O Prometeu Desacorrentado
Por: Victor Pizzo • 17/6/2020 • Resenha • 538 Palavras (3 Páginas) • 194 Visualizações
A crise da produção proto-industrial permitiu a Inglaterra, junto com a França e a Alemanha, a realizar um grande salto rumo à sociedade industrial das grandes fábricas. O aperfeiçoamento da organização industrial nascida na Europa no final do século XVIII, aconteceria também nos Estados Unidos com Frederick Taylor, na Filadélfia, e Henry Ford, em Detroit, entre fins do século XIX e os primeiros vinte anos do século XX.
A organização científica alcançou o seu apogeu evolutivo nas grandes fábrica metalúrgicas e automobilísticas dos Estados Unidos, onde, através do princípio revolucionário da produção em massa, conseguiu se tornar algo enraizado nas sociedades subsequentes.
Pode-se considerar seis observadores para a realização do testemunho, contra ou a favor, sendo eles: Smith, Taylor e Ford a favor; Owen, Tocqueville e Marx contra a organização industrial do trabalho.
Testemunhas a favor: Smith, Taylor e Ford
Adam Smith: Filósofo e economista britânico do século XVIII, também conhecido como o pai do liberalismo-econômico. Acreditava que a divisão do trabalho e o progresso tecnológico aplicado são os dois principais fatores do desenvolvimento industrial.
Frederick Taylor: Engenheiro mecânico estadunidense do século XIX, reconhecido como o pai da administração científica. Dedicou grande parte de sua vida ao estudo dos fatos e movimentos dos trabalhadores. Para Taylor todos os problemas, sejam pessoais ou sociais, poderiam ser resolvidos com organização e tecnologia. Acreditava que poderia dividir seus trabalhadores conforme suas habilidades e, devido a este método organizacional, poderia fazer suas fábricas renderem cerca de 300% mais do que rendiam.
Henry Ford: Foi um empresário norte-americano do início do século XX. É o fundador da Ford Motor Company. Foi o primeiro a implantar a linha de montagem em série na fabricação de automóveis. Henry Ford inovou no tratamento com os funcionários, reduzindo as horas de trabalho e incentivando com aumentos salariais. Acreditava que o trabalho repetitivo, o fazer contínuo, sempre do mesmo modo, não era um problema mas sim um método de especializar seus trabalhadores em uma única tarefa a fim de fazer eles executarem-a com perfeição.
Testemunhas contra: Owen, Tocqueville e Marx
Robert Owen: Considerado um dos fundadores do socialismo e do cooperativismo. Foi um dos mais importantes socialistas utópico. Acreditava que, para alcançar o sucesso, os capitalistas levaram as classes inferiores, de cujo trabalho originou a riqueza de seus patrões, a um nível de verdadeira opressão assim alcançando um nível profundo de degradação e miséria.
Alexis de Tocqueville: Escritor de uma das mais extraordinárias reportagens sociopolíticas que já foram escritas - De la Démocratie en Amérique - expõem a rachadura da sociedade industrial e se demonstra contra a organização do trabalho. Acredita que o homem deixa de pertencer a si mesmo uma vez que se dispõem ao trabalho alienado e que este método de trabalho causa a perpetuação da desigualdade social.
Karl Marx: Escritor do Manucritos econômico-filosóficos de 1844, Karl Marx, o terceiro e mais implacável acusador da organização industrial
...