O que é etnocentrismo
Por: mainesharon • 23/4/2015 • Resenha • 572 Palavras (3 Páginas) • 132 Visualizações
Homem e Sociedade Prof° Edgar
Administração
Turma: 01/ AD1A17
Nome: Maine Sharon do Nascimento Batista RA: C502AD1
Principais conceitos apresentados
O autor Everardo Rocha, no primeiro capítulo já transmite para nós o significado O que é Etnocentrismo, então ele no diz que é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência.
Segundo ele o etnocentrismo acontece quando há culturas distintas convivendo um com os outros. Vendo as diferenças um dos outros começam a ter juízos de valores em relação aos costumes dos outros. E também busca a entender as diferenças através de uma visão antropológica.
Ele defini um de seus conceitos um pano de fundo entre o eu e o outro, portanto se nos deparamos com um grupo social diferente, geramos um conflito intelectual que fere nossa própria identidade cultural, ou seja, não é aceito pelo grupo eu. “Eu” (aquele que compartilha muitas vezes da mesma maneira, atribuindo significados comuns e agindo de forma semelhante) se depara com outro grupo do “outro” do “diferente” (que age de uma maneira totalmente diferente da minha, mas ainda é preciso entender que este grupo existe e vive a sua maneira) ocorre então um choque que gera o etnocentrismo, a partir do momento que constata-se as diferenças e estas de certa forma se colocam ameaçadoras uma vez que ferem nossa própria identidade.
Conforme o autor, não é propriedade de uma única sociedade, mas se faz uma atitude que é encontrada tanto na história das sociedades, como está presente em nosso cotidiano. No etnocentrismo, quando tem a mesma atitude informa os diferentes grupos. Cada um traduz do jeito da sua própria cultura o significado dos objetos cujo sentido foi forjado na cultura do “outro”. O etnocentrismo passa exatamente por um julgamento do valor da cultura, do “outro” nos termos da cultura do grupo do “eu”.
E por fim deu se a entender a termino de ler o livro que o conceito de etnocentrismo é que consiste em menosprezar a cultura alheia com base da sua cultura, dessa forma o individuo passa a achar os seus modos corretos e não aceita a diversidade cultural como certa.
Como você percebe o Etnocentrismo no seu cotidiano?
O etnocentrismo no nosso cotidiano mostra muitas coisas dentre umas a xenofobia, preconceitos contra estrangeiros, ou pessoas de outra origem. Muitas pessoas julgam as outras antes de conhecê-las, o que eu acho que é muito errado, pois não devemos tratar os outros como não queremos ser tratados. Temos também o preconceito contra a religião, eu só acho que cada um segue a religião que quiser e que placa de igreja não implica em nada.
Outro fator é o preconceito de classe social, um exemplo aqui na faculdade mesmo como vemos o grupo de odonto não se mistura com outro, “ é o que eu vejo”. Tanto na faculdade ou escola sempre vai haver esse tipo de preconceito.
...