O Projeto Multidisciplinar em Administração
Por: natiele4 • 18/11/2024 • Trabalho acadêmico • 2.359 Palavras (10 Páginas) • 11 Visualizações
[pic 1]
CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL
GABRIELY SANTANA OLIVEIRA – 33995311 – ADMINISTRAÇÃO
ELIENE FERREIRA DE ALMEIDA – 33342202 – ADMINISTRAÇÃO
INGRID LIMA DE SOUZA – 33279080 – ADMINISTRAÇÃO
NATIELE OLIVEIRA MACHADO – 33898189 – ADMINISTRAÇÃO
PROJETO MULTIDISCIPLINAR EM ADMINISTRAÇÃO II
ACUMULADORES MOURA S.A.
BRASIL
2024
GABRIELY SANTANA OLIVEIRA – 33995311 – ADMINISTRAÇÃO
ELIENE FERREIRA DE ALMEIDA – 33342202 – ADMINISTRAÇÃO
INGRID LIMA DE SOUZA – 33279080 – ADMINISTRAÇÃO
NATIELE OLIVEIRA MACHADO – 33898189 – ADMINISTRAÇÃO
PROJETO MULTIDISCIPLINAR EM ADMINISTRAÇÃO II
ACUMULADORES MOURA S.A.
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Multidisciplinar em Administração II, na Universidade Cruzeiro do Sul.
Tutor(a): Ednar Rafael Mieko Shimohigaski
BRASIL
2024
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo apresentar a empresa Moura e sua marca, destacando sua história, dados relevantes e tipo de negócio. Como uma líder no mercado de baterias da América do Sul, a organização é uma das maiores do setor no Brasil. Abordaremos informações essências para o entendimento do leitor, incluindo dados como, produtos e serviços oferecidos, faturamento, público-alvo e aspectos humanos. A pesquisa para o embasamento do trabalho foi realizada em sites e no ambiente de trabalho da empresa.
Palavras-chave: Automotivo, baterias, veículos, durabilidade e alto desempenho.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO4
2 DESENVOLVIMENTO - APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 5
2.1 PRODUTOS E/OU SERVIÇOS6
2.2 CAPITAL HUMANO DA EMPRESA7
2.3 PÚBLICO-ALVO E CONCORRÊNCIA8
2.4 A EMPRESA NA SOCIEDADE9
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho, temos como objetivo apresentar a empresa Acumuladores Moura S.A, conhecida pela fabricação de baterias automotivas e industriais. O propósito é compreender seu negócio, posicionamento no mercado e como se destaca em um ramo altamente competitivo com sua capacidade de inovação.
Adotamos uma abordagem metodologia de pesquisas combinadas realizadas, entre sites, que permitiu explicar os conceitos relevantes do setor e no ambiente de trabalho da empresa, contando a colaboração de um representante experiente, cujo qual conhecimento foi fundamento para este trabalho, proporcionando o entendimento das práticas de gestão empresarial. Além disto, realizamos a análise documental sobre as operações, políticas e desempenho da Moura, utilizando dados que foram disponibilizados pela a empresa.
Antes de adentrar na análise detalhada da empresa, é importante realizar uma breve apresentação da Moura, que a há mais de 65 anos vem se crescendo sua posição de liderança no mercado e sua relevância.
2 DESENVOLVIMENTO - APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
A acumuladores Moura, mais conhecida pelo nome fantasia Baterias Mouras, líder na produção de baterias na América do Sul. Fundada em 1957, em Belo Jardim, Pernambuco, por Edson Mororó Moura e sua esposa, Conceição Moura, a empresa possui uma estrutura consolidada e uma longa história de sucesso. Inicialmente, a empresa surgiu como uma pequena iniciativa, mas hoje é uma organização reconhecida internacionalmente.
A Baterias Moura foi fundada por um casal de visionários, Edson e Conceição Moura, ambos químicos, que decidiram iniciar a produção de baterias em Belo Jardim, Pernambuco, mesmo sem muita lógica aparente. A ideia surgiu em 1957, quando Agripino, chefe de manutenção da fábrica de doces do pai de Edson, sugeriu que eles explorassem a produção de baterias devido aos problemas enfrentados nos negócios com doces. Assim, mesmo diante das adversidades, o casal decidiu aventurar-se no projeto, demonstrando uma forte vocação empreendedora e uma disposição para enfrentar desafios.
- 1957: Fundação da Baterias Moura em Belo Jardim, Pernambuco, por Edson e Conceição Moura.
- Década de 1970: A Fiat torna-se a primeira montadora a usar as baterias da Baterias Moura como equipamento original em seus veículos.
- 1995: Início do processo de sucessão na empresa, envolvendo os filhos e genro do casal fundador.
- 2009: Falecimento de Edson Moura, marcando uma transição na liderança da empresa.
- 2019: Sérgio e Paulo assumem o comando dos conselhos da empresa, dando continuidade à gestão familiar.
A Baterias Moura atua no ramo de fabricação de baterias e sistemas de acumulação de energia para diversos segmentos, como automotivo, motos, barcos, empilhadeiras, entre outros. Sua presença no mercado é marcada pela qualidade e inovação de seus produtos.
Com sete plantas industriais, sendo seis no Brasil e uma na Argentina, evidenciando seu porte significativo no mercado nacional e internacional.
A empresa possui cinco unidades industriais em Belo Jardim, Pernambuco, e duas unidades menores em Itapetininga, interior de São Paulo, e em Córdoba na Argentina. Além disso, mantém uma rede de distribuição com 87 distribuidores, sendo 80 no Brasil e os demais na Argentina e Uruguai. A empresa adota um modelo de sociedade com seus distribuidores, garantindo comprometimento e motivação.
A Baterias Moura possui sete fábricas, sendo cinco delas localizadas em Belo Jardim, no estado de Pernambuco. Aqui estão os detalhes sobre essas unidades industriais:
- Belo Jardim, Pernambuco: A sede da Baterias Moura está localizada em Belo Jardim, onde a empresa foi fundada. Essa cidade é um importante centro de produção para a empresa. Além da sede, possui quatro outras fábricas na mesma cidade. Essas unidades contribuem para a produção de acumuladores elétricos e fortalecem a presença da empresa em Pernambuco.
- Itapetininga, São Paulo: a Baterias Moura tem uma fábrica em Itapetininga, no estado de São Paulo. Essa unidade também é responsável pela produção de baterias.
- Pilar, Argentina: A empresa possui uma fábrica em Pilar, na Argentina. Essa unidade atende ao mercado sul-americano e faz parte da expansão internacional da Baterias Moura
2.1 PRODUTOS E/OU SERVIÇOS
A Baterias Moura têm como seu carro chefe as baterias automotivas, produzido mais de 7 milhões de unidades ao ano e fornecendo os produtos para as maiores montadoras do mundo, tanto no Brasil como na Argentina. Atualmente cerca de 50% das vendas das baterias são para as montadoras. Na Argentina, esse número também é significativo, de cada dez, quatro saem com Moura, no segmento de reposição, a companhia detém 30% de participação no mercado nacional.
...