O Modelo de Gestão
Por: Franciele Silva • 30/3/2020 • Resenha • 487 Palavras (2 Páginas) • 129 Visualizações
INTRODUÇÃO
Toda empresa, nos dias de hoje, para poder gerir seus negócios com eficácia, precisa trabalhar com o conjunto, resultado e estratégias, onde administrar é um conjunto de ações que visa à criação e a elaboração de planejamentos.
O processo de se administrar começa com o gestor, ou administrador. Principais características do administrador e suas funções:
*São todas as ações ligadas às habilidades e as competências deste e que geram resultados para a organização (planejar, organizar, dirigir e controlar).
*Competências do administrador – saber dar e receber Feedback de modo a subsidiar e orientar desempenhos, comunicação eficaz, buscar inovar, relacionamento interpessoal, estar comprometido com os resultados, colocar ênfase nas pessoas, pois são elas que alavancam os negócios e faz com que as coisas aconteçam nas empresas, ter flexibilidade, ser empreendedor.
*O administrador e sua postura estratégica – Algumas ferramentas podem ser empregadas e contribuir para a efetivação da empresa como a análise SWOT.
A sigla SMOT refere à análise dos pontos fortes e fracos da organização bem como a oportunidade e ameaças, a da realização da análise SWOT depende de como o mercado está agindo, pois mercados mais competitivos, avanços tecnológicos, formas inovadoras de usos para antigos produtos e serviços exigem análises mais reguladoras.
*Planejamento – O planejamento é uma ligação, entre ações a tomar e o tempo disponível para concretiza lãs, ele visa prever e minimizar os dificultadores e maximizar os facilitadores no processo de tomada de decisão das empresas.
*O que é planejamento estratégico – É o ato de tração de objetivos futuros que estejam alinhados com o negócio da empresa, com antecedência e metodologias suficientes para que possam ser alterados caso seja necessário. Para se obter o sucesso ou o fracasso de um projeto é responsabilidade do conjunto de pessoas envolvidas, ele deve sim , partilhar responsabilidades, sucessos e fracassos, onde deve se sempre deixar claro que é um trabalho com diferenças individuais, ocorre deste fato do sucesso ou fracasso a criação dos subsistemas de gestão administrativa de uma organização, são eles:
1- ADMINISTRAÇÃO FINANCCEIRA
2 - ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
3 - GESTÃO DE PESSOAS
5- ADMINSTRAÇÃO DE MARKETING
Cada um com seu papel, o financeiro estrutura, planejam e administram os assuntos relacionados às finanças das organizações.
A gestão da produção exerce uma das atividades centrais da organização, pois é está que vai se incumbir de acompanhar e cobrar que as metas sejam obedecidas pela organização.
Gestão de Pessoas consiste na atração, manutenção, motivação, treinamento e desenvolvimento de pessoas.
A administração logística é a responsável pelo controle, identificação de oportunidades de otimização de custos e redução nos prazos de entrega, com qualidade e disponibilidade constante dos produtos.
E por fim a administração de marketing é atualmente o método destinado a planejar, idealizar, realizar e concretizar os fatores que interferem no mercado e que visam maximizar a satisfação dos clientes.
Observado todo este cenário, vimos à relevância de um bom planejamento estratégico, os passos necessários, para implantá-lo, aliado ao diagnóstico organizacional e à ferramenta SWOT, necessárias para o sucesso em uma boa gestão.
...