O Gerenciamento da Comunicação de Stakeholders em Projeto
Por: Eric Rodrigues • 22/3/2020 • Resenha • 484 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
Gerenciamento da Comunicação de Stakeholders em Projeto
Trabalho substitutivo
- Por que é importante saber que o “corpo fala”?
É importante para entender as reações dos stakeholders do projeto e assim saber se estão receptivos às ideias, ações e todas as coisas que compreendem o mundo do projeto, que está sendo apresentado, acontecendo o que irá acontecer.
Desta forma, é possível ajustar a sua postura e abordagem no decorrer da reunião, ou apresentação com o objetivo de que o projeto seja concebido pelos stakeholders. E se ainda houver resistência, poderão ser adotadas estratégias para a melhor aceitação dos envolvidos e impactados pelo projeto.
É importante também para o autoconhecimento e utilizar a linguagem corporal adequada ao ambiente como também para o trato ao interlocutor e a percepção do outro, que poderá por meio de indícios demonstrar-se receptivo ou resistente ao projeto. Conseguindo interpretar melhor as reações, podemos conduzir melhor as reuniões e persuadir quem escuta.
Através desses indícios é viabilizada uma análise do que o stakeholder está expressando, considerando que 93% da comunicação é não verbal. Assim, a comunicação pode ser entendida como sua maior parte, visual.
Pode ser observado assim os indícios com os 5 Cs da comunicação não verbal: contexto; conjunto; congruência; consistência e cultura.
- Como lidar com um Stakeholder que expressa a sua resistência sem palavras?
Uma alternativa é tentar realizar uma mudança de cenário de maneira a entender melhor a real situação do stakeholder que poderá estar resistente por exemplo, por falta treinamento para uma nova ferramenta a ser implantada.
A empatia é outra arma para o contato, pois o stakeholder poderá, por exemplo, estar se sentido ameaçado pela implantação do projeto que poderá acarretar a demissão, ou remanejamento de pessoas.
Tentar perceber se o stakeholder está informado e orientado quanto aos propósitos do projeto, as mudanças que ocorrerão e assim envolvendo-o ao apresentar os benefícios do projeto. Ganhando sua confiança para que eles possam se engajar.
Outra forma é mudar a abordagem, como por exemplo promover encontros informais de almoço, café. Com o intuito de não expor a pessoa, pois nem sempre as expressões faciais negativas em reuniões significam resistência ao projeto, mas podem ser situações de outra natureza.
Outra maneira é utilizar de pessoas com maior poder e influência como o patrocinador para apresentar o projeto às pessoas resistentes.
- Se conseguirmos nos comunicar sem usar palavras, no papel de Gerente de um Projeto, como devo me preparar para uma conversa difícil com um stakeholder resistente?
Prepara-se antes das reuniões/apresentações para identificar as ideias chaves do discurso para colocar assim a devida ênfase, dando pausas estratégias e identificado possíveis pontos de dúvidas e já ter as respostas destas no repertório.
Coletar informações dos stakeholders, buscando assim conhecê-lo, assim poderá usar de assuntos que o interessem para quebrar o gelo do início da conversa.
...