O SEGUIDOR DE LINHA
Por: Maciel Silva • 12/11/2021 • Trabalho acadêmico • 1.663 Palavras (7 Páginas) • 159 Visualizações
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SEGUIDOR DE LINHA
Alexander Rosa da Silva RA - C98BEH2 | Turma EA7P |
Anderson Lima da Rocha RA - D07JAC0 | Turma EA7P |
Diana Ferreira dos Santos RA - D077EC3 | Turma EA7P |
Raiane Soares dos Santos RA - C801976
São José dos Campos - SP 2019 | Turma EA7P |
SUMÁRIO
1 OBJETIVO 2
2 INTRODUÇÃO 3
3 MATERIAIS E METODOS 4
3.1 CÓDIGO 5
4 RESULTADOS 6
5 CONCLUSÂO 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
APÊNDICE 9
OBJETIVO
Construir um robô totalmente autônomo e com todos os componentes embarcados, utilizando como elemento de controle uma placa Arduino.
INTRODUÇÃO
Por que utilizar a placa Arduino?
O Arduino tem sido usado em milhares de diferentes projetos e aplicações devido à sua experiência de usuário simples e acessível. O software Arduino é fácil de usar para iniciantes, mas flexível para usuários avançados.
Existem muitos outros microcontroladores e plataformas de microcontroladores disponíveis para computação física. O Parallax Basic Stamp, o BX-24 da Netmedia, o Phidgets, o Handyboard do MIT e muitos outros oferecem funcionalidade semelhante. Todas essas ferramentas pegam os detalhes confusos da programação do microcontrolador e a envolvem em um pacote fácil de usar. O Arduino também simplifica o processo de trabalho com microcontroladores, mas oferece algumas vantagens:
Baixo custo de compra da placa. As placas Arduino são relativamente baratas comparadas a outras plataformas de microcontroladores. Podendo ser montada manualmente, e até mesmo os módulos pré-montados do Arduino custam menos de 50,00 dolares;
Ambiente de programação simples e claro. O Arduino Software (IDE) é fácil de usar para iniciantes, mas flexível o suficiente para os usuários avançados aproveitarem também;
Compatível com diferentes sistemas operacionais. Com a sua plataforma cruzada o software Arduino (IDE) é executado nos sistemas operacionais Windows, Macintosh OSX e Linux. A maioria dos sistemas de microcontroladores são limitados ao Windows;
Software de código aberto e extensível. O software Arduino é publicado como uma ferramenta de código aberto, disponível para extensão por programadores experientes. A linguagem pode ser expandida através de bibliotecas C ++, e as pessoas que querem entender os detalhes técnicos podem dar o salto do Arduino para a linguagem de programação AVR-C na qual ele se baseia. Da mesma forma, é possível adicionar o código AVR-C diretamente nos programas do Arduino.
MATERIAIS E MÉTODOS
- 1 Placa Arduino Uno;
- 1 Ponte H;
- 1 Chassi de acrílico 200mm x 150mm;
- 1 Protoboard;
- 1 Roda giratória de Ø 4mm;
- 2 Bateria 9 Volts;
- 2 Rodas de Ø 6mm;
- 2 Motores elétricos de 9 Volts; • 2 Sensores infravermelho;
- 18 Jumps.
CÓDIGO
int dirA = 2; //Direção do motor A int velA = 3; //Velocidade do motor A int dirB = 4; //Direção do motor B int velB = 5; //Velocidade motor B int sensorA = A0;// Seleciona a entrada pro sensor A int sensorB = A1;// Seleciona a entrada pro sensor B int valorA;// Armazena o valor do sensor A int valorB;// Armazena o valor do sensor B
void setup(){ pinMode(dirA, OUTPUT);// Configura a dirA como saída pinMode(dirB, OUTPUT);// Configura a dirB como saída
digitalWrite(dirA, HIGH);// Ativa a dirA digitalWrite(dirB, HIGH);// Ativa a dirB
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