O PROJETO MULTIDISCIPLINAR
Por: Kelvin Guilherme • 17/10/2021 • Trabalho acadêmico • 2.117 Palavras (9 Páginas) • 103 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PUBLICA
PIM II
BRASÍLIA-DF/2021
RA:
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 RESUMO SOBRE O BANCO DO BRASIL S.A 4
3 ECONOMIA E MERCADO 5
3.1 O que é economia? 5
3.2 Economia e seus conceitos fundamentais: 5
3.3 Microeconomia e macroeconomia: 5
3.4 MACROECONOMIA BANCO DO BRASIL S.A 5
3.5 MICROECONOMIA BANCO DO BRASIL S.A 6
3.6 INFLAÇÃO 6
3.7 INFLAÇÃO DE DEMANDA 6
3.8 INFLAÇÃO DE OFERTA 6
3.9 INFLAÇÃO INERCIAL 7
3.10 ESTABILIZAÇÃO DA INFLAÇÃO 7
4 EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO 8
4.1 O que é ser um empreendedor? 8
4.2 Planejamento 8
4.3 Criatividade 8
4.4 CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO BANCO DO BRASIL S.A 8
5 MATEMÁTICA APLICADA 9
5.1 BANCO DO BRASIL E SUAS ESTATÍSTICAS 10
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
7 REFERÊNCIAS 12
- INTRODUÇÃO
O projeto Integrado Multidisciplinar II, do curso Superior em Tec. em Gestão Pública tem como finalidade apresentar com este trabalho as principais informações e o modo de agir da empresa Banco do Brasil S.A, a primeira empresa bancária a atuar em nosso país, contando com mais de 200 anos de existência. E também, o objetivo de resumir alguns conhecimentos importantes adquiridos durante as matérias e pesquisas relacionadas ao curso.
A metodologia usada neste trabalho foi em pesquisa bibliográfica em livros e em conteúdos disponibilizados na própria plataforma de ensino, e também em sites da internet.
2 RESUMO SOBRE O BANCO DO BRASIL S.A
Criado pelo Rei D. João VI no ano de 1808, tinha como objetivo de financiar aberturas de empresas manufatureiras na época em que o país era colonizado. Assim, auxiliaria as empresas a importar matérias primas e exportar os produtos industrializados no Brasil, com isso, movimentando todo o comércio do país. Porém, devido a saques de valores altíssimos e com o retorno de D. João VI a Portugal, essa instituição veio a falir.
Porém, em 1851 sob direção de Visconde Mauá o Banco do Brasil volta com o objetivo de servir ao governo na concessão de linhas de créditos e em uma nova função de grande importância, que era nada mais que emitir a moeda do país, que hoje em dia é responsabilidade do Banco Central.
E até os dias de hoje ainda é um dos maiores do país e funciona como uma empresa pública de economia mista, ou seja, o governo possui a maioria das ações e tem como objetivo contribuir de forma intensa no crescimento econômico, social e comercial do Brasil.
3 ECONOMIA E MERCADO
3.1 O que é economia?
Economia trata-se de um conjunto de atividades visando a produção, distribuição e consumo tanto de bens como de serviços necessários á sobrevivência e qualidade de vida. Porém, na visão popular, se limita a ser apenas sobre dinheiro, investimentos e controle de finanças, que de fato, são elementos estudados por essa ciência.
A escassez, sendo que nem sempre temos tudo a nossa disposição, faz com que tenhamos de fazer escolhas, entre outras, sobre a respeito do que produzir e consumir. A economia em sua essência, trata principalmente sobre as escolhas das pessoas no seu dia a dia.
3.2 Economia e seus conceitos fundamentais:
A economia estuda a distribuição, a produção e o consumo de bens e serviços. Em seus estudos, está presente o estudo do comportamento humano sobre suas necessidades e seus recursos para assim supri-las. No geral, resume-se em muitas necessidades para poucos recursos para atender e suprir as necessidades pessoais de cada indivíduo.
3.3 Microeconomia e macroeconomia:
A microeconomia é um ramo que estuda o comportamento do consumidor individual, empresa ou família. Ou seja, assim elas analisam as decisões que essas unidades tomam sobre as alocações de recursos e sobre os preços de bens e serviços que são utilizados pelos mesmos.
Já a macroeconomia, estuda o comportamento de toda a economia nacional e internacional. Também abrange as principais áreas como desemprego, nível geral de preços, PIB, Importações e exportações, política monetária e fiscal, pobreza e entre outros.
3.4 MACROECONOMIA BANCO DO BRASIL S.A
.
O principal Segmento de Macroeconomia do Banco do Brasil é a construção de cenários, este cenário, é um conjunto de estimativas para a trajetória futura de variáveis econômicas (inflação ao consumidor e atacado, juros, crescimento do PIB e entre outros).
Tendo dois cenários, o curto prazo disponibiliza as previsões mensais, normalmente para um período de 24 meses. Já o segundo cenário, que é ao longo prazo, disponibiliza previsões em base anual, e em horizontes mais longos, em sua grande maioria superiores a 5 anos.
Desenvolvidos pela BB DTMV, as previsões são realizadas com a utilização de macro econométricos, desenvolvidos pela própria empresa. Essas projeções, ainda passam por uma avaliação antes de serem efetivadas como as estimativas de segmento.
O desemprenho das projeções são sistematicamente testadas por meio de testes com os modelos (avaliação interna) e como através da confrontação do desempenho de agentes de mercado (avaliação externa) e da BB DTMV. Em ranking, o Banco do Brasil tem uma excelente avaliação externa.
3.5 MICROECONOMIA BANCO DO BRASIL S.A
O Banco do Brasil possui programas nas áreas de saúde, capitalização, previdência e seguros. Com a criação do BPB (Banco Popular do Brasil) em 2003, atende pessoas de baixa renda, oferecendo uma conta corrente simplificada, cartões de débito, empréstimos a juros reduzidos, poupança e entre outros.
...