O MODELO BUROCRÁTICO
Por: vihferreiras05 • 3/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.272 Palavras (10 Páginas) • 314 Visualizações
[pic 1]
3.1 Passo 1
-Pesquise e apresente quais são as principais características do Modelo Burocrático.
O MODELO BUROCRÁTICO é baseado em um conjunto de regras e regulamentos criados com o objetivo de permitir que a organização lide de maneira padronizada com os eventos organizacionais.
-Principais características:
CARÁTER LEGAL DAS NORMAS E REGULAMENTOS
É uma organização ligada por normas e regulamentos previamente estabelecidos por escrito. É baseada em legislação própria que define com antecedência como a organização deverá agir, impondo a disciplina.
⦁São escritas.
⦁Procuram cobrir todas as áreas da organização.
⦁É uma estrutura social racionalmente organizada.
⦁Conferem às pessoas investidas da autoridade um poder de coação sobre os subordinados e também os meios coercitivos capazes de impor a disciplina.
⦁Possibilitam a padronização dentro da empresa.
CARÁTER FORMAL DAS COMUNICAÇÕES
⦁As comunicações devem ser essencialmente escritas, a fim de evitar múltiplas interpretações em ações e procedimentos. Todas as regras e decisões devem constar em algum documento para que possam ter validade formal.
RACIONALISMO E DIVISÃO DO TRABALHO
A Burocracia é uma organização que se caracteriza por uma sistemática divisão do trabalho. Esta divisão do trabalho atende a uma racionalidade que é adequada ao objetivo a ser atingido, ou seja, a eficiência da organização, através de:
⦁ Aspecto funcional da burocracia.
⦁ Divisão sistemática do trabalho, do direito e do poder.
⦁ Estabelecimento das atribuições de cada participante.
⦁ Cada participante passa a ter o seu cargo específico, suas funções específicas e sua área de competência e de responsabilidade.
⦁ Cada participante sabe qual é a sua capacidade de comando sobre os outros e quais os limites de sua tarefa.
IMPESSOALIDADE E HIERARQUIA
Essa distribuição de atividade é feita impessoalmente, ou seja, é feita em termos de cargos e funções e não de pessoas envolvidas:
⦁ Considera as pessoas como ocupantes de cargos e de funções.
⦁ O poder de cada pessoa é impessoal e deriva do cargo que ocupa.
⦁Obedece ao superior não em consideração a pessoa, mas ao cargo que ele ocupa.
⦁As pessoas vêm e vão, mas os cargos permanecem.
⦁Cada cargo abrange uma área ou setor de competência e de responsabilidade.
⦁Cada inferior deve estar sob a supervisão de um superior.
⦁Não há cargo sem controle ou supervisão.
⦁A hierarquia é a ordem e subordinação, a graduação de autoridade correspondente às diversas categorias de participantes, funcionários e classes.
⦁Os cargos estão definidos por meio de regras limitadas e específicas.
ROTINAS E PROCEDIMENTOS PADRONIZADOS
Regras e procedimentos impõe o poder de regular a conduta do funcionário dentro da organização, os procedimentos e regras podem mudar de acordo com o cargo que o colaborador ocupa para obter disciplina.
⦁O ocupante do cargo não pode fazer o que quiser, mas o que a burocracia impõe que ele faça.
⦁ A disciplina no trabalho e o desempenho no cargo são assegurados por um conjunto de regras e normas, que tentam ajustar o funcionário às exigências do cargo e das organizações.
⦁ Todas as atividades de cada cargo são desempenhadas segundo padrões claramente definidos.
MERITOCRACIA
Competência e o mérito são responsáveis diretos pela admissão, classificação e mudança de função dentro a organização.
⦁ Admissão, transferência e a promoção dos funcionários são baseadas em critérios válidos para toda a organização.
⦁ Necessidade de exames, concursos, testes e títulos para a admissão e promoção dos funcionários.
ESPECIALIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
⦁ O membro do corpo de administração nem sempre é proprietário da organização, mas sim um colaborador especializado na função de administrador da organização.
PROFISSIONALIZAÇÃO
⦁Os colaboradores de uma organização são profissionais, pois se encaixam em diversos fatores como especialista de um cargo.
- Qual seria o modelo de gestão que traria a empresa um formato mais Participativo de Gestão? Explique como funcionaria esse modelo..
De acordo com a situação narrada, a empresa HEMEJAN adota um modelo de gestão que é o Burocrático. Esse modelo de gestão é marcado pelo excesso de formalidade, ou seja, a decisão final ocorre de forma demorada.
Para melhorar este cenário, pode ser indicado o seguinte modelo de gestão:
O modelo de gestão participativa sendo adotado na empresa visaria o crescimento e desenvolvimento.
Sendo um modelo de negócio que valoriza muito o capital humano, considerando cada funcionário como fundamental para o crescimento do negócio. Com isso, os colaboradores se sentem engajados a fazer parte dessa construção, e esse modelo de gestão resulta no aumento da produtividade.
O conceito de gestão participativa é autoexplicativo, e essa simplicidade, inclusive, ajuda em sua disseminação na cultura empresarial.
Trata-se de um sistema de administração onde todas as pessoas envolvidas com uma atividade terão influência sobre as decisões que a afetarão correspondendo a um conjunto de princípios e processos que defendem e permitem o envolvimento regular e significativo dos colaboradores na tomada de decisão.
Esse tipo de gestão estimula que os gestores dividam e debatam as ideias com seus funcionários, contando de fato com a participação de todos no desenvolvimento do negócio. Isso gera uma sensação de valorização e reconhecimento que são cruciais para que um funcionário se dedique ao seu trabalho, e se preocupe com a excelência do trabalho. Com essa fundamental quebra de hierarquia, todos dividem as dores e as glórias, tornando o trabalho em equipe orgânico e funcional.
...