O MARKETING E ERAS DE EVOLUÇÃO
Por: joseaugustodss • 22/8/2020 • Trabalho acadêmico • 345 Palavras (2 Páginas) • 94 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
JOSÉ AUGUSTO SANTOS
ERAS DE EVOLUÇÃO DO MARKETING
SALVADOR-BA
2020
JOSÉ AUGUSTO SANTOS
ERAS DE EVOLUÇÃO DO MARKETING
Atividade avaliativa apresentada a Universidade Católica de Salvador, como requisito para aquisição de conhecimento sobre visão da Fundamentos da Administração Mercadológica aplicado em Administração de Empresas.
Orientador: Sérgio da Silva Domingues
SALVADOR-BA
2020
MARKETING E SUAS ERAS DE EVOLUÇÃO
O marketing é a alma do negócio: ele é criado para suprir as necessidades, os desejos e a demanda dos clientes, de forma a gerar lucros. O marketing é a libido do cliente, e durante o decorrer do tempo, já vivenciou contextos em que o conceito de venda, já passou a ter uma visão e conceito bem primitivo. O marketing é fundamental para qualquer empresa e/ou negócio, e já passou por algumas transformações, estas, que foram divididas em eras:
- ERA DOS PRODUTOS: surgiu por volta do ano de 1925, nas quais as empresas eram tendenciosas quanto ao lado de produção. Nesse cenário, o foco era somente só no produto, não havia preocupação sob viés das vendas, e marketing não existia. Era um produto, para muitos consumidores.
- ERA DAS VENDAS: após as técnicas de produção serem dominadas, o foco deixou de estar nos produtos e foi transferido para o comportamento dos consumidores, permitindo, então, que ele passasse a demonstrar suas necessidades, desejos e demandas. Foi o período onde se “abriram as portas” para os clientes.
- ERA DO MARKETING: sua visão sistêmica sobre o contexto (pós Segunda Guerra) encontrado, era produzir algo que o público de fato desejasse, e não apenas qualquer tipo de produto, trabalhando em cima daquilo que “clamavam”, como fraldas, alimentos, roupas e brinquedos. Nesse estágio, o foco já era captar e fidelizar aquilo ou aquele que consume e alimenta o consumismo.
- ERA DO MARKETING DIGITAL: utiliza-se da internet como pivô comunicativo entre cliente e empresas, e para praticamente tudo: e-ticket. É o momento que busca compreender a realidade do consumidor que está conectado, adaptando o marketing tradicional ao mundo digital.
...