O Orçamento Empresarial é uma técnica utilizada para ter noções de gastos que a empresa pode ter
Por: AlineSanttanaa • 12/11/2017 • Trabalho acadêmico • 2.385 Palavras (10 Páginas) • 328 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)
GESTÃO FINANCEIRA
GABRIELA QUERINO
Orçamento Empresarial
São Paulo
Outubro/2017
GABRIELA QUERINO
Orçamento Empresarial
[pic 2]
São Paulo
Outubro/2017
Resumo
Orçamento Empresarial é uma técnica utilizada para ter noções de gastos que a empresa pode ter, ou seja, o quanto ela precisa gastar, e o quanto ela poderá gastar. Dando assim aos gestores uma forma de visualizar as medidas que deverão ser executadas, e também ligadas a respeito as expectativas do futuro da empresa. O orçamento empresarial se faz necessário para que a empresa possa visualizar, antecipadamente, as atividades que deverão ser desenvolvidas no período projetado, bem como o caminho que será percorrido pela mesma.
Todo o processo de gerenciamento contábil tem seu ponto culminante, em termos de controle, no orçamento empresarial. O orçamento é ferramenta de controle por excelência de todo o processo operacional da empresa, pois envolve todos os setores da companhia. O Objetivo do plano de orçamento não é apenas prever o que vai acontecer e seu posterior controle. Ponto básico e fundamental é o processo de estabelecer e coordenar objetivos para todas as áreas da empresa, de forma tal que todos trabalhem sinergicamente em busca dos planos de lucros.
SUMÁRIO
1 FOLHA DE ROSTO......................................................................................00
2 RESUMO......................................................................................................00
3 INTRODUÇÃO..............................................................................................00
4 DESENVOLVIMENTO..................................................................................00
4.1 Orçamento empresarial.............................................................................00
4.2 Períodos orçamentários.............................................................................00
4.3 Conteúdo orçado.......................................................................................00
4.4 Cenários orçamentários.............................................................................00
4.5 Fases orçamentárias..................................................................................00
4.6 Empresas sem orçamentos.......................................................................00
4.7 Orçamento para trabalho..........................................................................00
5 CONCLUSÃO...............................................................................................00
6 REFERÊNCIAS.............................................................................................00
INTRODUÇÃO
Este trabalho é sobre Orçamento empresarial, que é o ato de planejar e estimar os ganhos, despesas e investimentos que a empresa terá em um período futuro, geralmente de 1 a 3 anos, dependendo do setor de atuação, mas que pode chegar até algumas décadas. O principal objetivo é estabelecer metas e objetivos, podendo assim acompanhar e comparar os resultados, tomando ações corretivas ou preventivas caso necessário.
Está organizados em partes, por módulos. Onde um único assunto, está desmembrado nos seus principais tópicos, entre eles: Orçamento participativo, Períodos orçamentários, Conteúdo orçado, Cenários orçamentários, Fases orçamentárias, Orçamento informatizado, Empresas sem orçamentos, e orçamentos para trabalhos. A metodologia foi uma pesquisa bibliográficas, tanto em sites comuns, quanto da própria UNIP.
DESENVOLVIMENTO
Orçamento é a parte de um plano financeiro estratégico que compreende a previsão de receitas e despesas futuras para a administração de determinado exercício (período de tempo). Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado, pessoa jurídica ou física.
Orçamento empresarial tem como objetivo identificar os componentes do planejamento financeiro com a utilização de um sistema orçamentário, entendido como um plano abrangendo todo o conjunto das operações anuais de uma empresa através da formalização do desempenho dessas funções administrativas gerais.
Um orçamento, em contabilidade e finanças, é a expressão das receitas e despesas de um indivíduo, organização ou governo relativamente a um período de execução (ou exercício) determinado, geralmente anual, mas que também pode ser mensal, trimestral, plurianual, etc. O orçamento deriva do processo de planejamento da gestão. A administração de qualquer entidade pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, deve estabelecer objetivos e metas para um período determinado, materializados em um plano financeiro, isto é, contendo valores em moeda, para o devido acompanhamento e avaliação da gestão.
O estudo do orçamento, segundo alguns autores, remonta à década de 1920. Na verdade, a gestão organizacional vem tendo saltos de qualidade desde a Revolução Industrial no Século XIX. Esta evolução na gestão proporcionou diversas técnicas na elaboração dos orçamentos, partindo do orçamento tradicional. Surgiram então o Orçamento de Desempenho, o Sistema de Planejamento, Programação e Orçamento (PPBS), o Orçamento Base Zero, o Orçamento-Programa, o Beyond Budgeting, o Rationalisation des Choix Budgetaires, dentre outras.
...