Os Tópicos Gestão da Comunicação Organizacional
Por: marianalacerdar • 1/4/2020 • Monografia • 338 Palavras (2 Páginas) • 91 Visualizações
Tópicos III
Gestão da comunicação organizacional parte I:
Nesse material foi revisado as mudanças que a globalização gerou no modo em que as empresas funcionam. Como o aumento de tecnologias que gerou mais acesso a informação, diferentes formas administrativas, interação global que gera o compartilhamento de experiências, maior participação da sociedade no geral etc.
Porém, a variedade e disponibilidade de formas de comunicação é inversamente proporcional a comunicação existente. Ou seja, por mais que haja mais tecnologia, a comunicação não é bem utilizada.
Nos anos 2000, começa-se a falar sobre comunicação organizacional, que surge com objetivo estratégico envolvendo seus stakeholders, com foco principal nos funcionários, pois deles é necessário a participação efetiva, engajamento e comprometimento. Assim, tornando-os multiplicadores da imagem e reputação da organização. O bom relacionamento externo será o espelho da comunicação interna da empresa.
Os fatores que influenciam na comunicação interpessoal são: a empatia com quem recebe a mensagem, a boa intenção se fazer compreender e concentrar-se no problema.
Parte II:
A comunicação organizacional contemporânea acorda fatores como a inteligência competitiva que se dá pela coleta de dados, que serão transformados em conhecimento a fim de gerir e monitorar a concorrência, identificando forças a fraquezas para assim, desenvolver ações eficazes.
A organização está a todo momento em interação com o meio ambiente, demandando diálogo, transparência e uma relação saudável, para uma convivência que aja uma aproximação e diálogo.
A comunicação interna se mostra como a mais importante, pois ela irá refletir na comunicação externa, que tem como resultado a identidade da empresa. E isso tudo acontece de acordo com a cultura organizacional existente.
As premissas para o projeto contemporâneo de comunicação organizacional preza por garantir transparência nas ações, coerência nos discursos, estabelecer canais de diálogo entre stakeholders. Tem também como objetivo a gestão da marca, da reputação organizacional e de sua identidade, através da estrutura comunicacional estabelecida na organização.
Os gestores tem como papel demonstrar a importância da comunicação interpessoal, ter um bom conhecimento da organização, dominar técnicas ligadas a gestão, observar desenvolvimento de atitudes, avaliar continuamente.
...