OS DEZ MANDAMENTOS DA BOA ADMINISTRAÇÃO
Por: Jinas • 28/5/2017 • Trabalho acadêmico • 3.226 Palavras (13 Páginas) • 683 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
UNIP INTERATIVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II – PIM II
Título: OS DEZ MANDAMENTOS DA BOA ADMINISTRAÇÃO
General Salgado/SP
2016
UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
UNIP INTERATIVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II – PIM II
Título: OS DEZ MANDAMENTOS DA BOA ADMINISTRAÇÃO
Nome: JONAS HENRIQUE TARDIOLI
RA: 1612897
Curso: TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
Semestre: 2016/2
Polo: GENERAL SALGADO/SP
General Salgado/SP
2016
RESUMO
O trabalho aqui apresentado tem como objetivos a compreensão e o estudo das matérias recursos materiais e patrimoniais, economia e mercado, além de matemática aplicada com foco na gestão de empresas. Temos como base o texto “Os dez mandamentos da boa administração”, que nos trás dicas de como fazer uma boa gestão de empresas, evitando um índice alto que assola novos empreendimentos, que é o do fechamento precoce. O foco do estudo é a empresa Vitasucos, sendo realizados estudos sobre as melhores formas de gestão da empresa confrontando sua atuação junto ao estudo das matérias presentes no trabalho. Foram consideradas sua forma atual de gestão e algumas sugestões de melhoria, além de uma visão ampla sobre todo o mercado e como encarar os problemas da atual economia do país.
Palavras chave: Recursos Matérias e Patrimoniais, Gestão de Empresas, Economia e Mercado, Matemática Aplicada.
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO....................................................................................................... 04 2.CAPÍTULO 1 – RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS.............................. 05 2.1.OS CUIDADOS COM OS ESTOQUES.............................................................. 05 2.2.A EFICIÊNCIA E OS PROCESSOS................................................................... 08 3.CAPÍTULO 2 – ECONOMIA E MERCADO........................................................... 09 3.1 A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE MERCADO................................................ 09 3.2 INTERDEPENDÊNCIAS E VARIÁVEIS MACROECONÔMICAS...................... 11 4.CAPÍTULO 3 – MATEMÁTICA APLICADA.......................................................... 12 5.CONCLUSÃO........................................................................................................ 14 6.REFERÊNCIAS .................................................................................................... 15
- INTRODUÇÃO
A atuação em um mercado acirrado e competitivo deve ser balizada por fatores que estão diretamente ligados a processos. A forma da gestão de recursos materiais e patrimoniais está intimamente ligada a isso, exigindo do administrador bons controles de estoques, compras, produção, distribuição, vendas, contabilidade, entre outros processos. Não somente isso, mas analisar a economia e o mercado é fundamental para se definir uma missão e uma visão da empresa. Saber onde atuar, como atuar, para quem atuar é fundamental para a sobrevivência de um negócio, pois se evita a solvência precoce da empresa.
A instabilidade econômica que o país apresenta afeta diretamente os negócios da Vitasucos, que é a empresa que estamos abordando. A visão sistêmica é um pensamento que evoluiu na ciência da administração e hoje uma empresa que não tem esse olhar sobre os negócios pode sofrer frente à acirrada competição entre concorrentes. Todos os fatores externos que afetam a empresa devem ser levados em consideração no planejamento estratégico, tático e operacional.
O uso da matemática aplicada ajuda muito o administrador em seu planejamento e controle. Ferramentas cruciais para gerir os negócios são extraídas da matemática aplicada, trazendo eficiência aos processos e melhorias nos controles tanto de compras, estoques e fluxo de caixa, além de uma efetiva análise de lucros ou prejuízos.
A Vitasucos, que tem como gestor o Sr. Sergio Rodrigues, é uma empresa que está iniciando seus negócios no ramo de venda de sucos, e querendo aumentar seus rendimentos, procurou consultoria com o SEBRAE. Tal fato tornou-se tema do artigo publicado no site do SEBRAE SP cujo nome é “Os dez mandamentos da boa administração”, que é a nossa base de estudos para a elaboração do presente projeto integrado multidisciplinar. Tal artigo, em conjunto com as matérias recursos materiais e patrimoniais, economia e mercado, e por fim, matemática aplicada são os pilares que sustentam a construção do presente trabalho.
2. CAPÍTULO 1 - RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Analisando a empresa Vitasucos, descrita no texto “Os dez mandamentos da boa administração”, um bom planejamento da gestão de seus recursos é fundamental para a boa execução de seus negócios. O ramo de atividade da empresa merece destaque especial na administração de seus recursos materiais, visto que sua matéria prima, que são frutas, pode sofrer de perecibilidade. Ferramentas administrativas podem ser de grande valia para o senhor Sergio Rodrigues Jr., dono da Vitasucos, gerir seu empreendimento.
O conhecimento sobre gestão de estoques, como o de assegurar que o primeiro material que entra é o primeiro que sai, pode ajudar em muito a evitar o estrago de frutas e poupas, planejando sempre a execução dos materiais em estoque, o administrador adotará praticas econômicas em seus processos, acarretando rentabilidade para o negócio.
Considerar a empresa como um sistema, em que variados processos se complementam para geração de um bem maior, é crucial para uma boa gestão. Cada fase de elaboração do produto deve ser planejada, entre elas, o processo de compras, que se efetivamente bem feito, reduz desperdícios de tempo, dinheiro e espaço nos estoques, pois material em excesso no estoque é dinheiro parado.
O bem maior em uma empresa pode ser considerado a satisfação do cliente aliada à geração de lucros para a empresa, sem se esquecer de sua responsabilidade sócio-ambiental, diretriz das empresas que atuam com excelência. A qualidade de um produto, nos dias atuais, não pode mais ser considerada como vantagem competitiva, tal atributo deve ser intrínseco ao produto. Uma empresa tem a obrigação de oferecer produtos de qualidade, tornando o gerenciamento de processos, ponto chave para uma vantagem competitiva. É fazendo tal exame que podemos compreender a importância da gestão de recursos materiais e patrimoniais.
...