O Empreendedorismo na Administração
Por: Danielle Motta • 11/3/2020 • Trabalho acadêmico • 461 Palavras (2 Páginas) • 120 Visualizações
A tecnologia está cada vez mais presente em todas as áreas do conhecimento e atuações humanas. Logo, essa realidade também marca presença nos mais variados ramos empresariais e seus respectivos setores. Esse é o ponto que faz da segurança da informação no RH algo mais que necessário.
Uma boa política de segurança da informação é essencial para que nenhuma das informações adquiridas e compiladas se perca.
Não faltam razões para uma empresa ter um sistema de segurança da informação eficaz.
Mesmo que a organização seja de pequeno porte, ela é capaz de gerar um número grande de informações.
Ter um bom sistema de segurança da informação é um dos primeiros passos a serem tomados. De nada adianta investir na infraestrutura de informática de um departamento que lida com um gigantesco volume de informações, se essas mesmas informações ficarem vulneráveis. Assim, é preciso enxergar o RH como um setor estratégico da empresa. Todos os registros relacionados aos colaboradores são de responsabilidade do setor.
Com um sistema de segurança da informação bem desenvolvido e alinhado às necessidades da empresa, é possível interceptar qualquer tentativa de invasão. Isso porque esses sistemas contam com ferramentas apropriadas para finalidades específicas, como a criação de uma barreira virtual (os firewalls).
Como há também vários tipos de informação, é ideal que seja hierarquizada o acesso a todos eles. Isso quer dizer que esta informação não deve ser acessada por qualquer um.Isso garante o acesso a algum tipo de informação do setor.Podemos estar também estabelecendo normas de segurança, para que visem a preservação dos dados em questão.
Outra forma também e ter o acompanhamento em tempo real, assim cada novo dado inserido, poderá ser avaliado quase que na mesma hora. Podendo assim a empresa agir rápido, caso haja necessidade.
A emissão de alertas também deve ser considerada como um diferencial, já que você recebe informações úteis sobre o que está acontecendo dentro da empresa sem a necessidade de ficar conferindo o sistema o tempo todo, o que leva a otimização do tempo de trabalho.Investir em segurança da informação no RH vai além de proteger os dados da empresa
Podemos estar também fazendo medidas preventivas para otimizar a segurança da informação:
criar um plano de conduta;
criar contratos de confidencialidade;
realizar treinamentos internos;
integrar os setores de RH e TI;
adotar software centralizador de informação.
Uma ferramenta que ajuda muito e é simples e organizar campanhas, muita vezes a falta de informação é o problema.
É fundamental que todos estejam envolvidos nesse processo.
Crie um código de ética com as melhores práticas de segurança da informação para os seus colaboradores, deixe claro a importância de proteger os dados da empresa.
Com isso investir em campanhas de conscientização e aliar a colaboração de todos à tecnologia de segurança da informação,
...