TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedor e a Gestão

Por:   •  5/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Daiana Gonçalves Rabello.

“Empreendedor e a gestão.”

Daiana Gonçalves Rabello

“Empreendedor e a gestão.”

Projeto de pesquisa apresentado ao Tutor

Rodolfo Exler, como requisito parcial

para elaboração do TD para conclusão

 do curso de Gestão Financeira.

        

O empreendedor e a gestão

Daiana Gonçalves Rabello**

Centro Universitário Jorge Amado – Unijorge

Empreendedorismo (IL60051)

05/06/2021

1. INTRODUÇÃO:

O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios gerou uma interrupção no funcionamento de 5,3 milhões de pequenas empresas no Brasil, que equivale a 31% do total. Outras 10,1 milhões, ou 58,9%. É o que mostra a segunda edição da pesquisa efetuada pelo Sebrae: o impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios.

Pelo estudo é possível observar como as formas de atuar dos pequenos empreendedores estão evoluindo no momento. Outra maneira encontrada pelos pequenos empresários para não interromper o funcionamento foi implantar um rodízio de funcionários, opção adotada por 15,3% das empresas. Já o sistema drive thru foi a alternativa para 5,9% delas.

Embora o custo com pessoal apareça entre os principais gastos da maioria das empresas (57,1%), apenas 18,1% delas precisaram fazer demissões para manter a saúde financeira dos negócios. Em média, elas demitiram três colaboradores após início da crise.        

2. DESENVOLVIMENTO

De um dia pro outro, empreendedores que trabalham no segmento de alimentos como padarias, restaurantes, confeitarias, sorveterias dentre outros, tiveram que adequar seus negócios.

As empresas estão se reestruturando, utilizando novos canais de comercialização e priorizando a busca de estratégias digitais para posicionamento no mercado e busca de novos clientes e manutenção da clientela.

Nesse momento, o espírito de colaboração e de visão de futuro também se tornam importantes para mudança de atitudes e organização do negócio pós COVID-19. Além das novas oportunidades de mercado é essencial focar também no controle de qualidade dos serviços, na origem e rastreabilidades dos alimentos e na eficiência da logística de entregas para clientes.

São Carlos (SP) registra saldo positivo de 1.017 novas empresas abertas durante a pandemia - entre março de 2020 e abril deste ano -, segundo dados fornecidos pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

Ao todo, a cidade contabilizou 1.774 novos empreendimentos, mas o registro informa também que o município enfrentou falências, somando 757 empresas que encerraram suas atividades durante o período”.

4. CONCLUSÃO

A pandemia do coronavírus mudou a dinâmica da economia e em meio às medidas de restrições que visam minimizar a disseminação do vírus, empresas dos mais diversos segmentos sofreram o impacto com a diminuição da atividade econômica. Porém com as oportunidades de se reinventarem através de apoio do SEBRAE com soluções de startups que podem ajudar reduzir os impactos causados pela crise, dentre elas está Epadoca, BM Informática, My Staff, Kangutrip.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com