PAPEL DO RH NAS ORGANIZAÇÕES COMO PARCEIRO ESTRATÉGICO
Por: colaborar2015 • 13/10/2015 • Trabalho acadêmico • 668 Palavras (3 Páginas) • 562 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
FERNANDA MOREIRA DE SOUSA
PAPEL DO RH NAS ORGANIZAÇÕES COMO PARCEIRO ESTRATÉGICO
[pic 3]
Santa Terezinha de Goiás/GO
2012
FERNANDA MOREIRA DE SOUSA
PAPEL DO RH NAS ORGANIZAÇÕES COMO PARCEIRO ESTRATÉGICO
Trabalho apresentado ao Curso (Superior de Tecnologia em Gestão de recursos Humanos) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Gestão do Capital Intelectual, Planejamento de Carreiras, Tendências em Gestão de Pessoas e Gestão por Competências.
Professores: Elisete Alice Zanpronio de Oliveira
Mônica Maria Silva
Cláudia Cardoso Moreira Napoli
Ana Céli Pavão
Santa Terezinha de Goiás/GO
2012
INTRODUÇÃO
O setor de Recursos Humanos vem ganhando espaço e hoje tem papel fundamental em gestão pessoal, com isso foi desenvolvido um trabalho analisando o RH como parceiro estratégica nas organizações.
Os textos de apoio indicados foram utilizados para o desenvolvimento do texto a seguir.
PAPEL DO RH NAS ORGANIZAÇÕES COMO PARCEIRO ESTRATÉGICO
A gestão estratégica de pessoas é uma oportunidade para garantia de melhorias e maiores ganhos para a organização, porém não vem sendo explorada pelas empresas. Gerenciar as pessoas estrategicamente é uma ciência que se respeitada e processada de maneira correta, afetará o sucesso sustentável de qualquer empreendimento.
O RH deve fazer parte deste grupo que gerencia as pessoas de forma estratégica, é preciso ser ativo no planejamento estratégico da empresa. Pois deve ser responsável pela tomada de decisão e planejamento de gerencia de pessoas, visando o melhor para todos, tanto para empresa quanto para os colaboradores.
De acordo com os textos de apoio para desenvolvimento do trabalho, o setor de Recursos Humanos tem função diferente em diversas regiões. Por exemplo, no Brasil ainda é um setor que é considerado apenas administrativo operacional, não sendo responsável pelo planejamento e gerencia estratégica de pessoas.
Na Europa já está mais avançado o sistema de RH, que já participa e toma decisões relacionadas a gestão de pessoas, participa ativamente do planejamento estratégico da organização, não exerce somente papel administrativo, mas sim papel ativo para o gerenciamento de pessoal.
Conforme o texto de apoio 3, Relatório das Melhores Práticas de RH, no Brasil as empresas demonstram ter compreendido a importância de identificar, treinar e reter o bom líder que faz resultados relevantes.
O Brasil ainda não tem função estratégica, apenas exerce um papel que contribui para o sucesso operacional das empresas. Mas o país vem crescendo e abrindo os olhos para a função do RH no gerenciamento de pessoas, visando a melhoria da empresa e da qualidade de vida dos funcionários. Pois quando se é bem gerenciado, tanto empresa, quanto colaborador conseguem ganhar e se desenvolver.
...