O Projeto de Pesquisa - Resumo
Por: Isabella Cavalcante • 13/7/2022 • Trabalho acadêmico • 588 Palavras (3 Páginas) • 159 Visualizações
[pic 1]
Programa de Pós-Graduação em Administração da UECE
Disciplina de Técnicas e Métodos de Pesquisa
Resumo aula 6 – Projeto de Pesquisa
Aluna: Isabella Souza Costa Cavalcante
No capítulo 3 do livro “Pesquisa no mundo real”: “Escolhendo e planejando propostas e projetos de pesquisa”, o autor David E. Gray tem como objetivo fazer com que o leitor consiga gerar novas ideias para temas de pesquisa, identifique um bom tema de pesquisa usando critérios escolhidos, identifique os tipos de temas a evitar, consiga redigir uma proposta acadêmica para um projeto de pesquisa e consiga fazer uma proposta organizacional.
A credibilidade teórica é essencial para que exista um bom tema de pesquisa. A validação dessa credibilidade pode ser dada por meio do acesso a dados relevantes da pesquisa, além da apresentação dos resultados potenciais de forma congruente com os interesses do pesquisador.
A dica para gerar ideias de um bom tema de pesquisa é olhar exemplos de projetos realizados por outros, mas essas ideias também podem surgir a partir de uma leitura bibliográfica ou a partir de um processo de brainstorming. Antes de elaborar a proposta é preciso se certificar que ela corresponde precisamente às especificações. E também é interessante fazer com que essa proposta seja avaliada por outras pessoas antes de apresentá-la.
Jill Collins e Roger Hussey no quinto capítulo da obra “Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação” ensinam como organizar um plano detalhado de pesquisa. Para identificar um problema que pode se tornar uma boa questão de pesquisa é interessante observar as lacunas na literatura.
Após identificar o problema de pesquisa deve-se determinar o objetivo da pesquisa, desenvolver uma estrutura teórica, definir questões/hipóteses de pesquisa, definir termos, identificar as limitações do estudo, decidir-se sobre a metodologia e no fim determinar o resultado esperado.
O livro “Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo e quantitativo” de John W. Creswell também fala sobre a seleção de um projeto de pesquisa explicando os métodos que são utilizados. No primeiro capítulo são abordados os três tipos de projetos: qualitativo, quantitativo e misto.
“As abordagens qualitativa e quantitativa não devem ser encaradas como extremos opostos ou dicotomias, pois, em vez disso, representam fins diferentes em um contínuo” (Newman e Benz, 1998, apud Creswell, 2010, p. 25). São descritas as estratégias de ambos os tipos de pesquisa e também as estratégias dos métodos mistos.
Por exemplo, a abordagem quantitativa tem concepção pós-positivista, estratégia de investigação experimental e avaliações pré e pós-teste das atitudes. Já a abordagem qualitativa tem concepção participativa, modelo narrativo e entrevista aberta. E a abordagem de métodos mistos tem concepção pragmática, coleta sequencial de dados quantitativos e qualitativos.
“O treinamento e as experiências pessoais do próprio pesquisador também influenciam sua escolha da abordagem” (Creswell, 2010, p. 44). Um indivíduo que é mais familiarizado com programas de estatística computadorizados pode ter uma tendência maior a escolher a pesquisa quantitativa.
...