TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O novo gestor de pessoas

Por:   •  23/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.598 Palavras (7 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 7

O NOVO GESTOR DE PESSOAS

A moderna Gestão de Pessoas (GP) consiste e várias atividades integradas entre si no sentido de obter efeitos sinergísticos e multiplicadores tanto para as organizações como para as pessoas que nelas trabalham (CHIAVENATO, 2010).

Cada gestor em seu trabalho desempenha quatros funções administrativas que constituem o processo administrativo, que visa: Saber planejar, organizar, dirigir e controlar. O gestor não desempenha seu trabalho sozinho, é necessário que cada gestor tenha uma equipe responsável que lhe ajude a desempenha sua função. É com sua equipe de subordinados que o administrador executa as tarefas e alcança metas e objetivos.

Os gestores utilizam um tempo bastante considerável na gestão de pessoas, com reuniões, conversas individuais ou grupais, fazem telefonemas, mandam e-mails, solucionam problemas e definem planos futuros. Todo gerente é responsável por tudo que ocorre na empresa, como exemplo ele é responsável pelo conserto da maquina que falha, da produção que deve ser feita de acordo com a demanda. Se algum caso ocorra algum problema na empresa, o responsável e o gestor da empresa, então e necessário que todo gestor passe por treinamentos, tenha métodos e saiba o que está fazendo, pois ele é o responsável por o que ali acontece naquele lugar.

O papel do administrador desse novo milénio vai além de uma simples supervisão de recursos e efetivação de tarefas, pois com as mudanças de contexto global, muda-se o jogo, as regras e possivelmente as estratégias. Essa será a única certeza que o gestor irá ter, sendo assim a adaptabilidade será o grande diferencial deste profissional.

OS CONFLITOS

Segundo CHIAVENATO (2010), Quando os dois lados, gerentes de linha e especialistas de GP tomam decisões sobre as mesmas pessoas, geralmente ocorrem conflitos. O conflito ocorre porque os gerentes de linha e os especialistas em GP discordam sobre quem em a autoridade para tomar as decisões sobre as pessoas ou porque tem diferentes orientações a respeito. Os conflitos entre Linha e staff já são bem conhecidos. O especialista de staff esta preocupado com suas funções básicas de proporcionar consultoria, aconselhamento e informação sobre a sua especialidade. Ele não tem autoridade sobre o gerente de linha. O gerente de

Linha tem a autoridade para tomar as decisões relacionadas com suas operações e seus subordinados.

Essa situação ocasiona prejuízos à empresa, então é necessário que ambas as partes entre em acordo. O gestor precisa busca soluções que não prejudique nenhuma das partes, é necessário que seja elaborada um método para ter melhorias para reduzir esse conflito entre linha e staff. Essas melhorias devem se enquadrar uma dentro da outra, ou seja, é necessário demonstrar aos gerentes de linha os benefícios de usar programas de GP. Também é preciso treinar os gerentes e especialistas de GP em como trabalhar juntos e tomar decisões conjuntas.

Os novos gestores da atualidade devem ter interações em todo ambiente da empresa, ou seja da área de limpeza até a produção de materiais. Nos dias atuais as tarefas mudaram os gestores também são monitorados pelos seus subordinados, eles também passam por avaliações. Portanto os gestores devem mostrar exemplos para poder também colher bons exemplos de seus subordinados.

A RESPONSABILIDADE DE UM GESTOR

Todo gestor tem responsabilidades essenciais para o funcionamento do local onde está gerenciando, então o gestor tem diversas responsabilidades dentro do local de trabalho, como algumas delas sendo:

1-Saber treinar e preparar as pessoas para o trabalho

2- Saber Avaliar e melhorar o desempenho de cada pessoa no cargo ocupado.

3- colocar a pessoa certa no lugar certo, ou seja, saber recrutar e selecionar.

Essas são algumas das responsabilidades que um gestor deve ter para obter um sucesso na organização.·.

Segundo Katz (1955), “o sucesso do administrador depende mais do seu desempenho e da maneira como lida com pessoas e situações do que de seus traços particulares de personalidade. Depende daquilo que ele consegue fazer e não daquilo que ele é”.

O desempenho dos funcionários em parte é responsabilidade do gestor, o qual irá alocar estes talentos estrategicamente dentro da empresa de forma que ele possa extrair deste colaborador as habilidades necessárias para a efetivação dos objetivos organizacionais. Para que o colaborador se desenvolva em uma

organização, o gestor de pessoas deve estruturar suas ações de modo que os colaboradores tenham as ferramentas básicas para alcançar a melhor produtividade e encontrem satisfação naquilo que fazem. Funcionário feliz e competente é funcionário que contribui para o seu próprio crescimento pessoal e organizacional. Lembrando que, mesmo que motivação seja um processo interno, não podendo ser imposto, o gestor de pessoas pode facilitá-la, lutando por benefícios, por um ambiente seguro e harmonioso, acompanhamentos e feedbacks, bem como treinamentos mais assertivos.

FUNCÕES BASICAS DE UM GESTOR DE PESSOAS.

O Gestor de pessoas neste contexto terá que criar mudanças de forma ordenada de tal forma que possa ter como resultado o aumento dos dividendos de uma determinada organização, dispondo de novos e antigos recursos visando para a efetivação dos objetivos organizacionais. Para que isso aconteça o administrador necessita de usar algumas funções básicas como sendo algumas delas:

Planejar - visualizar um estado futuro e traçar um plano de ação.

Organizar - é o processo de arrumar os fluxos de homens e materiais de trabalho, para obter o máximo resultado comum mínimo de cada recurso utilizado (meio de estruturar a execução do plano).

Dirigir - realização dos planos através das pessoas.

Controlar - assegurar se tudo ocorre de acordo com o planejado, às ordens dadas e os princípios adotados.

Nada disso será possível se o gestor organizacional não dispuser do total conhecimento da empresa, das rotinas administrativas que a sustentam, de forma que ele possa alocar os recursos necessários para a realização eficiente e eficazmente destas tarefas ali realizada naquele recipiente. O administrador deve pensar globalmente e atuar na empresa, se manter informado e anteceder os fatos que ocorrem fora da sua empresa, pois é lá que as determinantes iram ditar a ações intra-organizacionais. Somente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com