TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Modelos de Comunicação

Por:   •  17/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

10 de setembro de 2019

Instituto Federal do Triângulo Mineiro- Campus Uberlândia Centro

Curso Superior de Tecnologia em Marketing

Comunicação Organizacional

Professora Gyzely Lima

Estudante: Daniel Alencar Barbosa

Data de entrega: 31/07/2019

Roteiro de estudo 1-

Parte 1: Comunicação empresarial- Modelos de Comunicação

  1. Explique o que se entende pelos modelos de comunicação:

Modelo Mecanicista: O modelo mecanicista foi desenvolvido por Shannon e Weaver, em 1949. Esse modelo consiste em uma visão neutra da comunicação, ele focaliza a fonte da mensagem como sua criadora. Ele considera que de um lado da comunicação há uma fonte e do outro lado um destinatário, se caracterizando assim como um modelo unilateral.

O modelo mecanicista é um modelo hierárquico, em sua estrutura uma determinada pessoa mantém o controle das informações, repassando para outras pessoas apenas o que é conveniente para ela.

Pode haver algum tipo de ruído durante a transmissão da mensagem, isso acarreta em uma possível distorção da mensagem ao final do processo.

O modelo mecanicista envolve duas ou mais pessoas que colaboram na criação de um sentido. Portanto, quando não há uma reação ou resposta de quem recebeu a mensagem é considerado que não foi estabelecida uma comunicação ou que a mesma foi uma comunicação falha.

Modelo Psicológico considera seus elementos como destinador e destinatário ao invés de fonte e receptor. O modelo utiliza da interpretação de mensagens advinda do receptor.

Neste modelo, a interpretação das mensagens é um papel importante em seu

funcionamento, pois com ela há a decodificação das mensagens, e por isso, também diferente do modelo mecanicista, precisa-se da atenção do receptor para que haja um melhor entendimento dos sinais e ocorra a resposta à eles.

Modelo Sociológico, baseia-se nas organizações e estruturassociais para definir as características comunicativas. O modelo, altera-se em conformidade com as características das sociedades, alterando consequentemente o modelo de comunicação e sua estrutura.

As ideias se alteram em conformidade com os grupos sociais, assim construindo significado de acordo com a base social que se está inserido.

O modelo pode ser considerado dialógico, pois considera a opinião do ouvinte e integrando-a e valorizando-a no sentido.

Modelo Antropológico esse modelo de comunicação e uma forma de passar a bagagem para frente, objetos de valores cultural do indivíduo dentro dele aprender as tradições, as regras, os costumes da nossa sociedade.

Modelo Sistêmico e o enfoque sistêmico que traz a dimensão estratégica e a percepção da mensagem e da comunicação, interlocução como foco de

comunicação, integração de elementos.

  1. De acordo com  os autores , quais são as três formas como pode dar-se a abordagem da realidade?

Segundo os autores, as três formas como pode dar-se a abordagem da realidade: Analítica(detalhista), sintética(objetiva) e intuitiva(emotiva).

  1. Segundo Roman Jakobson, quais são os elementos da comunicação?

Os elementos da comunicação são : emissor, destinatário, contexto , mensagem,

código e canal.

  1. Defina e exemplifique cada uma das funções da linguagem:

 

Função Referencial: Centrada no referente, é marcada pelo uso da denotação de terceira pessoa, verbos impessoais, voz passiva, nomes de lugares. Muito utilizada em comunicações empresariais.

Exemplo: “Bancos terão novas regras para acesso de deficientes”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com