O IMPACTO DA CRISE DE 2014/2017 NO CONSUMO DOS BRASILEIROS
Por: ednatvs • 24/4/2018 • Seminário • 458 Palavras (2 Páginas) • 370 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
EDNA MARIA DO NASCIMENTO TAVARES
KARENN HELEN FEIJÃO BARBOSA
O IMPACTO DA CRISE DE 2014/2017 NO CONSUMO DOS BRASILEIROS
Sobral
2017
1 INTRODUÇÃO
1.1 Contextualização do tema
O comportamento do consumidor é influenciado por diversos fatores, incluindo fatores externos e internos e sendo a economia do país um fator externo. A atual crise econômica brasileira tem afetado consideravelmente esse consumo e levado o brasileiro a consumir bem menos do que estava acostumado desde que o país recuperou-se da catastrófica crise de 2008.
A economia que em 2010 cresceu 7,5%, sofreu uma diminuição de 3,6% em 2016, sendo considerado o pior resultado já calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística); essa brusca mudança atingiu diretamente o bolso da população, fazendo com que muitos brasileiros mudassem rapidamente suas vidas. "Como o PIB caiu e a população ainda está crescendo, a gente teve três anos de queda no PIB per capita, uma redução de 9,1% no período. Isso significa um empobrecimento da população", disse Rebeca de La Rocque Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE (março de 2017).
Os tempos de crise trazem modificações para o comportamento de compra, em consequência das implicações financeiras que chegam concomitantemente com a instabilidade econômica e essas modificações tendem a impactar negativamente a economia do país, influenciando diretamente o consumo, pela sua queda. Durante a recessão, os consumidores limitam o seu consumo e tendem a simplificar a sua procura, reconsiderando seus hábitos e realocando o orçamento, prevendo-se que esse comportamento mantenha-se mesmo depois da crise. Essas perdas atingem, com maior impacto, as famílias de menor renda; Por mais que o desemprego atinja também as classes mais altas, evidentemente, faz com que a desigualdade aumente muito rapidamente, pois quem tem patrimônio possui alguma garantia de estabilidade a curto prazo, mas quem vive do salário mínimo mensal, está perigosamente destinado a ruir.
1.2 Questão da pesquisa
Considerando o exposto, este estudo buscou responder à seguinte pergunta: Quais os impactos da crise econômica de 2014/2017 no consumo dos brasileiros?
1.3 Objetivo Geral
Identificar e analisar os efeitos da recessão econômica no comportamento de compra do consumidor de diferentes classes sociais e as consequências desses efeitos na qualidade vida desses consumidores.
1.4 Justificativa
Tendo em vista que nem todas as crises econômicas são iguais e que cada recessão apresenta padrões diferentes de comportamento do consumidor, a cada nova fase de instabilidade econômica, sempre será preciso entender a mudança nos hábitos de compra diante de sua nova realidade, de modo a prever tendências futuras da economia do país. Por estes motivos, acima mencionados, este trabalho apresenta-se como uma ferramenta de relevância acadêmica e social, tendo buscado analisar o modo como o consumidor se comporta em um período de recessão econômica, como o que se vivencia nos anos de 2015, 2016 e 2017.
...