O pacto de trabalho entre o empregado e o empregador
Por: Paulo Zago Jr. • 17/10/2017 • Dissertação • 364 Palavras (2 Páginas) • 119 Visualizações
O pacto de trabalho entre o empregado e o empregador depende de alguns fatores para manutenção ou quebra do vínculo. Explique os fatores que influenciam a manutenção ou quebra desse pacto.
Fatores de manutenção ou quebra do vínculo:
Evidentemente: enquanto houver vínculo entre um empregado e um empregador haverá também duas possibilidades: a manutenção ou a quebra deste vínculo. Essas duas possibilidades dependem da combinação de alguns fatores:
→ Conhecimento: como a realidade de vida da pessoa confronta com a realidade vivida no trabalho;
→ Atitude: que tipo de atitude a pessoa costuma adotar;
→ Comportamento individual e do grupo;
→ Institucionalização: como as práticas individuais e grupais se enquadram no sistema organizacional.
É interessante saber até que ponto as partes (empregado e empregador), estão dispostas a manter o vínculo, ou seja, qual é o nível de interesse que elas se dispõem a assumir. Outro fator que pode colaborar é como se dá a comunicação informal dentro da empresa, imagine que um simples boato pode provocar o desligamento de uma pessoa do emprego.
Um outro fator que merece ser lembrado é justamente a confiança. Acreditar um no outro é um fator determinante para garantir avanços no contrato de forma a conseguir uma estabilidade na relação tanto no sentido quantitativo (tempo), quanto no sentido qualitativo. É interessante dizer que se não existe confiança não existe serventia, ou seja, se você não puder confiar numa pessoa, ela não lhe serve.
Em tempo, é importante falar que o empregado muitas vezes pode entrar em contradição em razão daquilo que lhe é exigido. Por exemplo: o empregado tem por princípio sempre dizer a verdade. No entanto, às vezes o chefe dá a seguinte ordem: - Se alguém me procurar, diga que eu não estou. Embora pareça uma ordem simples de ser cumprida, o empregado pode se sentir mal em executá-la. Olha que estamos falando de algo corriqueiro, imagine que existem outras ordens que colocam o funcionário em situações muito mais contraditórias. Além desses fatores internos temos ainda fatores externos que podem influenciar a relação como é o caso de problemas relacionados à economia do país, sindicatos etc. que enfraquecem o contrato psicológico. No entanto, as partes envolvidas devem se esforçar no sentido de criar estratégias para mantê-lo.
...