OS MODELOS DE LIDERANÇA
Por: Thais Viana • 26/4/2020 • Projeto de pesquisa • 496 Palavras (2 Páginas) • 309 Visualizações
MODELOS DE LIDERANÇA
A disciplina Modelos de Liderança trata do comportamento dos líderes nas organizações. Analisa o papel e a importância da liderança na gestão de pessoas, para que a organização alcance melhores resultados através de seus colaboradores, os quais devem ser direcionados por líderes competentes e motivados, sendo eles, os principais transmissores da cultura organizacional da empresa.
No ambiente corporativo podemos analisar três estilos de liderança:
Autocrático: perfil autoritário é aquele que dá ordens, não costuma consultar a opinião da sua equipe, não respeita as necessidades dos mesmos e sempre toma a decisão final.
Democrático: perfil participativo é aquele que encoraja a equipe a encontrar soluções para os problemas, motiva e auxilia nas atividades diárias, respeita as necessidades individuais de cada um, costuma ouvir a opinião de todos e toma a decisão baseando-se no bem comum.
Liberal: perfil livre é aquele que tem pouca ou nenhuma autoridade sobre a equipe, confia e quase nunca participa das tomadas das decisões, permitindo que tal responsabilidade seja exercida por seus liderados. Existe a ausência do controle sobre o trabalho, porém, possui foco nos prazos exigidos para a entrega dos resultados.
Deste modo, estilos de liderança auxiliam os líderes a desempenharem um melhor trabalho fundamentado em competências, habilidades e atitudes para tratar com seus liderados. Atingindo assim, melhores resultados para a organização e para todos os colaboradores.
Relacionamento entre líder e liderados na Bodytech
Na Bodytech encontramos três estilos de liderança. Em cada unidade da rede há um grupo de gestores hierárquicos: gerente, supervisor e coordenador, cada qual exerce o seu estilo de liderança e gestão sobre um grupo específico de colaboradores.
Em análise, a unidade localizada na região do Morumbi-Market Place - SP podemos destacar um perfil de liderança misto. Pois, existem situações em que há a necessidade, por parte do gestor, de transitar pelos três modelos de liderança.
O relacionamento entre líderes e liderados é considerado saudável, pois os gestores se destacam por serem abertos ao diálogo e fazer uso da empatia na maioria das situações. Isto permite que haja uma aproximação das equipes com seus gestores, além de potencializar o trabalho em equipe.
Os colaboradores possuem um grande grau de envolvimento com os líderes da unidade. São sempre chamados a constantes feedbacks para alinhamento das atividades do trabalho e das expectativas da empresa. São também encorajados a superarem toda e qualquer barreira para alcançarem bons resultados e níveis satisfatórios para a organização. Além disso, seus gestores analisam entre a equipe, quais de seus colaboradores possuem interesse e perfis de liderança e, os convidam a participarem de capacitações e formações de novas lideranças.
Desta forma, podemos concluir que o estilo de liderança predominante é o democrático. Pois, além dos gestores possuírem um bom relacionamento com suas equipes, mantém o foco em multiplicar a cultura de um estilo de liderança dedicado ás necessidades da empresa, mas também às necessidades
...