O SISTEMA KANBAN
Por: luana.queiroz • 21/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.205 Palavras (17 Páginas) • 366 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE DE OSASCO
KANBAN
NATHALY CALADO NEVES
RA 4412793091
OSASCO
2014
KANBAN
OSASCO
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .................................................................................... 04
1 SISTEMA KANBAN ............................................................................... 05
2 SISTEMA KANBAN DE PRODUÇÃO ..................................................... 05
3 SISTEMA DE MOVIMENTAÇÃO KANBAN ............................................. 05
4 AS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA KANBAN ................................... 06
5 OBJETIVOS DO SISTEMA KANBAN ...................................................... 06
6 KANBAN NO JUST IN TIME …............................................................... 07
7 SISTEMA KANBAM COM 2 CARTÕES .................................................. 08
8 PRÉ-REQUISITOS PARA O KANBAN ................................................... 10
9 BENEFÍCIOS E LIMITAÇÕES DO KANBAN ........................................... 12
10 CONCLUSÃO .......................................................................................... 18
INTRODUÇÃO
Na busca pelo lucro, as organizações empresariais encontram-se em um cenário altamente competitivo e exigente, que não lhes permite desperdiçar recursos, seja eles fungíveis (capitais) ou infungíveis (tempo).
Para alcançar maiores lucros com menores custos, o setor de logística é extremamente importante no planejamento estratégico, pois tem-se uma ampla visão dos pontos críticos que podem afetar toda a estrutura da empresa.
Um dos principais setores sob o comando da Logística é o estoque que apesar de ser parte dos bastidores da empresa, acaba influenciando diretamente quando o assunto é economia e desperdício. Isto ocorre quando não há um controle efetivo do seu conteúdo, o que acarreta a impossibilidade de mensurar a quantidade de mercadorias que será utilizada para vendas, correndo o risco de faltar ou sobrar, trazendo prejuízos para a organização.
Visando a eficiência no controle do estoque, foi criado no Japão, na década de 70, o Just In Time, cujo objetivo é produzir apenas quando se tem a demanda, trabalhando com o estoque mínimo. Dentro do “JIT”, desenvolve-se o sistema KANBAN, que é o nome dado aos cartões utilizados para autorizar a produção e a movimentação de itens, ao longo do processo produtivo.
1. SISTEMA KANBAN
O sistema KANBAN é originário do Japão, e significa cartão visual. Seu surgimento deve-se a observação do executivo Taiichi Ohno, do sistema de reposição de produtos nas prateleiras dos supermercados americanos, onde era comum que os próprios clientes alertassem sobre a necessidade de reposição das mercadorias.
A sistemática do processo KANBAN está relacionada a “puxar” a produção, ou seja, pode-se controlar o fluxo da geração a fim de se obter a mercadoria, diante de sua observação o executivo resolveu implantar seu aprendizado em sua empresa (Toyota), adaptando-a para a linha de produção. Ao se implantar este método, houve melhora significativa na produção.
2. SISTEMA KANBAN DE PRODUÇÃO
É inerente ao sistema KANBAN tornar visível a quantidade de peças e componentes necessários para se produzir o produto, e solicitar as peças para a próxima etapa no processo de produção, ganhando grande agilidade e economia no processo.
A intenção do processo utilizado no SISTEMA KANBAN é que não faltem peças no momento da montagem, evitando-se parar a fabricação, o que levaria à perda de tempo. O sistema funciona com cartões que serão monitorados e quando visto a necessidade de reposição de peças para a realização do trabalho, um colaborador fica responsável por abastecer a área de produção, evitando que se interrompa seus serviços.
É importante ressaltar que tende a evitar-se o desperdício, vez que há o controle das quantidades necessárias para a fabricação.
3. SISTEMA DE MOVIMENTAÇÃO KANBAN
Tal sistema diz respeito ao transporte das peças pela área interna da empresa ou fora dela, conforme mostrado anteriormente, deslocando as peças para a área de produção.
4. AS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA KANBAN
Tem-se como característica básica um sistema de controle de fluxo, de informações e produção em um ambiente JIT, que controla harmoniosamente a produção na quantidade e no tempo certo, assim diminuindo os estoques, melhorando a produtividade e interligando todas as operações internas e externas da fábrica.
COMPONENTES BÁSICOS DO SISTEMA KANBAN:
1. Cartões de autorização:
1.2.
...