TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O REFERENCIAL TEÓRICO

Por:   •  28/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  7.289 Visualizações

Página 1 de 4

2. REFERÊNCIAL TEÓRICO

Vergara (2000) denomina referencial teórico como o capítulo do projeto que tem por objetivo apresentar os estudos sobre o tema, ou especificamente sobre o problema, já realizado por outros autores. Faz, portanto uma revisão da literatura existente, no que concerne não só ao acervo de teorias e a suas críticas, como também a trabalhos realizados que as tornam como referência. Já para Marconi; Lakatos (2003), o referencial teórico permite verificar o estado do problema a ser pesquisado, sob o aspecto teórico e de outros estudos e pesquisas realizados.

          TRANFIELD; DENYER; SMART (2003) dizem que, para se chegar à apresentação do referencial teórico se faz necessário usar uma estrutura narrativa de análise temática, que é uma estrutura na qual o pesquisador destaca e explicita: I) o que é conhecido e já aceito como válido pelas contribuições centrais dos estudos anteriores; (II) a extensão em que o consenso é compartilhado nas várias dimensões de análise, como, por exemplo, abordagens teóricas e modelos causais; (III) a perspectiva histórica do tópico da pesquisa, com menção especial para formulações iniciais, refinamentos contemporâneos da teoria, principais temas emergentes; e (IV) o estado da arte de métodos e das técnicas.

Vergara (2007) diz que o referencial teórico que dará suporte a pesquisa, no entanto, uma das ferramentas usadas na elaboração do referencial teórico são as citações. “A citação é a menção de uma informação extraída de outra fonte”. (NBR 10.520, 2002, p.1).

Nesta seção, o autor deve demonstrar que conhece bem a área ou tema ou assunto, é a parte do trabalho científico que sucede a introdução e precede a metodologia. Para tanto, deve relatar o que outros autores já escreveram ou fizeram de semelhante. Vergara (2007) afirma que essa etapa permite que o autor identifique as lacunas da bibliografia consultada, os pontos que considera que precisam ser confirmados ou reconstruídos, o que, segundo a autora, dará vida ao trabalho científico.

 Segundo Marion, Dias e Traldi (2002), o referencial teórico deve conter um apanhado do que existe de mais atual na abordagem do tema escolhido, mesmo que as teorias atuais não façam parte de suas escolhas. Deve estabelecer os marcos conceituais que vão nortear o desenvolvimento da pesquisa, as linhas de pensamento e as teorias que vão sustentar a análise dos dados que vai colher durante a realização do levantamento, além de apresentar a(s) hipótese(s). O referencial teórico consiste em realizar uma revisão dos trabalhos já existentes sobre o tema abordado. Para Koch (2003), essa revisão da literatura é feita buscando-se nas fontes primárias e na bibliografia secundária. As fontes para essa consulta podem ser obras publicadas, livros, monografias, periódicos especializados e documentos e registros existentes em institutos de pesquisa. 

Segundo Vergara (2000):

“Além de visitar e revisitar a literatura, é no capítulo destinado ao referencial teórico que o autor do projeto revela suas preocupações e preferências, aponta para o leitor as lacunas que percebe na bibliografia consultada, ou as discordâncias que com ela tem ou os pontos que considera que precisam ser confirmados. Lacunas percebidas, discordâncias existentes ou pontos a ratificar permitem novas propostas, reconstruções, dão vida ao trabalho científico. Também elenca outras funções que o referencial teórico possui, por exemplo: permitir que o autor tenha maior clareza na formulação do problema de pesquisa; facilitar a formulação de hipóteses e de suposições; sinalizar para o método mais adequado à solução do problema; permitir identificar qual o procedimento mais pertinente para a coleta e o tratamento dos dados, bem como o conteúdo do procedimento escolhido.” (VERGARA, 2000, pg.35; 36)

Vergara (2000) cita também que, os insumos para a construção do referencial podem ser obtidos: na mídia eletrônica; em livros, periódicos, teses, dissertações, relatórios de pesquisa e outros materiais escritos; com outras pessoas.

Nahuz e Ferreira (2002) apontam que, “Na revisão da literatura, o autor menciona a Literatura por ele selecionada, referente a estudos anteriores que tenham relação direta e específica com o tema abordado. Com base nesse referencial teórico é que se fará posteriormente a interpretação dos resultados obtidos. Uma revisão bem feita e atualizada confere autoridade ao autor”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com