TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo

Por:   •  15/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.524 Palavras (11 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

JUSTIFICATIVA        3

PROBLEMA        6

OBJETIVOS        6

METODOLOGIA        8

CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        27


INTRODUÇÃO

O presente projeto trata se das atividades motoras visando a Educação Infantil mediada pelo trabalho do corpo e atividades motoras e partir da intenção, por meio da revisão da literatura, de reconhecer a competência formadora dos jogos para crianças.

Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI (BRASIL, 2001):

“O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior controle sobre seu corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo.”

A atividade motora é natural e necessária ao desenvolvimento infantil, devendo ser estimulada por toda a vida. Pode-se dizer que educação infantil também é brincar, jogar, pois as aulas não devem ser consideradas pela criança como obrigação somente ou uma tarefa escolar.  

O objetivo é ampliar e revisar saberes teóricos sobre a motricidade na Educação Infantil, com ênfase no desenvolvimento e na aprendizagem por meio de atividades lúdicas e motoras.

Para Kishimoto (2002), a criança, sendo um ser ativo e em desenvolvimento, possui a necessidade de se movimentar, de se comunicar por meio da linguagem e da expressão em todos os momentos de sua vida e, principalmente, no seu convívio com outras crianças. Se uma criança não tiver oportunidades de se movimentar, ela terá dificuldades motoras, de relacionamento de aprendizagem escolar.

 A presente pesquisa se caracteriza por uma revisão da literatura explorar o tema e permitir um olhar reflexivo sobre as atividades motoras na Educação Infantil mediada pelo lúdico.

Por volta do século XVIII, concretiza-se o entendimento sobre o sentimento de infância, isso agregou valores associados ao lúdico, conquistando grande interesse, principalmente no que diz respeito à Educação (ALVES, 2008).

Conforme Alves (2008, p. 3), “A presença do lúdico na escola deveria se dar por seu valor educativo. É preciso reconhecer no lúdico, um rico espaço de aprendizagem para a criança”.

É notável a preocupação dada à inserção de exercícios motores na educação infantil e é importante que seja considerado o corpo, a mente, as relações interpessoais, a preocupação com a saúde e com a alegria e motricidade humana, exercício e cultura corporal de movimento (BETTI, 2005).

Associado a tais questões, há a presença do educador. Uma das funções do educador é a ação pedagógica e sua consequente responsabilidade pelo presente e pelo futuro dos alunos que lhe são confiados. O professor precisa criar materiais e encontrar novas maneiras de dar aulas na educação infantil, para tornar as aulas prazerosas.


JUSTIFICATIVA

O ser humano, desde a concepção ultrapassa por uma série de processos de desenvolvimentos, formando um ser biopsicossocial e espiritual, devido à interação entre o indivíduo e seu meio. Pode-se dizer que a infância é a fase onde a criança vai gradativamente e lentamente se adequando ao mundo. Ao falar em desenvolvimento, integra-se tal termo à ideia de crescimento, sobretudo o físico e o biológico. Mas essa expressão vai muito mais além do que é apenas visível.

O desenvolvimento humano resulta num processo de construção de uma série de fatores, entre influências biológicas, intelectuais, sociais e culturais. Bock (2002, p.98) diz que “o desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua, que se caracteriza pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais.” O crescimento orgânico entende-se aquele ligado ao desenvolvimento físico do ser humano, que acontece desde o nascimento.


PROBLEMA

                  Vivemos mudanças em milésimo de segundos e com ela a competitividade aumenta desenfreadamente, padrões expostos pela sociedade são um reflexo disso. Observando esse impacto diretamente no dia a dia de crianças e adolescentes, os professores observaram a importância da junção de suas áreas para a desconstrução dessa temática.


OBJETIVOS

Objetivo geral

Tem como objetivo apresentar práticas motoras e corporais apropriadas para crianças, aliado as didáticas dentro de sala de aula, bem como a maneira na qual o professor pode trabalhar com esta ferramenta tão prazerosa e importante para o seu desenvolvimento motor e ao mesmo tempo destacando o quão é importante a criança se enxergar suas facilidades e dificuldades sem neuras ou padrão de uma sociedade.

Objetivos específicos

  • Apresentar, a importância da competição sadia.
  • Observar a evolução das crianças.
  • Discutir, avaliar e apresentar os resultados.

                 

METODOLOGIA

Nome da Escola: E.E PRFª MARIANA TEIXEIRA CORNÉLLIO

Nome dos professores e Educadores envolvidos: PROFESSORES DANIEL CRUZ ALVES, ANA CINTHIA REZENDE, JANETE ALVES.

EDUCADORES: MARIANA RIBEIRO NOGUEIRA E NADINE SILVA

 

Turma:  3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tema do projeto: TRABALHO DO CORPO E ATIVIDADES MOTORAS

 

Prazo de desenvolvimento do projeto: PROJETO APLICADO PARA 1 SEMENTRE DENTRO E FORA DE AULA.

PERFIL DA TURMA: OS ALUNOS APRESENTAM UMA IDEIA DE COMPETIVIDADE RELACIONADA AS PRÁTICAS CORPORAIS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (356.7 Kb)   docx (905.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com