Os Sentidos do Trabalho
Por: isa_stpp • 21/9/2018 • Trabalho acadêmico • 2.407 Palavras (10 Páginas) • 133 Visualizações
Texto 13 – Os sentidos do Trabalho.
Variedade das tarefas: são os trabalhos que exigem da pessoa uma variedade de tarefas e uma variedade de competência.
Identidade do trabalho: é a capacidade que o trabalho tem de realizar algo que seja alcançado e tangível.
O significado do trabalho: a ação e o impacto que o trabalhador exerce fazendo com que o trabalho seja entendido de uma boa forma pela sociedade ou na organização.
Abordagem sociotécnica: esse processo tem como objetivo organizar o trabalhador a fim de que, ele seja estimulado e seu desempenho de trabalho seja melhorado.
A variedade e o desafio: o trabalho exercido deve conter exigência e variedade, fazendo com que o trabalhador seja estimulado por desafios a cumprir.
Aprendizagem contínua: o trabalho deve proporcionar para aquele que o exerce uma contribuição, ou seja, a pessoa que o está exercendo deve aprender com ele e obter um crescimento pessoal.
Uma margem de manobra e autonomia: o local de trabalho deve proporcionar para pessoa uma margem para que ela manifeste sua autonomia, e seja assim, capaz de tomar suas próprias decisões e sua capacidade de exercer tarefas.
O reconhecimento e apoio: a fim de estimular a continuação do trabalho, é de suma importância que este deve ser reconhecido e apoiado pela organização e também pela sociedade.
Uma contribuição social que faz sentido: o trabalho deve oferecer ao trabalhador uma oportunidade para interação social, com o objetivo de unir as atividades da organização com as práticas e consequências sociais, contribuindo assim para a construção da identidade pessoal do trabalhador.
Um futuro desejável: todo trabalho deve oferecer o trabalhador uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, a fim de que, haja esperança para um futuro melhor e desejado pelo trabalhador.
Texto 14 – Sentidos do trabalho e racionalidades instrumentais: Interfaces entre a administração e a psicologia.
Pressupõem que os sentidos atribuídos ao trabalho estão relacionados aos tipos de racionalidades presentes na sociedade e nas organizações de trabalho.
Racionalidade instrumental: supõem que as ações das pessoas sejam direcionadas, basicamente, por incentivos econômicos, motivos utilitaristas, pelo alcance de maior ganho financeiro e de poder.
Racionalidade substantiva: a ação é direcionada para a autorrealização satisfação, julgamentos ético, autenticidade, autonomia e valores emancipatórios, como solidariedade, liberdade e bem estar coletivo.
SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO TRABALHO.
- Surge a partir de 1970. Tem como objetivo de estudo a produção de sentido e significados na vida cotidiana, e outras, de sentidos e significados atribuídos ao trabalho.
Grupo MOW – conceito de significados do trabalho.
Morin- sentidos do trabalho.
Um trabalho com significado possui trem características.
1. Variedade de tarefa: grau em que a função requer uma variedade de competências para desenvolver o trabalho
2. Trabalho não alienante: possui finalidade, valor, possibilita autonomia, liberdade e independência para determinar a forma como as tarefas serão realizadas.
3. Significado da tarefa: grau em que a tarefa tem um impacto substancial na vida de outras pessoas, tanto na organização quanto na sociedade em geral.
Termo significado do trabalho
A centralidade do trabalho: representa os graus de importância absoluta e relativa do trabalho em determinado momento da vida.
Normas sociais do trabalho: as quais se referem as recompensas, direitos e deveres relacionadas a ele.
Resultados valorizados do trabalho: os quais revelam os motivos que levam uma pessoa a trabalhar.
RACIONALIDADES INSTRUMENTAL E SUBSTANTIVA
As diferentes formas organizacionais existentes na sociedade podem ser explicadas pela predominância do uso de racionalidades especificas.
Racionalidade prática: é a própria do modo de vida cotidiano, no qual as atividades do dia a dia são julgadas em relação a interesses individuais.
Racionalidade teorética: associada aos processos cognitivos, envolve o domínio consciente da realidade pela construção de conceitos abstratos.
Racionalidade substantiva: direciona a ação orientada por valores emancipatórios (solidariedade, liberdade, comprometimento), independentemente dos resultados obtidos.
Racionalidade formal: direciona a ação conforme as regras, leis e regulamentos institucionalizados com base no cálculo utilitário de consequências no estabelecimento de relações estratégicas entre um meio e o fim.
Sentidos do trabalho na perspectiva da racionalidade
Trabalho permite a sobrevivência.
Ribas (2003): evidencia que quando o trabalho é central para o individuo porque representa um meio para sobrevivência, ele se constitui em uma mera função instrumental.
Sentido instrumental do trabalho
Garante a sobrevivência Permite retorno financeiro Possibilita segurança financeira
Possibilita independência financeira
É útil para a empresa
Possibilita reconhecimento material e financeiro.
Sentido substantivo do trabalho
...