O IMPACTO DO PROGRAMA DE ARRENDAMENTO RESIDENCIAL SOBRE A QUALIDADE DE VIDA
Por: Lilian Mostasso • 17/12/2019 • Monografia • 10.472 Palavras (42 Páginas) • 322 Visualizações
LILIAN MOSTASSO
O IMPACTO DO PROGRAMA DE ARRENDAMENTO RESIDENCIAL SOBRE A QUALIDADE DE VIDA:
UMA EXPERIÊNCIA DO RESIDENCIAL VILLAGIO TREVISO E DO JARDIM SÃO SILVESTRE
Trabalho Aplicativo de Conclusão de Curso apresentado ao Consórcio INEPAD – UFBA – UFLA – UFMT, como requisito para obtenção do título de especialista em Gestão e Negócios do Desenvolvimento Regional Sustentável.
Orientador: Profª Esp. Mônica Barbosa
Maringá/PR
2011
RESUMO
O Programa de Arrendamento Residencial (PAR), instituído pelo Governo Federal em 2001 e desde então operacionalizado pela Caixa Econômica Federal, promoveu, na cidade de Maringá-PR a construção do Residencial Villagio Treviso, no Bairro Jardim São Silvestre, disto 04 Km do centro da cidade. O objetivo deste trabalho foi verificar se o PAR promoveu melhoria na qualidade de vida aos beneficiários, comunidade e comerciantes da região do Jardim São Silvestre. Com isso, o trabalho aponta as melhorias alcançadas e as que, na opinião da comunidade, ainda podem ser conquistadas. Além disso, verificou-se o desenvolvimento sustentável da economia da região junto aos comerciantes. Para a construção da pesquisa, optou-se por visitas a campo, utilizando como instrumento de coleta de dados primários a entrevista estruturada, com perguntas previamente elaboradas. Foram confeccionados três padrões de entrevistas diferentes: uma direcionada aos beneficiários/moradores; uma à comunidade de entorno e a última aos comerciantes da região. Os resultados mostram que os beneficiários/moradores acreditam que qualidade de vida significa ter casa própria e, em sua maioria, estão satisfeitos com a localidade e a moradia. Os moradores da comunidade de entorno puderam perceber melhorias de infra-estrutura e comércio na região, uma vez que muitos moram há anos no bairro, mas apontam a falta de segurança e de estrutura na área de saúde como problemas a serem priorizados pelo poder público. Já os comerciantes estão satisfeitos com o aumento dos negócios na região após a construção do Residencial, consequentemente com um fluxo maior de consumidores, por outro lado também apontam a falta de segurança e saúde como problemas a serem resolvidos.
Palavras-chave: qualidade de vida, programa de arrendamento residencial, sustentabilidade.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.......................................................................................... 8
2. REFERENCIAL TEÓRICO........................................................................ 12
2.1. A HABITAÇÃO NO BRASIL................................................................... 12
2.2. UM PROGRAMA HABITACIONAL “DIFERENCIADO”.......................... 15
2.3. QUALIDADE DE VIDA E ASPECTOS DA SUSTENTABILIDADE ........ 17
3. DESCRIÇÃO DO CAMPO EMPÍRICO...................................................... 19
3.1. ENTENDENDO AS DIRETRIZES DO PAR............................................ 19
3.2. O MUNICÍPIO DE MARINGÁ/PR............................................................ 21
3.3. A ESCOLHA DO JARDIM SÃO SILVESTRE.......................................... 23
3.4. ESTRUTURA DA LOCALIDADE E DO RESIDENCIAL.......................... 24
4. METODOLOGIA ....................................................................................... 29
5. RESULTADOS........................................................................................ 31
5.1. GRUPO 1 – BENEFICIÁRIOS/MORADORES........................................ 31
5.2 GRUPO 2 – COMUNIDADE..................................................................... 32
5.3 GRUPO 3 – COMERCIANTES................................................................. 35
6. DISCUSSÃO............................................................................................... 38
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................................... 40
ANEXO I - Roteiros de Entrevista Estruturada.......................................... 42
1. INTRODUÇÃO
A Caixa Econômica Federal como banco público e parceiro do Governo Federal tem, como uma de suas metas, aliar sua proposta de instituição financeira à qualidade de vida da sociedade brasileira. Comprometida com este papel, a empresa busca criar ações para o desenvolvimento sustentável em escala regional.
Em 2001, o Governo Federal instituiu uma política habitacional diferenciada – o Programa de Arrendamento Residencial (PAR) - para atender a demanda de moradia da população de baixa renda, prioritariamente concentrada em grandes centros urbanos (mais de 100 mil habitantes) e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida dessa população. A Caixa foi instituída pelo Governo, como responsável pela operacionalização desse programa.
O que diferencia o arrendamento residencial é que ele se assemelha ao aluguel, no qual é pago um valor mensal pelo beneficiário do programa durante um contrato assegurado por 15 anos. No final deste prazo, o beneficiário pode optar pela compra do imóvel, quitando o saldo residual, tributos e taxas referentes à transferência de propriedade do imóvel.
Em 2005, o programa foi implantado na cidade de Maringá (PR), no Jardim São Silvestre, zona sul da cidade.
O presente trabalho foi delineado tendo como base a seguinte questão: de que forma a realização do Programa de Arrendamento Residencial – Condomínio Residencial Villagio Treviso - contribuiu e pode continuar a contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população do Jardim São Silvestre, bem como para seu crescimento econômico?
A partir da questão acima, o eixo temático para a pesquisa seria o de verificar quais aspectos da sustentabilidade estariam aliados à melhoria da qualidade de vida dos beneficiários do programa, e seu efeito sobre a comunidade de entorno.
...