O sucesso e o empreendedorismo
Por: nicoca • 1/12/2015 • Projeto de pesquisa • 4.483 Palavras (18 Páginas) • 214 Visualizações
FACULDADE MERIDIONAL – IMED
Escola de Administração
MBA em Gestão de Pessoas
Tatiane Manfron Bacega
A relação entre perfil empreendedor e a percepção de sucesso na carreira: um estudo a partir de empreendedores de pequeno e médio porte.
Projeto de Pesquisa
Orientador: Prof. Dr. JandirPauli
Passo Fundo
2015
Tatiane Manfron Bacega
A relação entre perfil empreendedor e a percepção de sucesso na carreira: um estudo a partir de empreendedores de pequeno e médio porte.
Projeto de Pesquisa apresentado ao MBA em Gestão de Pessoas, na Escola de Administração da Faculdade Meridional – IMED, como requisito parcial para obtenção do grau de Especialista em Gestão de Pessoas, sob orientação do Prof. Dr. Jandir Pauli.
Passo Fundo
2015
RESUMO
A percepção de sucesso na carreira é um dos balizadores das decisões profissionais dos talentos no mercado de trabalho e as práticas de gestão de pessoas nem sempre atendem às expectativas de carreira daqueles que a empresa deseja atrair. Nos dias de hoje, as organizações estão cada vez mais voltadas para o aproveitamento de profissionais que possuem o perfil empreendedor. Percebe-se então que o empreendedor não é apenas o indivíduo que investe de forma positiva em um negócio próprio, mas aquele que, através do desenvolvimento de características pessoais, contribui para o alcance dos objetivos da empresa como num todo. O objetivo deste trabalho é avaliar a percepção do sucesso na carreira partir do perfil empreendedor de proprietários de empresas de micro e pequeno porte. A análise desta pesquisa, replicará o modelo de classificação de perfis desenvolvido por Miner (1998). A metodologia utilizada será de natureza quantitativa-descritiva a partir de uma amostra será composta por 150 micro e pequenos empresários, de diversos segmentos de atuação, em um município no Norte do estado do Rio Grande do Sul.
Palavras Chave: Sucesso, Carreira, Empreendedorismo, Gestão.
1 APRESENTAÇÃO
1.1 Acadêmica:
Nome: Tatiane ManfronBacega
E-mail:taty.manfron@hotmail.com
Telefone: (54) 3311-2173
1.2 Orientador:
Nome: Jandir Pauli
Titulação: Dr.
E-mail: jandir@imed.edu.br
2 INTRODUÇÃO
O cenário atual do mercado de trabalho é marcado pela intensa competição, influenciado pela precarização de contratos, pela acumulação do capital, pela criação de novas profissões, por mudanças tecnológicas bruscas que impactam no conteúdo e na natureza das tarefas (AGUIAR, 2013). A percepção de sucesso na carreira é um dos balizadores das decisões profissionais dos talentos no mercado de trabalho e as práticas de gestão de pessoas nem sempre atendem às expectativas de carreira daqueles que a empresa deseja atrair. Pode-se dizer que as carreiras de um sujeito se constroem como uma sequência de percepções individuais, atitudes e comportamentos que deixam transparecer um desenvolvimento e um êxito nas experiências de trabalho e de vida de uma pessoa e que a percepção de sucesso na carreira é um dos balizadores das decisõesprofissionais dos talentos no mercado de trabalho e as práticas de gestão de pessoas nem sempre atendem às expectativas de carreira daqueles que a empresa deseja atrair.
Nos dias de hoje, as organizações estão cada vez mais voltadas para o aproveitamento de profissionais que possuem o perfil empreendedor. Percebe-se então que o empreendedor não é apenas o indivíduo que investe de forma positiva em um negócio próprio, mas aquele que, através do desenvolvimento de características pessoais, contribua para o alcance dos objetivos da empresa num todo. Segundo Miner (1988), o empreendedor é classificados em cinco categorias, sendo ela: o realizador, o supervendedor, o autêntico gerente e o gerador de idéias e o empresário complexo.
O objetivo deste trabalho é avaliar a percepção do sucesso na carreira partir do perfil empreendedor de proprietários de empresas de micro e pequeno porte. A metodologia utilizada será de natureza quantitativa descritiva observacional a partir de uma amostra será composta por 150 sujeitos, de diversos segmentos de atuação, em um município no Norte do estado do Rio Grande do Sul.
.
3 REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
3.1 Carreira e Sucesso
Motta (2006) define carreira como uma sequência de posições ocupadas e de trabalhos realizados durante a vida de uma pessoa. As carreiras se constroem como uma sequência de percepções individuais, atitudes e comportamentos que deixam transparecer um desenvolvimento e um êxito nas experiências de trabalho e de vida de uma pessoa. Dutra (2004), ao afunilar tais conceitos, aponta o desenvolvimento profissional como a capacidade para assumir atribuições e responsabilidades em níveis crescentes de complexidade. Entendendo-se complexidade como um conjunto de características objetivas de uma situação, as quais estão em processo contínuo de transformação.
A partir de tais considerações, carreira pode ser entendida como a sequência de posições ocupadas durante a vida de uma pessoa, em função não só dos trabalhos, estudos e outras experiências de vida, mas também das suas percepções individuais, atitudes e comportamentos profissionais, que resultam em desenvolvimento de competências para lidar com situações de trabalho de maior complexidade, e em constante transformação. A partir disso a seguinte questão emerge: o que seria então, a partir dessa definição de carreira, o sucesso? London e Stumpf (2010), apesar de não utilizar a terminologia “sucesso”, afirmam que a progressão na carreira refere-se às mudanças no trabalho relativas a resultados profissionais ou psicologicamente positivos. Além do avanço para maiores níveis salariais e organizacionais, inclui também qualquer mudança no trabalho em um ou mais dos seguintes itens: cargo mais abrangente, maior satisfação com a vida, sentimentos de sucesso psicológico e autovalorização, sentimentos de competência, maestria e realização, alcance de recompensas organizacionais tais como dinheiro, prestígio, poder e status.
...