OS CONCEITOS INICIAIS DE EMPREENDEDORISMO
Por: Paulo Armstrong • 24/7/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 810 Palavras (4 Páginas) • 183 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ[pic 1]
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
EMPREENDEDORISMO
BRUNO DE MELO DODT
JOSE TALLYSON SOUSA MOTA
paulo armstrong adriano pontes
pedro emanuel pereira damasceno
CONCEITOS INICIAIS DE EMPREENDEDORISMO
FORTALEZA-CE
2019
BRUNO DE MELO DODT
JOSE TALLYSON SOUSA MOTA
paulo armstrong adriano pontes
PEDRO EMANUEL PEREIRA DAMASCENO
CONCEITOS INICIAIS DE EMPREENDEDORISMO
Atividade conceitual de empreendedorismo apresentado à disciplina de Empreendedorismo, do Curso de Administração de Empresas da Universidade Estadual do Ceará - UECE, como requisito parcial para obtenção de nota de atividade.
Professor: Me. Carlos Cesar de Oliveira Lacerda.
FORTALEZA-CE
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 CONCEITOS INICIAIS DO EMPREENDEDRISMO 4
2 CRONOLOGIA E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO EMPREENDEDORISMO 5
3 QUESTIONARIO 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 4
INTRODUÇÃO
A presente atividade foi referenciada em pesquisas bibliográficas e Online com o intuito de trazer, de forma sucinta, os conceitos de empreendedorismo, além da cronologia histórica que trouxe o ápice das definições. A atividade se propõe a destacar a importância do ato de empreender para o surgimento, ou não, de novas organizações. A atividade traz, ainda, um questionário respondido solicitado pelo orientador Mestre Carlos Cesar de Oliveira Lacerda.
1 CONCEITOS INICIAIS DO EMPREENDEDRISMO
O termo empreendedor surgiu no século XVIII, em 1755, na França, e designava pessoas ousadas que buscavam novas formas de agir, fazendo acontecer um progresso econômico. A palavra empreendedora vem do francês, entrepreneur e quer dizer aquela pessoa que assume riscos e começa algo novo, seja um novo negócio ou uma inovação em algo já existente.
Consoante SEBRAE, o termo empreendedor é entendido como “aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo e parte para a ação”. (SEBRAE, 2019. Online)
De acordo com o SEBRAE, no passar dos anos, diversos indivíduos começaram a apostar em suas propostas de inovação, desenvolvendo seus próprios negócios.
2 CRONOLOGIA E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO EMPREENDEDORISMO
Na idade media o termo empreendedor foi utilizado para definir aquele que gerenciava grandes projetos de produção. Esse indivíduo não assumia grandes riscos, e apenas gerenciava os projetos, utilizando os recursos disponíveis, geralmente provenientes do governo do país.
No Século XVII os primeiros exemplos de empreendedorismo começaram a surgir, quando produtores locais estabeleciam acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer seus produtos. Os primeiros indícios de relação entre assumir riscos e empreendedorismo ocorreram nesta época, em que o empreendedor estabelecia então um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer produtos.
No Século XVIII surge outra relação entre assumir riscos e o empreendedorismo. Devido ao conceito de industrialização que se espalhava por todo o mundo, através da Primeira Revolução Industrial que ocorreu na Grã-Bretanha. Nesse século, o capitalista e o empreendedor foram finalmente diferenciados, dada a industrialização que ocorria em todo o mundo.
No Séculos XIX e XX apogeu da industrialização no mundo. Neste período, as ações dos empreendedores envolviam organização e controle. O que acabava confundindo suas atribuições com as de um empresário e administrador.
...