O Lixo Eletrônico Descarte
Por: betinha20 • 31/8/2020 • Artigo • 1.299 Palavras (6 Páginas) • 247 Visualizações
Introdução
O pesquisador terá como intenção primordial tratar da questão do problema que o advento do avanço tecnológico trouxe consigo. Pesquisas mostram há todo momento que existe mais de um celular por habitante no Brasil e dessa forma o que acontece é que uma vez que a tecnologia dos eletrônicos avança cada vez mais rápido, é preciso pensar em medidas que deem um fim a esse problema e dentro desta presente pesquisa discute-se a questão das dificuldades trazidas pelos resíduos eletrônicos na cidade de Campo,com base nas Políticas Públicas que regem o assunto e na formulação de uma proposta que possa dar conta do problema. A questão da gestão do lixo eletrônico é um problema não apenas do Brasil, mas também do planeta,diante dessa gravidade é que esta proposta de pesquisa se torna relevante. Lixos eletrônicos são resíduos que derivam da obsolescência de equipamentos eletrônicos,como por exemplo, computadores, celulares, dentre outros. Estes equipamentos quando descartados na natureza perdem esses materiais que poderiam ser reciclados ou reutilizados, o que certamente amenizaria o impacto ambiental Um dos problemas desse descarte indevido é certamente as substâncias tóxicas não biodegradáveis em sua composição,o que torna muito maior a responsabilidade com o destino ideal. Apesar de se pretender refletir o problema a nível global, deseja-se focar uma forma racional de dar um destino ideal com comprometimento ambiental adequado na cidade de Campo Belo, afinal de contas os problemas ambientais trazidos pelo lixo eletrônico é de responsabilidade de todos.
Justificativa
- A cidade de Campo Belo não possui ainda uma política específica para o descarte e recolhimento de lixo eletrônico.
- O lixo eletrônico é descartado como lixo comum e vai para o aterro sanitário. Sendo um risco para o meio ambiente e a saúde.
- Essa proposta apresentada além de estar em harmonia com os ideais de sustentabilidade permite que a cidade de Campo Belo possa descartar o lixo eletrônico de forma correta, se houver uma formulação de proposta pautada em políticas públicas eficientes.
- Além de ser uma medida de reaproveitamento do material descartado, é ainda futura transformação em consciência de cidadania.
3. Objetivos Gerais
O objetivo geral do trabalho é de averiguar se na cidade de Campo Belo existe tratamento especial para o lixo eletrônico e se, em especial, os catadores possuem conhecimento de todo cuidado que é necessário com esse tipo de resíduo para que finalmente possa ser sugerida uma medida aliada a alguma política pública para o tratamento deste lixo.
3.1. Objetivos específicos
Conhecer com profundidade a cidade de Campo Belo no que diz respeito ao tratamento dado ao descarte do lixo eletrônico e como é realizado o trabalho dos catadores.
Propor que os catadores conheçam o devido fim que deve ser dado ao descarte do lixo eletrônico.
Criar programas de descarte correto de equipamentos;
Mencionar ocasiões para a reutilização de peças;
Permitir a inclusão digital, social da comunidade;
Buscar parcerias com empresas privadas e prefeitura municipal na tentativa de instituir uma medida que ofereça o devido tratamento deste lixo
4- Metodologia
Desenvolver um projeto em que moradores e em especial, catadores possam estar envolvidos no processo de triagem e designação do lixo eletrônico. Pretende-se que esse projeto tenha uma diferencial e dessa forma é que se sustenta a proposição de visitas a várias empresas para fazer com que haja a consciência da necessidade de pensar esse problema do lixo eletrônico quando descartado indevidamente,como um sério problema ambiental e ir ainda mais longe fazendo com que elas se tornem parceiras do projeto. O método de nosso trabalho pretende ainda divulgar todo processo do projeto através de diferentes mídias. Além disso, será preciso ainda buscar as parcerias ideais para que haja uma cuidadosa triagem do material escolhido e ainda reciclá-los depois. Tal projeto terá pessoas responsáveis para cada designação de forma que o interesse maior que é o devido tratamento do lixo eletrônico não perca seu foco. Terá ainda cargas horárias semanais a combinar, sempre com intento em ações que pretende-se propor.Assim como a criação de folders com orientação acerca do descarte correto de equipamentos e a sua importância para o meio social; divulgação nas comunidades;empresas, escolas, condomínios, entidades de classe, associações, seja através de através de palestras ou dos panfletos, a importância da reciclagem, mostrando os verdadeiros riscos e danos causados pelo descarte incorreto do lixo eletrônico, assim como também as medidas ambientais que devem ser tomadas para que estes resíduos não prejudiquem o meio ambiente. Conscientizar através de cursos e palestras os catadores para que eles não tratem o lixo eletrônico como mero produto de reciclagem, fazendo com que eles entendam que é preciso ter um cuidado e um desígnio especial para com eles.
...