O Planejamento e Controle
Por: Ana Cláudia Pupo • 11/11/2019 • Trabalho acadêmico • 699 Palavras (3 Páginas) • 104 Visualizações
Sistemas de Planejamento e controle
É possível identificar que existe um sistema de planejamento e controle focado no controle de desempenho, pois evolve a fiscalização dos resultados após sua conclusão. São estabelecidas metas no setor de produção e no setor comercial responsável pelas vendas da empresa e ao proprietário junto com os supervisores realizam uma reunião formal a cada 30 dias para avaliar o desempenho dos setores e determinar novos parâmetros e metas para o novo mês. Esse sistema proporciona uma nova regulagem dos resultados da organização e ajuda no controle e padrão desejado.
A organização e baseada no mercado, com base nisso esse sistema se tornam indispensável ele impõe padrões gerais de desempenho e referencia a ações tomadas pela empresa. Quanto os níveis hierárquicos, os objetivos, orçamentos e padrões são estabelecidos apenas nos níveis estratégicos e de operações.
Vantagens: utilizado para fornecer resultados e sinalizar o desempenho dentro da empresa isso ajudando a adotar ações corretivas e evitar maiores problemas na organização, e assim ajudando no aspecto motivacional de seus funcionários.
Desvantagens: quanto aos aspectos motivacional é importante ressaltar que os cargos que tem acesso a estas metas são os mesmo que ajudam a elabora-las e com isso podem influenciar diretamente, podem elaborar metas impossíveis de serem batidas ou metas com valores baixos e com isso influenciar diretamente nas motivações dos funcionários.
Sistemas de responsabilidade
A especialização esta relacionada com a divisão do trabalho em pequenas tarefas padronizadas, em vez de ser realizada inteiramente por uma única pessoal, ela e dividida em várias etapas, cada uma das quais será realizada por um individuo diferente. Ela faz com que os indivíduos se especializem em realizar parte de uma atividade em vez de realizar a atividade inteira.
É possível identificar dentro da empresa uma baixa especialização, pois não existe uma divisão das tarefas na parte operacional, pois todos os funcionários realiza um grande escopo de tarefas. Exemplo: um único padeiro acompanha a produção do inicio ao fim (funcionário que faz a pesagem dos produtos é o mesmo que alimenta a modeladora de pães e os coloca nas formas) somente para depois enviar a produção para o setor de fornos.
Vantagens: o treinamento para a especialização é mais eficiente.
Desvantagens: quando há uma grande especialização dentro da organização o funcionário pode ficar insatisfeito e assim consequentemente ter uma queda na produtividade.
É nítida a falta de formalização dentro da organização, pois a empresa só possui as normas internas e o manual de praticas alimentar que é fornecido pela vigilância sanitária.
Vantagens: a formalização do comportamento é geralmente usada para reduzir a variabilidade, isso ajudando a obter uma padronização e um controle mais amplo de suas tarefas, possibilitando uma melhor coordenação das atividades, assegurando uma produção mais eficiente e um tratamento igual a todos os clientes.
Desvantagens a empresa que segue fielmente a formalização de suas tarefas acaba se tornando uma empresa altamente burocrática e as decisões se tornam engessadas.
É possível identificar
...