Os Tipos de Empreendedorismo
Por: mikaestrade • 24/8/2018 • Trabalho acadêmico • 688 Palavras (3 Páginas) • 208 Visualizações
As várias maneiras existentes de inovar e se tornar empreendedor e o ambiente em que isso pode ocorrer resulta em várias formas de empreendedorismo que consequentemente serão classificadas em tipos. Alguns desses tipos serão explicados a seguir.
EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO - É o tipo de empreendedorismo que ocorre dentro de uma empresa já formada, se baseia na identificação, desenvolvimento e implementação de novas atitudes e brechas nos negócios e na estrutura da mesma. O seu objetivo é provocar inovação dentro das atividades do negócio, gerando melhoria nos recursos, processos e estratégias do estabelecimento.
Pode ser ilustrado como um ciclo de revitalização da estrutura organizacional de uma empresa. Não é o fato de possuir produtos de qualidade que seu sucesso e estabilidade estão garantidos, pois as necessidades dos consumidores se modificam.
EMPREENDEDORISMO SOCIAL - O empreendedorismo social têm sua base a promoção de soluções e mudanças nos problemas da sociedade através de idéias que podem gerar desenvolvimento, qualidade de vida, cultura, melhorias ambientais e aprimoramento da economia para as pessoas, ou seja, melhorias a sociedade. Se trata de ações geralmente focadas em cooperatividade e não em competitividade, onde as medidas podem ser ao mesmo tempo lucrativas e sociais.
O empreendedor social, ao contrário do empreendedor comum que trabalha para conseguir lucro estabelecendo providências e planos que gerem um resultado financeiro positivo, trabalha para conseguir resultados positivos dentro de uma sociedade, estabelecendo medidas e estratégias focados prioritariamente no retorno social e ambiental.
EMPREENDEDORISMO INFORMAL - A maioria dos brasileiros que têm o sonho de abrir o próprio negócio desenvolvem esse tipo de empreendedorismo, que pode ocorrer fora ou dentro do domicílio do empreendedor em questão. Ele é praticado sem um CNPJ ou uma nota fiscal. Só no Brasil existem No Brasil existem 10,3 milhões de empresas informais, que geram empregos para mais de 13,8 milhões de pessoas, clássicos exemplos do empreendedorismo informal são barracas de rua ou lojinhas de garagem.
Segundo Dornelas “O informal está muito ligado a necessidades. A pessoa não tem visão de longo prazo, quer atender necessidade de agora”, ou seja, na maioria das vezes o empreendedorismo informal surge como empreendedorismo por necessidade, onde o empreendedor precisa tirar seu sustento de algo e improvisa com o que pode.
EMPREENDEDORISMO DIGITAL - Exemplos que podem ser citados de negócios digitais são lojas online, também conhecidas como e-commerces, canais do YouTube, blogs, cursos online e soluções tecnológicas em geral. O empreendedorismo digital consiste em criar um negócio na internet, comercializando serviços ou produtos, tanto quanto entretenimento, online sem necessidade de investir em espaços físicos.
Pode até se imaginar que a princípio um empreendedor digital precisaria apenas de você precisará apenas de um computador com acesso à internet para começar, as principais vantagens desse modelo de negócio é que o investimento pode ser consideravelmente menor em comparação com empreendedorismos iniciados offline e a flexibilidade na rotina, permitindo com que o empreendedor trabalhe onde e quando queira.
EMPREENDEDORISMO FRANQUEADO - A iniciativa de
...