O PROJETO CURRICULAR ARTICULAR
Por: alnas • 2/12/2021 • Resenha • 963 Palavras (4 Páginas) • 195 Visualizações
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO
ALINE MACIEL ALVES – 2034203
ALAN DELON DA SILVA FONSECA - 2034762
HENRIQUE MORTAGUA DOMINGUES – 2035071
ANDRÉ LUIZ NASCIMENTO DA SILVA – 2036673
PROJETO CURRICULAR ARTICULAR – PCA.
PCA EM FINANÇAS
Rio de Janeiro - RJ
2021
PROJETO CURRICULAR ARTICULAR – PCA.
PCA EM FINANÇAS
Trabalho de aplicação dos conceitos estudados nas primeiras unidades de aprendizagem compreendendo a importância dos temas.
Professor:
EDUARDO DE OLIVEIRA ORMOND
Partindo do pressuposto da necessidade de reservas financeiras emergenciais, que é agravada pelo desejo de aumentar a rentabilidade e expandir o capital, é importante ter um conhecimento mais preciso do desempenho sistêmico do mercado financeiro, dados os diferentes fluxos de investimento à disposição dos investidores. Portanto, uma compreensão e análise adequadas dos ativos em questão aumentam a probabilidade de lucro e o suporte para decisões de compra ou venda.
A gestão eficiente dos recursos financeiros é uma tarefa difícil que requer tempo e conhecimentos especiais sobre os tipos e o perfil dos investimentos no mercado financeiro e de capitais.
O mercado financeiro é um ambiente sistêmico que promove a intermediação na comercialização de produtos financeiros necessários ao processo de desenvolvimento econômico. Trata-se de negociações entre as duas partes, uma que empresta dinheiro e outra que o devolve a juros. Vale destacar também que, segundo Faccini (2015), “o mercado financeiro para referência do estudo está dividido em quatro seções: mercado monetário, mercado de capitais, mercado de câmbio e mercado de crédito. ”
Os títulos públicos podem ser emitidos por qualquer um dos domínios do governo (federal, estadual e municipal). Segundo Cavalcante, Misumi e Rudge (2009), a emissão de títulos públicos tem por objetivo o refinanciamento da dívida pública, o financiamento do déficit orçamentário, entre outros fins específicos previstos em lei.
Os títulos federais - emitidos pelo Tesouro Nacional e conhecido como Tesouro Direitos, quando emitidos para pessoas físicas - conforme amplamente expresso por Assaf Neto (2012), são amplamente aceitos e líquidos no mercado e executáveis. As políticas fiscais do governo são usadas com a previsão do orçamento. Receitas ou financiamento de déficits financeiros.
Assim como as instituições privadas precisam de recursos para financiar certos setores da economia, o mesmo ocorre com o governo. Esse financiamento é feito principalmente por meio da arrecadação de tributos e da emissão de títulos de dívida pública, que são distribuídos entre os atores econômicos. Esses títulos do governo são outra opção de investimento segura para os indivíduos.
Para atender a essas pessoas, ampliar o conceito de dívida pública e estimular a formação de poupança de médio e longo prazos, em janeiro de 2002, o Tesouro Nacional, em parceria com a BM & FBOVESPA, lançou o programa Tesouro Direto. Com sua implantação, os títulos do governo foram liberados via Internet, facilitando o acesso aos pequenos investidores.
Visando atender ao pequeno investidor, um dos objetivos do Tesouro Direto é democratizar o acesso aos títulos públicos e torná-los heterogêneos por meio do aumento da base de investidores em dívida pública interna. A ampliação dessa base de investidores contribui para uma maior flexibilidade do governo na gestão da dívida pública brasileira, pois reduz a concentração da dívida ao permitir a expansão da dívida a custos mais baixos (PROITE, 2009).
O tema tesouro direto, por ser um título público de renda fixa, de rentabilidade maior que a poupança e por ser seguro, está sendo bastante procurado ultimamente pela população. Não é necessário muito dinheiro para iniciar a investir nestes títulos, e como mencionado anteriormente, a segurança neste tipo de investimento, existe pois é como se qualquer pessoa emprestasse dinheiro para o governo federal a um certo juro preestabelecido. O tesouro direto é um bom investimento tanto para investidores com maior conhecimento, quanto para pessoas que estão ingressando agora no universo dos investimentos.
...