente toda economia. Acredito que junto com toda essa fase estamos vendo negócios se revolucionando e empresas criando soluções para esse novo cenário e crescendo. Então, mesmo sendo clichê, o ditado de enquanto uns choram, outros vendem lenços está acontecendo. O empreendedor que está pensando em abrir um negócio, independente de hoje ou do momento, precisa ter um plano, uma estratégia e se preparar para colocar em prática. Entender que não existe fórmula mágica ou milagres, e que é preciso foco e determinação para chegar ao sucesso.
Razão Social: LM Tapiocaria do Sul Ltda ME
Localização: Av. São Borja, 112 - São Leopoldo
Ramo de atividade: Alimentação
Nome do empreendedor: Louise Maria Nunes Mello
Número de funcionários: 0
Tempo de atividade da empresa: 6 anos
ORIGEM
- Você poderia falar um pouco sobre sua formação?Foi bom aluno?Gostava de estudar? Como você aprende mais?
Sou formada em superior completo em Ciências Contábeis, pela PUC e tenho Pós-Graduação em Saúde e Segurança do Trabalho, sempre gostei muito de estudar. O jeito que mais consigo assimilar as matérias e estudar era ler a matéria, sempre procurando pontos principais para focar e entender a matéria. Geralmente não consigo estudar na parte da noite e assimilava mais acordando pela madrugada estudando até o amanhecer. Além da Contabilidade tenho uma segunda paixão que é a culinária e com isso, fiz um curso de Tapioca oferecido pelo SENAC. E sempre que posso faço novos workshops e atualizações.[pic 1]
CONCEITO DE SI
- Como você se vê como pessoa? Quais suas características pessoais mais importantes para sua empresa?
Me considero uma pessoa dinâmica e sempre em busca de novidades para fazer e aprender. Acredito que o que é mais importante quando se trabalha com pessoas é ser educado, dinâmico e saber expor seu trabalho e valoriza-lo.
VISÃO
- Como surgiu a ideia de ser empreendedor?
Foi em uma das minhas paixões (a culinária) que decidi que deveria investir, fiz uma pesquisa de campo e vi que na cidade existiam pouquíssimas pessoas que trabalhavam com este ramo e que os que tinham abusavam do valor por serem únicos. Então resolvi investir nessa área.
O TRABALHO COMO EMPREENDEDOR
- Como você identifica oportunidade?
Acredito que as ideias mais criativas são aquelas mais simples e que mais te estimulam que te fornecem material para oportunidade de trabalho.
- Como lida com o fracasso?
Vejo tudo como forma de aprendizado e possibilidade de melhorias. Se não deu certo daquele jeito, tenho certeza que aprendi e posso melhorar nos próximos projetos.
ENERGIA
- Quantas horas você trabalha por dia? Trabalha aos sábados e domingos?Você tira férias? Você pensa em se aposentar?
Como contadora, trabalho de segunda à sexta de 9:00 as 18:00 com 2 horas de almoço. Nos outros horários estou trabalhando nas encomendas, novidades e preparo das tapiocas. Geralmente encomendas são feitas em grande maioria para finais de semana, então quase sempre estou trabalhando. Férias é necessário para descanso do corpo e mente, acho de suma importância por isso sempre tiro pelo menos 20 dias para viajar e descansar. Sobre aposentar, não pago ainda nenhuma previdência, mas acho que é muito importante.
RELAÇÕES
- Que importância dá as relações internas e externas na empresa? E para você, qual é a importância das relações externas? Quais contatos são mais importantes: fornecedores, clientes, pessoas de influência?
É de suma importância ter uma boa relação com as pessoas, e considero desde o fornecedor até o consumidor de muita importância para o meu trabalho, pois sem qualquer um deles não é possível manter o negócio.
LIDERANÇA
- Como você convence as pessoas a realizar o seu sonho?
Se a pessoa tem vontade de fazer algo, sempre aconselho a pensar bastante sobre o que quer fazer e como poderia ser feito, botar em prática em escala pequena, até conseguir perceber se consegue lidar com a atividade.É preciso se dedicar e estar sempre conectado com novas tecnologias, novidades para conseguir atingir o objetivo.
...