Os Processos Administrativos
Por: DiegoPereiraC • 14/10/2018 • Trabalho acadêmico • 893 Palavras (4 Páginas) • 202 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS
UNIDADE I
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
CRISTIANA DE ALMEIDA RAMOS – RA: 3245569676
DIEGO DA CRUZ PEREIRA – RA: 1099533967
ERIKSON ANTUNES FRANCO – RA: 3226021812
LUIS PAULO DE CARVALHO – RA: 3241550746
Campinas Abril
2012
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS
UNIDADE I
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PROCESSOS ADIMINISTRATIVOS
Relatório apresentado à Faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade I, como exigência da disciplina de Processos Administrativos.
Orientador: Prof º. Eugenio Corradini
Campinas Abril
2012
INTRODUÇÃO
Esta ATPS (Atividade de Pratica Supervisionada) tem como objetivo demonstrar o conhecimento adquirido pelo grupo através das discussões sobre o tema Planejamento e suas principais características.
Partindo do ponto do planejamento como pilar que exerce uma função direta no desempenho do administrador e possui um papel fundamental nas tomadas de decisões, tomar decisões significa fazer escolhas. O processo administrativo abrange quatro tipos
principais de decisões, também chamadas processos e funções: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.
O administrador tem a obrigação de sempre estar um passo a frente do que se é esperado, pois atualmente no mercado de trabalho esse é o diferencial do bom administrador, aquele que é capaz de planejar e tomar as decisões mais adequadas em situações determinadas ou indeterminadas, utilizando o planejamento como base e uma das principais ferramentas para alcançar os objetivos determinados.
PLANEJAMENTO
Planejamento é a definição de um futuro desejado e de meios para alcançá-lo, também podendo ser definido como o exercício sistemático da antecipação.
O planejamento é elaborado a partir de meios diferentes nos vários níveis organizacionais e em razão disso existe uma hierarquia de planos.
- Planejamento Estratégico
- Planejamento Tático
- Planejamento Operacional
De forma geral, as técnicas de planejamento são semelhantes ao objetivo. É fundamental não confundir planejamento com previsão, projeção, predição, resolução de problemas e planos.
O planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração na empresa – é um processo contínuo, cujas características básicas são:
- O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes;
- O planejamento não é um ato isolado;
- O processo de planejamento é muito mais importante que seu produto final.
Na prática, podem-se distinguir três tipos de planejamento:
Planejamento Estratégico – é conceituado como um processo gerencial que possibilita ao executivo (o nível institucional da organização) estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa com o seu ambiente. Relaciona-se aos objetivos de longo prazo e com maneiras e ações par alcança-los com eficiência da organização, que afetam a empresa como um todo.
Planejamento Tático – relaciona-se aos objetivos de médio prazo, e com maneiras e ações que geralmente, afetam somente uma parte da empresa (diferentes departamentos); é um processo permanente e continuo sempre voltado para o futuro.
Tem como eixo central aperfeiçoar determinadas áreas de resultados, e não a empresa como um todo. Portanto, constitui a primeira função do processo administrativo que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados.
Planejamento Operacional – pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escritos das metodologias de desenvolvimento e implantações estabelecidas.
Portanto, têm-se basicamente os planos de ação, ou planos operacionais. Os planejamentos operacionais correspondem a um conjunto de partes homogêneas do planejamento tático, e devem conter detalhes como:
...