DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS PARA ENGENHEIROS GESTORES
Por: Bove • 16/3/2021 • Bibliografia • 3.341 Palavras (14 Páginas) • 200 Visualizações
DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS PARA ENGENHEIROS GESTORES
Márcio da Silva Pereira Bove [1]
RESUMO
Engenheiros habitualmente são designados a realizar atividades que envolvem projeto, planejamento, construção e manutenção de sistemas tecnológicos, podendo atuar como gerentes, líderes ou coordenadores. Empresas competitivas, tecnológicas, inovadoras, ambientalmente corretas e estratégicas, buscam engenheiros com competências, habilidades e atitudes para apresentar resultados satisfatórios na condução de suas equipes frente a demandas tecnológicas. No entanto, a formação em nível de graduação dos engenheiros, negligência ou ignora absolutamente o desenvolvimento de saberes no campo da administração de pessoas, fazendo com que engenheiros gestores busquem ampliar suas competências em gerir pessoas para alcance de metas organizacionais. Desta forma, este artigo visa o estudo técnico-científico sobre os processos de gestão e liderança de pessoas para que engenheiros gestores possam compreender sobre os desafios envolvidos a cerca do desenvolvimento pessoal e profissional no campo da gestão pessoas.
Palavras-chave: Gestão de Pessoas, Grande Área da Engenharia, Liderança.
ABSTRACT
Engineers are usually assigned to carry out activities involving the design, planning, construction and maintenance of technological systems, and may act as managers, leaders or coordinators. Competitive, technological, innovative, environmentally correct and strategic companies seek engineers with skills, abilities and attitudes to present satisfactory results in the management of their teams against technological demands. However, the undergraduate training of engineers, neglect or absolutely ignores the development of knowledge in the field of people management, causing engineers managers to seek to expand their skills in managing people to achieve organizational goals. In this way, this article aims at the technical-scientific study on the processes of management and leadership of people so that managers can understand about the challenges involved about personal and professional development in the field of people management.
Keywords: People Management, Major Area of Engineering, Leadership.
- INTRODUÇÃO
Gestores capazes de gerir[2] tecnologias com ênfase na condução de equipes, administrando pessoas e recursos de forma estratégica, mitigando desperdícios causados pela falta de planejamento e organização, apto para provê equipes de alta performance, que conquistam continuamente resultados satisfatórios de forma eficiente e eficaz em um bom clima organizacional, tem ganhado destaque no mundo corporativo e tem sido o desejo das empresas empreendedoras. Um dos principais desafios neste cenário para o engenheiro na atribuição de gestor faz referência a capacidade de identificar claramente as expectativas que a organização tem em relação ao futuro alinhado com às expectativas das pessoas enquanto indivíduos. Este conceito revela que, para gerir pessoas, o gestor deve ter uma visão estratégica, reunindo esforços de forma a integrar as diversas variáveis (tecnológicas, econômicas, políticas, sociais, psicológicas, sociológicas, entre outras) que influenciam a organização como um todo.
O sucesso de qualquer organização, está intrinsicamente atrelada a qualidade do quadro de colaboradores da empresa, e por este entendimento que a gestão de pessoas nas mais diversas áreas do ambiente coorporativo vêm passando por um profundo processo de transformação. O entendimento atual das empresas acerca da valorização do capital humano como uma estratégia, baseasse no fato de que o desempenho de uma organização depende da contribuição de quem trabalha nela e da forma como a equipe se organiza, pois são as pessoas que possuem dinâmica, ou seja, que produzem, vedem, servem ao cliente, tomam decisões, lideram, motivam, comunicam-se, supervisionam, gerenciam e dirigem os negócios da empresa. De acordo com Chiavenato, (1997, p. 20).
“O que está por trás de toda essa mudança é a necessidade de administrar as pessoas mais de perto. De aproximá-las da alta direção. De senti-las e percebê-las. De permitir que elas realmente trabalhem com o coração e com a inteligência e não apenas com os músculos ou com os hábitos. Sobretudo, que participem da empresa não como recursos mecânicos de produção, mas como pessoas criativas, inteligentes, responsáveis, que podem dar muito mais do que simplesmente esforço físico ou muscular na forma de contribuições proveitosas e necessárias ao sucesso empresarial”
Para DESSLER (2003, p11).
“Pessoas estão por trás do nosso sucesso. Máquinas não têm ideias, não resolvem problemas, não agarram oportunidades. Somente pessoas que estejam envolvidas e pensando fazem à diferença (...).
Portanto, este artigo está estruturado a partir da pesquisa qualitativa, tendo como base referências bibliográficas de livros, artigos e documentos da área de gestão, abordando temas como processos de gestão e liderança de pessoas, visando contribuir para que engenheiros gestores possam refletir sobre os desafios e necessidades de desenvolvimento pessoal e profissional no campo da administração de pessoas. Assim, o artigo aborda processos, elementos e tecnologias da gestão de pessoas, qualidades e comportamentos admirados em líderes e liderança 3D.
- GESTÃO DE PESSOAS
Engenheiros de uma forma geral são preparados para o raciocínio analítico e lógico no campo das exatas conforme sua área de estudo, tendo a capacidade de relacionar variáveis complexas e produzir soluções inteligentes e relevantes para o desenvolvimento da sociedade, porém sua formação apresenta uma grande lacuna no aprendizado de competências, habilidades, técnicas e métodos na área de ciências humanas no âmbito da gestão de pessoas, que tem como objetivo a administração, potencialização e eficiência do capital humano dentro das empresas, melhorando a qualidade de vida e produtividade dos colaboradores.
O moderno conceito de gestão de pessoas atualmente vive profundas transformações, devido a eventos como globalização, desenvolvimento de novas tecnologias, modernização de produtos e serviços, padrões culturais e políticos, dentre outros acontecimentos que afetam a cadeia de produção e consumo, porém o conceito que trata da valorização profissional e humana como base para que colaborares e empresa tornem-se parceiros, visando o alcance mútuo dos objetivos individuas e organizacionais, tem sido fortalecido no ambiente coorporativo. Logo, o desafio no contexto atual e futuro visa criar condições para que colaboradores assumam atitudes diferenciadas diante de sua trajetória profissional, investindo tempo, dedicação e recursos para que a empresa alcance sua missão e consecutivamente trabalhadores atinjam seus objetivos profissionais. A Tab.1 apresenta os processos básicos da gestão de pessoas, visando apresentar os processos essências que devem nortear os gestores acerca do fortalecimento entre colaboradores e empresa. Esses processos, segundo Dutra (2006) é formado por pessoas, pela organização, pelos processos de apoio e as bases estruturais.
...