TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Meio Ambiente: Prevenção da Poluição

Por:   •  10/4/2020  •  Seminário  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 6

6.5.3 Questão 1 do meio ambiente : prevenção da poluição

 

A Prevenção da Poluição é um dos aspectos fundamentais no contexto ambiental. A Norma descreve cinco classes de poluição a serem consideradas pelas organizações. A Norma aponta que uma forma de melhorar o desempenho ambiental das organizações pode ocorrer por meio da prevenção e do combate a: emissões atmosféricas (abrangendo uma ampla gama de substâncias, como NOx, SOx, VOCs, e gases que destroem a camada de ozônio); descargas na água (considera toda forma de poluição de corpos de água); controle de resíduos (sólidos e líquidos) e o uso e descarte de produtos químicos tóxicos e perigosos; outras formas de identificar níveis de poluição que inclui poluição de

origem mecânica, visual, por luz e odor, biológicas etc.

A identificação dessas fontes de poluição é o primeiro passo para a  sua redução e prevenção em uma organização.Desse conjunto de medidas, a não utilização de substâncias potencialmente poluidoras é claramente mais efetiva do que a implementação de mecanismos de correção das atividades poluidoras.

O registro e a comunicação das fontes de poluição, além de efetivos para o gerenciamento das empresas, são de extrema importância para o desenvolvimento dos stakeholders

e para a transparência de suas organizações.

6.5.4 Questão 2 do meio ambiente: uso sustentável dos recursos.

Atualmente o uso de recursos naturais está muito acima da capacidade que o planeta tem em prover e renová-los, por isso, utilizá-los de maneira sustentável é um dos principais pontos a serem alcançadas por todas as organizações. Uma maneira de reduzir essa utilização é adotar medidas em quatro áreas: eficiência do uso de energia (por meio de programas de conservação e uso de fontes renováveis); conservação, uso e acesso à água (o uso racional da água deve ser um dos objetivos de uma organização a ser promovido em toda a sua esfera de influência, dado que  é uma das metas do Milênio determinadas pela ONU); uso eficiente dos materiais (por meio de programas de eficiência, uso de produtos reciclados, promoção do uso eficiente de materiais em toda a cadeia de valor); e dependência mínima de recursos para um produto (redução da necessidade do uso de recursos na utilização de um produto).

O registro e a comunicação dos recursos utilizados por uma organização apontam para os aspectos de transparência descritos por toda a Norma. O uso de tecnologias inovadoras ajuda a contribuir com relação a substituição de matérias-primas não renováveis, por fontes renováveis, que tem um melhor desempenho ambiental. Na parte de influência das organizações, a busca pela promoção do consumo mais sustentável e as compras sustentáveis é  uma medida efetiva para se buscar.

6.5.5 Questão 3 do meio ambiente: mitigação e adaptação às mudanças climáticas

A Mudança Climática (MC) é um tema tratado de forma relevante na Norma, estando conectado a praticamente todas as questões ambientais.

As organizações deveriam considerar o impacto da MC em toda a sua cadeia de valor, e serem completamente responsáveis pelas emissões diretas e indiretas de Gases de Efeito Estufa(GEE).

Deveriam assim deveriam se preparar para todos os efeitos da MC de maneira abrangente, considerando toda a sua cadeia de valor e os impactos nas suas operações.

As ações esperadas de uma organização em relação às mudanças climáticas passam pela identificação das fontes de emissão de GEE, registro das emissões de GEE e redução e neutralização das emissões desses gases de forma efetiva além da substituição de combustíveis fósseis por combustíveis de fontes renováveis, aliada ainda ao uso de equipamentos e procedimentos mais eficientes, para alcançar o objetivo desejado.

É importante que as ações sejam promovidas na esfera da influência da organização e sejam levadas em conta toda a determinação da política de compras das organizações.

Essas medidas que são esperadas em relação à essas adaptações e mudanças de clima envolvem uma construção de capacidade de resposta, tanto na própria organização quanto nos stakeholders. Os cenários de mudança climática deveriam ser levados em conta no planejamento da organização, identificação de riscos, vulnerabilidades e  em suas oportunidades, e o uso e desenvolvimento de tecnologias que levem em conta esses cenários, e que permitam a adaptação tanto de organização e de seus stakeholders.

6.5.6 Questão 4 do meio ambiente: proteção do meio ambiente e da biodiversidade e restauração de habitats naturais

 

Uma organização pode se tornar mais socialmente responsável pela promoção da recuperação dos ambientes degradados e pela proteção do ambiente como um todo, com um foco principal em sua biodiversidade e aos serviços ambientais prestados pelos ecossistemas.

Com a finalidade de proteger o ambiente, a biodiversidade, e em busca da restauração dos habitats, a organização deve priorizar a conservação dos ecossistemas naturais, e logo após considerar a recuperação dos habitats e no último caso, a compensação por danos da sua operação.

A incorporação da proteção do ambiente natural em seu planejamento e a adoção de práticas sustentáveis em suas operações são ações fundamentais para garantir a proteção do ambiente. A utilização progressiva de tecnologias, matérias-primas e fornecedores que tenham um impacto menor sobre os ecossistemas também são formas mais práticas de aumentar a proteção sobre os ecossistemas, além é claro da proteção e valorização de animais selvagens e seus hábitats a fim de evitar a distribuição e proliferação de espécies invasoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com