Organização, Processo e Tomada de Decisão
Por: Mikhaelfonte • 21/8/2015 • Resenha • 469 Palavras (2 Páginas) • 328 Visualizações
Disciplina: Organização, Processo e Tomada de Decisão
Data de Criação: 03/08/2015
Nome do Aluno: Mikhael Fonte Farias
Matrícula: 12113110260
Polo: Bom Jesus do Itabapoana
Organização e Reorganização
Um grupo de pessoas organizado para alcançar um objetivo, ou oferecer algum bem ou serviço à sociedade, é uma organização. A estrutura organizada segue uma hierarquia que vai dos setores de serviço até a presidência da organização e essas estruturas possuem uma tipologia, seja de base mecanicista, que é aquela burocrática e informal, seja a tipologia orgânica, que é mais informal e descentralizada e, essas estruturas têm o papel de contribuir para a organização e lhe dar suporte. Vale acrescentar ainda que toda organização possui o ambiente interno, que é o microambiente, e o ambiente externo, que é o macroambiente.
Toda organização também possui um layout que deve ser feito a partir de um estudo planejado, que se ocupa da distinção física das unidades ou áreas, contribuindo para a funcionalidade do ambiente. Existem diferentes tipos de layouts, o administrativo que deve ser apresentado em planta baixa com a utilização de escalas; e o layout industrial que se caracteriza pelos tipos de equipamentos instalados e produtos produzidos. Esses layouts devem estar voltados principalmente pelo bem estar físico, a tendência também é fazer uso de layouts abertos para deixar o ambiente mais comunicativo.
Quanto a gestão de processos existem métodos, caminho pelo qual podemos chegar a um determinado resultado ou fim, e processos, sendo o ato de proceder ou maneira pela qual se realiza uma operação. Devemos estar cientes que tudo que tratamos referente à organização e seus processos busca suporte na comunicação. A identificação de uma cultura na qual a linguagem da organização se materializa, deve ser defendida e entendida pelo caráter pessoal dos agentes e pelo organizacional. A organização por processos vem cada vez mais substituindo a organização por funções e para mudarmos de uma estrutura por funções para uma estrutura por processos, os agentes devem possuir capacidade para comandar diferentes níveis de recursos e deve-se concordar que a divisão de conhecimentos entre os participantes de uma organização tende a multiplicar as facilidades de execução.
Existem instrumentos importantes para uma organização. Eles são: fluxograma, formulário, (re) desenho de processos de negócios, diagnóstico organizacional e análise organizacional.
O termo fluxograma é utilizado para todo e qualquer gráfico construído para representar uma rotina com uso de simbologias; os formulários são documentos que contêm dados e informações para viabilizar um fluxo de comunicação em uma organização; o diagnóstico organizacional trata do conhecimento analítico da natureza e do estado circunstancial de uma organização; por fim, a análise organizacional sugere que estabeleçamos proposições para interpretar e colocar em prática procedimentos operacionais.
Sabendo que uma organização se desenvolve com seus agentes pela sua própria existência, instrumentos, processos e ambientes, existem valores que se renovam através de mapas de relacionamentos que são feitos e desfeitos.
...