O Lúdico Na Prática Pedagógica Do Professor
Por: lorranycarol222 • 8/4/2024 • Trabalho acadêmico • 2.899 Palavras (12 Páginas) • 72 Visualizações
[pic 1][pic 2]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
[pic 3][pic 4]
GLÓRIA SARA DIAZ RODRIGUES
O LÚDICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
Porto Murtinho-MS
2021
[pic 5]
[pic 6]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
[pic 7][pic 8]
GLÓRIA SARA DIAZ RODRIGUES
O LÚDICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
Artigo final elaborado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, do curso de Pedagogia do Centro Universitário da Grande Dourados - para fins de obtenção do Grau de Licenciada em Pedagogia sob orientação da professora Esp. Dilce Maria Bortolanza.
Porto Murtinho-MS
2021
[pic 9]
[pic 10]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
[pic 11][pic 12]
GLÓRIA SARA DIAZ RODRIGUES
O LÚDICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
Aprovado em: ____/____/2021
Orientador (a): Prof. (a). ______________________________
________________________________
Profa. Natacya M. O. Caetano
Coordenadora do Curso
Porto Murtinho-MS
2021
[pic 13]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
[pic 14][pic 15]
O LÚDICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
DIAZ, Glória Sara, [1]∙
BORTOLANZA, Dilce Maria [2]∙∙
RESUMO: Este artigo com o título/tema “O Lúdico na Prática Pedagógica do Professor” tem por objetivo analisar e fundamentar o valor da ludicidade na área educacional como um alicerce na aprendizagem. A metodologia utilizada é de cunho bibliográfica, tendo como procedimentos para a efetivação do trabalho a leitura das obras dos autores Piaget (1988), Carvalho (1992), Vygotsky (1998) e Zanluchi (2005) para melhor compreensão do tema, bem como análises e reflexões. Os dados obtidos na pesquisa indicam que o ato de brincar caminha lado a lado com a educação, portanto o lúdico é uma das ferramentas que o professor deve utilizar no seu cotidiano em sala de aula, como uma forma de tornar o campo educacional chamativo e prazeroso para seus alunos. Utilizou-se a pesquisa de campo, por meio de entrevistas direcionadas aos professores da escola EMEI – Primeiros Passos, com foco no Jardim I e II sobre as práticas pedagógicas, através da utilização de tecnologia digital, isto é, à distância, por meio de e-mails e do uso do aplicativo WhatsApp. Teve como base a pesquisa qualitativa.
PALAVRAS CHAVES: Metodologia, Lúdico, Desenvolvimento.
ABSTRACT: This article with the title/theme “The Playful in Teacher's Pedagogical Practice” aims to analyze and substantiate the value of playfulness in the educational area as a foundation for learning. The methodology used is bibliographical in nature, having as procedures for the realization of the work the reading of the works of the authors Piaget (1988), Carvalho (1992), Vygotsky (1998) and Zanluchi (2005) for a better understanding of the theme, as well as analysis and reflections. The data obtained in the research indicate that the act of playing goes hand in hand with education, so playfulness is one of the tools that teachers should use in their daily lives in the classroom, as a way to make the educational field attractive and pleasurable for your students. Field research was used, through interviews directed at the teachers of the EMEI school - First Steps, focusing on Kindergarten I and II on pedagogical practices, through the use of digital technology, that is, at a distance, through emails and the use of the WhatsApp application. It was based on qualitative research.
KEYWORDS: Methodology, Playful, Development.
INTRODUÇÃO
O brincar na Educação Infantil é de suma importância para o desenvolvimento da criança nos aspectos: cognitivos, emocional, físico e cultural porque é no ato de brincar que ocorre o desenvolvimento da aprendizagem contribuindo na construção do ato de refletir com autonomia, criatividade, imaginação e do respeitar as regras que fará com que a criança aprenda a lidar com a vitória e a derrota. Zanluchi (2005, p. 89), destaca que quando a criança brinca, parece mais madura, pois entra, mesmo que de forma simbólica, no mundo adulto que cada vez se abre para que ela lide com as diversas situações.
(...) o ensino absorvido de maneira lúcida, passa a adquirir um aspecto significativo e afetivo no curso do desenvolvimento da inteligência da criança, já que ela se modifica de ato puramente transmissor a ato transformador em ludicidade, denotando-se, portanto em jogo. Dessa forma, na educação infantil o aprendizado através da brincadeira deve ser priorizado, pois com o brincar que a criança vivencia regras que contribuirá para a sua integração na sociedade (CARVALHO, 1992, p.28)
No entanto, ainda existe um grande desafio na educação infantil. Tendo em vista esses desafios e impactos negativos, surge à ideia de pesquisar; se a escola EMEI- Primeiros Passos inclui essas práticas pedagógicas na utilização das atividades lúdicas ou se encontra ainda professores que prioriza somente a alfabetização deixando para segundo plano o ato de brincar?
É de grande importância considerar a ludicidade como um pilar para o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que a diversão é um benefício básico integral das crianças no mundo inteiro e segue durante toda a vida adulta.
Desse modo, este estudo com o tema “O Lúdico na Prática Pedagógica do Professor” tem por objetivo analisar e fundamentar o valor da ludicidade na prática pedagógica do professor como um alicerce para auxiliar na aprendizagem.
DESENVOLVIMENTO
Cada dia mais, não importa onde estiver ou com quem, sem sombra de dúvida alguma vez já escutou alguém mencionar o termo “atividades lúdicas”? Atividades lúdicas vem do latim ludus e significa brincar. Brincar é uma atividade predominante na infância, vem se destacando como uma necessidade de explorar mais sobre esse tema, isto é, de uma forma cientifica com a intenção de caracterizar as suas particularidades.
...