O Monge e o Executivo: Uma História Sobre a Essência da Liderança
Por: ne21 • 11/10/2018 • Resenha • 493 Palavras (2 Páginas) • 234 Visualizações
RESUMO
O Monge e o Executivo
HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança.
Escrito pelo autor James C. Hunter, o livro conta a história de um executivo chamado john Daily, que a princípio não tinha problemas aparentes na sua vida pessoal e profissional, quando se vê em meio a situações contrárias vai em busca de respostas.
Aconselhado pelo pastor, ele vai para um retiro em um mosteiro, para que lá possa refletir e trabalhar no seu alto conhecimento. E para sua surpresa, Len Hoffman, um ex-execultivo de uma das maiores empresas dos Estados Unidos, e conhecido no mosteiro com Simeão, é quem ministra as reuniões sobre liderança pela qual ele participará.
Na primeira reunião com outros integrantes do grupo, Simeão falou sobre a diferença do poder, que é forçar a pessoa a fazer algo mesmo contra a sua vontade. E a autoridade, que seria a habilidade de fazer com que as pessoas façam de boa vontade usando a influência sobre elas, e que para isso é necessário um bom relacionamento sustentado pela confiança.
Já na segunda reunião, Simeão fala sobre repensar sobre os nossos paradgmas. Por muitas vezes com medo de sairmos da zona de conforto, temos medo de mudar nossos comportamentos e enfrentar as mudanças que ocorrem a todo tempo, e quem não acompanha fica paralisado.
Simeão também destaca a necessidade de servir, que para isso o líder deve obter o melhor que cada pessoa possa oferecer. E o processo de ouvir e identificar as reais necessidades de seus liderados, oferecendo condições e incentivos, é fundamental para se chegar ao objetivo comum.
Fala da importancia de amar, não em relação a sentimentos, mas sim a comportamentos.
Como ter paciência, oferecendo um ambiente agradavél para que o liderado possa aprender mesmo com os erros, sem temer em ser exposto de forma grosseira.
Bondade, saber escutar dando atenção, isso passa uma mensagem positiva que valorizamos a quem fala.
Humildade, saber que ninguém é melhor que ninguém, e sempre precisamos uns dos outros.
Respeito, respeitar mesmo aqueles que não mereçam.
Abnegação, satisfazer as necessidades reais dos outros e não as vontades.
Perdão, saber lidar com ressentimentos, pois isso consome nossa energia e nos torna ineficiente.
Honestidade, nosso comportamento deve ser dedicado sempre com a verdade.
Compromisso, o líder comprometido deve se dedicar ao aperfeiçoamento dos outros como o seu também.
Esses são os comportamentos que definem o amar que o autor cita no seu modelo de liderança.
Então o modelo de liderança do autor se resume em refletir sobre o nosso comportamento, de como lidamos com os outros. E para isso é preciso vontade e enxergar as reais necessidades daqueles que precisam, e servir dando condições para que se tornem o melhor que podem ser. Com essa atitude estaremos criando um relacionamento de confiança, exercendo a influência que nos coloca na condição de líder.
Fonte:
HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.
...