O PROCESSO DECISÓRIO ORGANIZAÇÃO
Por: Obreiros DoBem • 17/11/2019 • Artigo • 435 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
3- PROCESSO DECISÓRIO
Os processos de tomadas de decisão são constantes nas organizações é necessário analisar, investigar, optar e agir frente às poucas ou às muitas opções que lhes são fornecidas para decidir.
Antes o processo considerava apenas o custo/benefício. Hoje pensa-se globalmente utilizando-se de instrumentos de informação e comunicação. O processo de decisão tem início com a identificação das necessidades, das informações disponíveis e da comunicação a ser efetuada. Assim se coleta dados, identifica alternativas, avalia as opções de ações. Se tornando um processo sistêmico
Elementos da Tomada de Decisão; Tomador de decisão. Objetivos, Preferências, Estratégia, Situação(ambiente), Resultado.
Etapas: 1-decisão de decidir; 2-definição sobre o que vamos decidir;3-formulação de alternativas, 4-escolha de alternativas que julgamos mais adequadas.
Decisões Estratégicas: por meio de um processo visando a solução do problema. Determina o proposito e a direção da organização. Função da alta administração, planos genéricos que atendam s todos os níveis.
Decisões Táticas: capacidade intuitiva do decisor. Ou administrativas, tomadas pela gerencia intermediarias. Definições específicas e concretas das principais ações por departamento
Decisões Operacionais: como as operações devem ser conduzidas para realizar as metas pretendidas pelo nível tático.
MODELOS NO PROCESSO
MODELO CLASSICO/BUROCRÁTICO: decisão mais adequada aos fins, suposição econômica.
MODELO ADMINISTRATIVO/CARNIGE: modelo descritivo, que reconhece as limitações humanas e ambientais (racionalidade limitada: o ser humano tem capacidade limitada de processar informação e é limitado pelo seu acesso a elas) que podem afetar o processo decisório.
MODELO COMPORTAMENTALISTA: baseado no comportamento dos indivíduos da organização em que os gestores devem prever para evitar situações desagradáveis.
MODELO NORMATIVO: estrutura passos a serem seguidos na analise de resolução de problemas.
DECISÕES PROGRAMADAS: aplicam-se a problemas repetitivos, previsíveis baseadas na certeza. Decisões através de processos específicos estabelecidos pela organização.
DECISÕES NÃO PROGRAMADAS: Problemas que não são bem compreendidos. Necessitam de estruturação, e procedimentos sistêmicos e rotineiros.
CONDIÇÕES DE TOMADA DE DECISÃO
DE CERTEZA: tem conhecimento da natureza do processo decisório, problemas bem estruturados, certeza dos resultados esperados.
DE RISCO: não se pode predizer os resultados das alternativas
DE INCERTEZA: sabem o que desejam alcançar , mas as informações são incompletas.
DE COMPETIÇÃO-ocorre quando estratégia e estados da natureza do processo decisório são determinados pela ação de competidores.
PENSAMENTO LINEAR- o problema tem causa e solução única, solução permanente que é avaliada em termos de impactos sobre o problema. Contras: a solução afeta o todo da organização sem
...