OS AMBIENTES VIRTUAIS NA ADMINISTRAÇÃO
Por: Fernanda Frazão • 19/8/2020 • Trabalho acadêmico • 2.183 Palavras (9 Páginas) • 114 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
CENTRO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO
Faculdade de Administração
Disciplina: Administração de Negócios em Ambientes Virtuais
RELATÓRIO FINAL/PROPOSTA - Situação Problema/Estudo de Caso No. 03
Curso: Administração Turma: 0103 Data: 02/03/2020
Grupo No 05 | Função: | |
Eduardo Ferrazza | RA 17018094 | |
Fernanda Frazão | RA 16176760 | |
Gabriel Cunha | RA 17194218 | |
Maria Alice Cometti | Membro | RA 17231986 |
Rodrigo Marocci | RA 17078346 | |
Caio Missiato Rodrigues | Porta Voz | RA 20804779 |
- ESTRATÉGIAS DE PESQUISA
O grupo pesquisará os conceitos de e-business, e-commerce, as categorias de e-commerce, TIC’S, estratégias de Marketing, segurança e privacidade, e-marketing e estratégias de diferenciação.
- CONCEITOS RELEVANTES
Público Alvo: Para o público alvo, RABAÇA e BARBOSA (1987, p. 485) nos fornece a seguinte definição “Parcela da população a qual é dirigida a mensagem. Segmento do público que se pretende atingir e sensibilizar com uma campanha, produto, em anúncio, uma notícia, etc”.
Segundo Kotler e Keller (2006) após identificar segmentos dos públicos potenciais, uma empresa deve decidir quantos e quais deseja focar. Os profissionais de marketing estão cada vez mais combinando diversas variáveis para identificar mercados-alvo menores e mais definidos.
E-commerce: “O comércio eletrônico (CE) é a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócio num ambiente eletrônico, por meio da aplicação intensa das tecnologias de comunicação é de informação, atendendo aos objetivos de negócio”.(ALBERTIN, 2010, p. 3)
E-business: "E-business: todas as transações de negócios feitas entre as empresas pela internet. Engloba a realização de toda a cadeia de valor, em um ambiente eletrônico, não se restringindo às transações comerciais de compra e venda". (LIMEIRA, 2007, p. 335). (Anexo 1)
Modelos de Negócio: “A infraestrutura de comunicação e informação pública ofereceu a inédita possibilidade de todos os participantes do ambiente empresarial e social interconectam-se de forma fácil, livre e a custos reduzidos, denominado de Mercado Aberto.” (ALBERTIN, 2010, p. 61).
Estratégia de Diferenciação: “[...] desenvolvimento de um conjunto de características diferenciadas e valorizadas pelo cliente para distinguir o produto ou serviço em comparação aos dos concorrentes [...]” (LIMEIRA, 2007, p.8)
Estratégia de Segmentação: “Seleção do público-alvo para o produto ou serviço por intermédio da identificação dos diversos grupos ou segmentos de consumidores, os quais têm necessidades e características similares [...]” (LIMEIRA, 2007, p.6)
Política e Segurança: “ A política de Segurança de Informação, entendida como o conjunto de diretrizes, regras, procedimentos, autoridades e responsabilidades, tem como objetivos principais: confidencialidade ou privacidade; integridade dos dados; disponibilidade; consciência; isolamento ou uso legítimo; auditoria; confiabilidade. ” (ALBERTIN, 2010, p.225)
TIC’s: “As tecnologias de informação e comunicação (TICS), possuem alto impacto nas relações sociais, empresariais e nas instituições. O emprego das TICS, é iniciada com o e-mail e a pesquisa eletrônica, denominando-a de “governança eletrônica”. Sua presença, tem como principais objetivos o alcance e a melhoria continua de qualidade, facilidade de acesso aos serviços prestados por meio da internet e a participação popular no exercício da cidadania. (Pereira e Silva, 2010, p.153).
- APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DA EMPRESA INDICAMIGA
Nossa proposta corresponde a um novo conceito de compra de maquiagens. Será um aplicativo que tem como função a entrega instantânea ou agendada de maquiagens e produtos de beleza. Ao entrar em nosso aplicativo, a pessoa criará uma conta, contendo informações pessoais como Nome e CPF, ao criar sua respectiva conta, o usuário responderá um questionário com suas preferências de produtos, e terá como diferencial sua inteligência artificial, na qual identificamos a solução de produtos para cada usuário.
O nosso aplicativo irá combinar uma influenciadora digital virtual e uma plataforma de vendas de cosméticos com duas vertentes: entrega express e venda online. Conseguiremos por meio da Inteligência Artificial criar a “...”, nossa robô que conhecerá nossa cliente mais que sua melhor amiga e entenderá suas necessidades de beleza para criar a melhor experiência na compra de maquiagens e cosméticos levantando sempre a bandeira do consumo consciente. Por meio de uma base de dados extremamente robusta e inteligente, as consumidoras terão acesso desde o shampoo ideal para seu tipo de cabelo até qual o melhor creme noturno para passar no seu momento de skincare. E assim, ao montar o kit perfeito dentro do seu orçamento, essa cliente será direcionada a finalizar sua compra ou colocar os outros produtos numa necessaire virtual personalizada.
Nossa plataforma não se resumirá no âmbito digital. Atuaremos com perfumarias locais, e disponibilizaremos via aplicativo, qual os nossos produtos disponíveis para entrega imediata, ou seja, se a cola do cílios postiços acabar, nosso aplicativo será uma solução para nossas clientes irem com a maquiagem perfeita à balada. Tudo isso será possível por meio de parcerias que faremos com as maiores perfumarias online (Sephora, Beleza na Web, Ikesaki etc) e também marcas que trabalham com e-commerces (Maybelline, Quem Disse Berenice, L’Oreal etc). Nós levamos as clientes até os produtos e as nossas parceiras levam o produto até a casa delas. Já a entrega express, acontecerá por intermédio de perfumarias locais cadastradas, a Indicamiga trabalhará com o delivery dos produtos. Inicialmente com uma operação reduzida (São Paulo e Campinas), as clientes do app poderão de forma expressa ter em mãos suas compras no mesmo dia. Em relação as lojas, serão duas opções: utilizar os nossos entregadores ou os seus. O maior diferencial da nossa empresa é a forma de fidelizar as clientes e garantir que elas continuem comprando através do nosso aplicativo. Com a nossa robô personalizada queremos criar um relacionamento, que seja digital, para que a consumidora saiba com quem contar na hora que estiver precisando de um produto ou apenas querendo comprar maquiagens novas. A questão do delivery auxilia também a criação desse vínculo, pois mostra para consumidora nosso senso de urgência em ajudá-la.
...