O NOVO PAPEL DA LIDERANÇA E DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS
Por: Frann Morenna • 28/8/2019 • Monografia • 5.822 Palavras (24 Páginas) • 203 Visualizações
[pic 1]
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL- SENAI[pic 2][pic 3]
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
FRANCIÉLLE CRISTINI MARTINS DA SILVA
O NOVO PAPEL DA LIDERANÇA E DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS
CACOAL- RO
2014
FRANCIÉLLE CRISTINI MARTINS DA SILVA[pic 4]
O NOVO PAPEL DA LIDERANÇA E DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS
Projeto de Pesquisa do Curso Técnico em Administração do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI Cacoal, apresentado à Instituição em Pesquisa Científica na área técnica de Gestão.
CACOAL- RO
2014
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 4
2 REFERENCIAL TEÓRICO 6
2.1 LIDERANÇA 6
2.1.2 Teorias sobre liderança 7
2.1.3 Teoria de Tolstoi 7
2.1.4 Teoria de Kouzes e Posner 7
2.1.5 Teoria Genética 8
2.1.6 Teoria dos Traços 8
2.1.7 Teorias sobre estilos de Liderança 9
2.1.8 Teorias Situacionais da Liderança 11
2.2 MOTIVAÇÃO 15
2.2.1 Teorias da necessidades 16
2.2.2 Teoria dos dois fatores 18
2.3 O NOVO PAPEL DA LIDERANÇA E DA MOTIVAÇÃO 19
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 22
4. METODOLOGIA 23
5. CRONOGRAMA 23
REFERÊNCIAS 24
FRANCIÉLLE CRISTINI MARTINS DA SILVA
O NOVO PAPEL DA LIDERANÇA E DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS
Trabalho científico apresentado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI, Escola de Cacoal, como requisito na obtenção do diploma de título Técnico em Administração.
Prof. Orientador: Balduíno Nóbrega
BANCA EXAMINADORA
_____________________________
Prof. Orientador: Balduíno Nóbrega
_____________________________
Prof. (a)
_____________________________
Prof. (a)
Cacoal – RO
16 de dezembro de 2014.
1.INTRODUÇÃO
Ao se falar em liderança a primeira impressão que vem à mente é algo do tipo exigir, ordenar e impor caracterizando a liderança autocrática que por muito tempo dominou a forma de liderar nas organizações, mas devido aos avanços tecnológicos e mudanças na forma de dirigir uma empresa, a liderança se tornou um diferencial na acirrada corrida por conquista de mercado pelas organizações, devido a essa grande concorrência o líder passou a ser cobrado cada vez mais, não somente fazendo seu papel de cobrar, dirigir e manter a empresa como também passou a ser exigido dos líderes que eles motivassem e influenciasse seus colaboradores a exercer sua função não como uma forma de obrigação, mas sim de forma espontânea e prazerosa para se trabalhar. (CHIAVENATO, 2000)
Durante muito tempo a liderança ficou restrita somente ao ambiente organizacional, ou seja, os líderes preocupavam-se em sua maioria só de exercer sua função como chefe e controlador, buscando unicamente o desenvolvimento de suas empresas, porém hoje buscam essa interação com o mundo a fora, com as mudanças que acontecem no mercado e principalmente hoje o líder passou a desempenhar a função de motivador.
Com os avanços da tecnologia, houve um grande aumento de competitividade entre as empresas havendo a necessidade de mudar o ambiente de trabalho, nessa mudança o líder preocupou-se em criar um ambiente onde seus colaboradores se sentissem motivados e importantes na empresa sendo que a motivação ganhou espaço cada vez mais assumindo um papel de auxiliadora na relação entre o líder e seus liderados.
Em novos tempos a visão do papel de líder foi transformada ao longo dos anos, o que no passado o líder era tido como uma pessoa autoritária sendo respeitado por várias vezes devido ao medo vindo dos seus funcionários, hoje o líder é tido como uma pessoa transformadora capaz de motivar e engajar novas ideias e novos hábitos e que estimula a cooperação entre seus colaboradores e principalmente aquele que escuta as ideias vindas de seus funcionários. (LOPES, et al, p.1 e 2)
Com essas constantes mudanças no mundo, as empresas sofreram grandes transformações causando impactos na maneira de se dirigir uma empresa. A motivação que antes quase era vista na empresa, hoje se faz necessário existir no mundo empresarial, o que tornou ela importante para o mundo dos negócios.
Sob essas perspectivas a presente pesquisa se justifica pelo o fato de que as organizações buscam cada vez mais líderes capacitados para motivar sua equipe e que possa contribuir para a formação de futuros líderes.
Hoje a liderança deixou de ser restrita a função de mandar e exigir dos colaboradores de sua organização pensando a ser vista como um meio que contribuirá para o crescimento da empresa sendo que um verdadeiro líder tem deverá saber motivar a sua equipe para o exercício de suas funções e em pleno século XXI a motivação ganhou grande importância assumindo o papel de propulsora para a produtividade e consequentemente para a lucratividade das organizações sendo assim qual é a relação entre liderança e motivação? Como ser um líder capacitado? Como motivar seus colaboradores? A essas perguntas é que a presente pesquisa pretende responder.
...