O Maestro é Mais que um Simples Músico
Por: anaassisluis • 28/5/2017 • Artigo • 498 Palavras (2 Páginas) • 181 Visualizações
O MAESTRO É MAIS QUE UM SIMPLES MÚSICO
Walter Lourenção ex-regente da orquestra do teatro municipal de São Paulo, tem uma orquestra que é muito famosa e de muito gabarito, ser regente dessa orquestra é privilégio de poucos, ele foi o criador dor projeto Sinfonia Empresarial.
Esse projeto aborda pontos de formação e regência orquestrais que contribuem para o desenvolvimento organizacional, podem ser direcionados tanto para funcionários de chão de fábrica como para os altos executivos.
Envolvendo temas de estrema importância tanto para a empresa quanto para a orquestra, ele vai elaborar com muita ênfase a liderança tanto para o maestro como para líderes.
A orquestra é uma grande equipe e tem que trabalhar em conjunto e harmonia, da mesma forma que tem que acontecer dentro de uma empresa para se ter o sucesso empresarial, atingir uma produção ou produto de excelência.
Essa orquestra é apresentada para os mais refinados e exigentes públicos, então os musicistas mesmo sendo eles virtuosos, mesmo assim perante a grande responsabilidade que eles têm para atuar para públicos altamente exigentes eles estão sempre se aperfeiçoando, tem sempre que estar treinando perante a tal responsabilidade.
Assim pode observar no profissional a busca cada vez maior pelo aperfeiçoamento, nos deixando um alerta que devemos estar sempre em aperfeiçoamento.
A música fazendo paralelo com a empresa diz respeito a harmonia empresarial, a boa música, nos coloca mais próximo de algo maior, nos coloca em harmonia, eleva a nossa alma, traz um brilho para nossa vida, atinge pontos em nós e em nosso cérebro que outros estudos e ensinamentos não atingem, com relação a empresa é focar no trabalho, porque a música nós faz concentrar nos pequenos detalhes, e no trabalho nos faz focar nos objetivos da empresa.
A música erudita corresponde a especialização, é ser um especialista dentro da sua profissão.
Nessa metáfora estamos fazendo uma comparação de pontos dentro de uma orquestra com a empresa, até que ponto dentro de uma orquestra nós podemos fazer uma junção em benefício de uma empresa.
O regente da orquestra corresponde ao líder, ao gerente, ao diretor executivo. Uma liderança democrática, não é autoritária, compressora, o papel dos líderes é de facilitador do potencial dos liderados, é contribuir para que cada membro possa eclodir favoravelmente.
O respeito e a parceria favorecem um bom clima dentro de uma orquestra e de uma empresa. A função do líder é motivar, incentivar os funcionários para que o trabalho seja impecável, passar um feedback sincero mesmo quando estão errados.
O maestro não apenas rege como também administra. Da mesma forma o administrador não apenas administra, mas também rege. Eles têm que dar uma direção, tem que em favorecer e comandar para que todos os funcionários e musicistas tenham a mesma diretividade. Não pode cada funcionário ter um objetivo dentro da empresa, o objetivo e sonho do funcionário tem que ser o sonho da empresa, primeiro ele tem que pensar na empresa, segundo na sua equipe e depois ele tem que pensar nele.
...