TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS BENEFICIOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

Por:   •  29/9/2016  •  Resenha  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 5

Os benefícios da responsabilidade social

A responsabilidade social se tornou assunto de extrema importância para a sociedade em geral. Preocupar-se com o lado social deixou de ser importância somente das organizações focadas em tal ponto, mas de todas as organizações num contexto geral.

Empresas, num contexto geral, estão preocupadas em serem mais responsáveis socialmente, ambientalmente e empresarialmente. Isso se torna um ponto positivo para elas, trazendo inúmeros benefícios.

A Responsabilidade Social é um fator preponderante de ser estudado, pois ao conscientizar pessoas e empresas sobre sua relevância, nos trará muitos benefícios. Atualmente as empresas estão cada vez mais tendo precaução e responsabilidade com seus métodos produtivos e com os recursos disponíveis, para que as gerações atuais não possam vir a sofrer consequências futuras.

Hoje percebemos que as pessoas estão cada vez mais interessadas em saber suas obrigações na área socioambiental, e as organizações percebem, que o Estado, sozinho, não consegue dar conta de tais obrigações. É ai que as organizações veem que são parte integrante da sociedade e descobrem que tem por consequência a responsabilidade social e ambiental dentro de suas empresas.

Destaca-se como objetivos, conceituar a respeito da responsabilidade social, juntamente com seus benefícios, mostrar a importância para as empresas de serem responsáveis socialmente, entre outros.

A responsabilidade social deixou de ser apenas um conceito, se tornando um valor pessoal, empresarial, institucional, pois ela consegue afetar diretamente no comportamento de todos os integrantes de uma organização. Sendo assim, a responsabilidade social, diz respeito aos negócios da organização e como eles são conduzidos.

A responsabilidade social somente é vivenciada dentro das empresas, a partir do momento, que de forma voluntaria, adotam posturas, comportamentos ou ações que traga o bem-estar dos seus publico interno e externo, envolve o beneficio da coletividade. É considerada uma pratica voluntaria, por não ser uma ação compulsória imposta pelo Governo ou por qualquer incentivo externo.

O mercado global está levantando questionamentos no que diz respeito à relação da organização e seus stackholders[1], muitas mudanças têm surgido ao que tange a responsabilidade social empresarial para com estes, porém as organizações devem atentar não apenas a questões como suas responsabilidades econômicas e legais, mas também a suas responsabilidades éticas, morais e sociais.

Existem vários conceitos para Responsabilidade Social Empresarial, mas para Dias, 2007, p.153 apud ARAYA, 2003, p. 76, define o conceito como sendo uma forma de “promover um comportamento empresarial que integra elementos sociais e ambientais que não necessariamente estão contidos na legislação, mas que atendem ás expectativas da sociedade em relação á empresa.”

Dessa forma, devido a grande competitividade de mercado, as empresas não devem apenas visar o lucro para possuírem prestígio e respeitabilidade, é necessário ter responsabilidade social mesmo que não tenha legislação.

Desde o final da década de 80 que a ética e a responsabilidade social passaram a serem temas importantes para a Administração e Gestão Organizacional. Não é mais suficiente apenas produzir bens e serviços que sejam consumidos. É preciso ter eficácia organizacional e uma relação saudável com o meio em que se está inserido. É preciso, também, ter equilíbrio entre os interesses dos acionistas e agir com responsabilidade social em relação a toda a comunidade. (ALBUQUERQUE, 2009, p.130)

O termo Responsabilidade Social não é apenas utopia, as organizações estão conscientes de sua existência e importância para a sociedade. A comunidade não deseja apenas produtos e serviços que atendam a um desejo ou necessidade ,ela exige que além disso, a empresa possua responsabilidade com o social.

Para RIBEIRO (2012, pag. 34):

Ser socialmente responsável implica, para a empresa, valorizar seus empregados, respeitar os direitos dos acionistas, manter relações de boa conduta com seus clientes e fornecedores, manter ou apoiar programas de preservação ambiental, atender á legislação pertinente á sua atividade, recolher impostos, apoiar ou manter ações que visem diminuir ou eliminar problemas sociais nas áreas de saúde e educação e fornecer informações sobre sua atividade. Em resumo, a empresa deve ter os conceitos de ética e transparência como princípios básicos de sua conduta.

As organizações tanto do setor público, privado ou do terceiro setor, independente de seu tamanho e segmento, estão proporcionando transparência em suas ações, tanto organizacionais quanto em relação às ações com os envolvidos em sua atividade afim, buscando um equilíbrio com a comunidade.

Com o passar dos anos, o conceito de Responsabilidade Social, foi se dividindo e criando novos conceitos, entre eles Responsabilidade Social Corporativa, Responsabilidade Social Ambiental e Responsabilidade Social Empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (153.4 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com