O Empreendedorismo
Por: gabriely021 • 23/5/2017 • Projeto de pesquisa • 3.184 Palavras (13 Páginas) • 144 Visualizações
Cenário Atual de Emprego
Depois das demissões em massa, volta a inflação e diminuição da renda dos trabalhadores verificados em 2015, o cenário do mercado de trabalho no Brasil ainda não é dos melhores. As consequências da recessão refletem em desafios para o trabalhador brasileiro em 2016. Mas o que os profissionais devem esperar dessa situação que não tem prazo para acaba e como se preparar para enfrenta-la?
O que todos precisam saber e que o mercado de trabalho no Brasil está mudando e a forma de inserção também apresenta alterações. O Pnad- Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo IBGE- Instituto brasileiros de Geografia e Estatítica de aponta o aumento do desemprego no pais desde o começo do ano. Ao mesmo tempo, a renda do trabalhador tem diminuído. A quantidade de pessoas que chegam ao mercado de trabalho não para de crescer. A principal explicação para isso é que grande parte desses indivíduos era sustentada por algum parente que perdeu o emprego durante a crise. Apesar do número de trabalhadores ativos apresentar-se estável durante esse período houve a diminuição daqueles com carteira assinada. Isso significa um mais pessoas trabalhando no mercado informal.
Os resultados recentes da Pnad aprontam que o desemprego no setor público permaneceu estável, demostrando que não tem sido influenciado pela instabilidade do mercado de trabalho. Outra ocupação que apresenta cada vez mais novos adeptos é a de empregador. O Brasil representava o quinto maior mercado de ensino superior do mundo e o maior mercado de ensino superior da América Latina, com aproximadamente 7,3 milhões de estudantes matriculados, segundo dados do Censo de Educação Superior 2012 - MEC/INEP.
O setor de ensino no Brasil é altamente relevante para a economia do País, devido, principalmente, ao tamanho de nossa população. De acordo com os resultados do Censo de Educação Superior 2013 - MEC/INEP, em 2013, o Brasil apresentou um total de 44,3 milhões de matrículas na Educação Básica, incluindo todas as categorias de ensino dentre educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos e educação profissional. Deste total, 21,3 milhões de matrículas correspondem ao ensino fundamental, 8,2 milhões ao ensino médio e 7,5 milhões ao ensino infantil, os três maiores setores de ensino do mercado brasileiro. O ensino superior, por sua vez, apresentou um total de 7,3 milhões de matrículas em 2013.
Apesar do crescimento do número de alunos matriculados no Ensino Superior nos últimos anos, apenas 17,8% da população brasileira entre 18 e 24 anos estava matriculada em instituições de ensino superior em 2012, de acordo com os resultados do Censo de Educação Superior 2012 - MEC/Inep, uma porcentagem ainda bem abaixo da meta de 33% estipulada pelo Governo Federal para até 2020, o que indica potencial de continuidade de crescimento do setor de ensino superior no Brasil.
De acordo com dados do MEC/INEP, o setor privado presencial apresentou um crescimento anual composto de 7,07% de 2000 a 2013, enquanto o setor público cresce a taxas de 5,5% ao ano no mesmo período. Com isso, o setor privado elevou sua participação de mercado de 67,1% para 21% de 2000 a 2013, enquanto que o setor público teve sua participação reduzida de 32,9% para 28,8%. Os gráficos abaixo ilustram, respectivamente, (i) o crescimento do número de matrículas para cursos presenciais nos setores público e privado e (ii) a participação de cada setor no número total de matrículas para cursos presenciais de 2000 a 2013. São assim classificados os microempresários que empregam outras pessoas ao mesmo tempo em que também trabalham.
Além disso, o crescimento dos trabalhadores autônomos também é bem expressiva a eles se inserem mais importantes do mercado de trabalho no Brasil está na migração das pessoas do setor formal para o informal.
[pic 1]
RICARDO. Cenário atual do Mercado de Trabalho. Disponível em:
RESERVADOS, Todos Os Diretores. Mercado Trabalho. Disponível em:
Situação do mercado de Trabalho nas diferentes atividades econômicas
No momento de crise vivenciando pelo marcado de trabalho no Brasil, os trabalhadores não tem muitas opções senão desanimar ou prosperar. Se você escolher a segunda opção, que é de fato mais indicado, deve intensificar as suas buscas por uma vaga principalmente nos setores mais promissores.
O mercado de trabalho não e mais aquele de tempos atrás, quando era possível constituir carreira em uma mesma empresa para toda vida.
Atualmente as pessoas apresentam em seu currículo uma experiência mais diversificada, tanto com relação á atuação em diferentes organizações quando pelo seu vasto conhecimento em diversos setores relacionado a sua profissão. Para serem mais competitivos, todos os profissionais precisam acompanhar esse dinamismo e aprimorar seus conhecimentos para aproveitar as oportunidades, aonde estas estiverem.
Se em bons tempos, essa habilidade deve ser incessantemente buscada, em período de crise precisa ser intensificado. Isso não significa abrir mão da sua área de atuação, mas sim saber abrir o leque para identificar os setores mais promissores, dentro ou fora de sua profissão. Manter-se atualizado e investir em aperfeiçoamento constante são características muito valorizadas pelas empresas. Por isso: Nunca pare de estudar. Foi-se o tempo em que bastava ter diploma e o profissional estaria capacitado para atuar na sua área para sempre. Para acompanhar o mercado de trabalho dinâmico e se sobressair em diversas situações investir em aperfeiçoamento e uma forma estar preparado para aproveitar eventuais oportunidades.
Esteja constantemente conectado. A internet está presente em qualquer negócio e para não perder boas oportunidades e acompanhar os avanços e as exigências do mercado de trabalho, estar conectado é fundamental.
[pic 2]
Mercado especula com cenário eleitoral: Tá ruim para quem ...
Palavras Diversas - WordPress.com765 × 479Pesquisa por imagem
As taxas médias anuais vem caindo, ano após ano, com incremento da renda do
NUNES, João Eduardo. Situação do mercado de Trabalho nas diferentes atividades econômicas. Disponível em:
...