Organização, Processos e Tomada de Decisões.
Por: vitorsouza01 • 4/3/2016 • Resenha • 1.003 Palavras (5 Páginas) • 245 Visualizações
Uma organização pode ser compreendida como um agrupamento organizado de pessoas, que buscam alcançar um objetivo comum, com a finalidade de oferecer um bem ou um serviço. Em geral, o principal papel das organizações é servir a sociedade, por este motivo que elas estão em constante construção e reorganização de seus recursos, sempre buscando atender a novas e diferentes demandas. Assim, é possível compreender o por quê das organizações serem vistas como uma estrutura desenhada na forma de gráficos e de concepções que nos permite uma leitura de suas representações, como por exemplo, o organograma, utilizado para ordenar as unidades que compõem uma estrutura e demonstrar seus níveis hierárquicos.
Existem duas tipologias organizacionais, que são:
• A de base mecanicista é a que destaca acentuada estrutura burocrática, ou seja, divisão de trabalho, decisões centralizadas e hierarquia definida, caracterizando-se pelo cunho altamente formal;
• A de base orgânica que se caracteriza pela flexibilidade, pela pouca divisão de trabalho, pelas decisões descentralizadas e pela atuação em ambientes dinâmicos, e normalmente pode contemplar outros objetivos, como: transferência de conhecimento e maior adaptação às demandas.
Sobre as tipologias é importante ressaltar que as organizações possuem os dois tipos de topologia, o que ocorre é uma delas ser a predominante. Elas devem funcionar em uníssono, almejando o alcance dos objetivos da organização. Além da predominância, podem ocorrer contradições entre as tipologias.
Mas qual será a principal razão de existência de uma organização, ou seja, qual a sua finalidade organizacional? A resposta para essa pergunta está em Certo (2003), ele diz que a finalidade está determinada por um grupo de necessidades de clientes cujos objetivos, adequadamente desenvolvidos, tendem a refletir essa finalidade. Portanto, se a organização está atingindo seus objetivos, está também atingindo sua finalidade, ou seja, justificando a razão de sua existência e sendo capaz de gerenciar suas tipologias.
Outro fator importante a se considerar são os tipos de ambientes nos quais uma organização está estruturada, segundo Hall (1982), as organizações estão estruturadas em ambientes (interno e externo) e com seus elementos materiais e humanos, os quais são orientados por uma rede de informações e sustentados por seus artefatos, definem esses ambientes em dois grupos: microambiente e macroambiente. Com toda essa informação, é fácil perceber que as organizações são organismos vivos, as quais mantém dinamicidade, cultiva suas tipologias, enriquece a interação entre seus sistemas e subsistemas e tem como orientação seus objetivos e tudo que reside em torno deles.
Outro ponto a ser considerado é o layout da organização, o qual implica em uma descrição física no plano horizontal e uma estrutura com suporte que reúne dados suficientes para uma relação com fluxos e com desenvolvimento de processos. Assim, enquanto o organograma “desenha” a hierarquia da organização, o layout “desenha” a distribuição física das unidades ou das áreas, contribuindo assim para a sua funcionalidade. Portanto o layout almeja uma posição de viabilidade, em um determinado espaço físico, para a realização de atividades e para o fluxo de agentes, de equipamentos, de materiais e de informações. Existem dois tipos de layout, são eles: Layout administrativo e o Layout industrial.
As organizações dispõem de métodos e processos para alcançarem seus objetivos, podemos defini-los como:
• Método: Caminho pelo qual podemos chegar a um determinado resultado ou a um determinado fim. Trata ainda como sendo um processo ou uma técnica de ensino – método direto.
• Processo: Ato de proceder ou maneira pela qual realizamos uma operação, segundo determinadas normas, métodos, técnica, processo manual ou processo mecânico.
Quanto aos processos devemos dar maior atenção, estes também podem ser definidos, de acordo com Oiveira (2006), como um conjunto estruturado de atividades sequenciais que apresentam relação lógica entre si e que tem por finalidade atender as expectativas, interna e externa,
...